20.5.14

paixão e razão numa luta desigual

O futebol é um dos poucos temas onde é raro a razão dominar a paixão. Quem gosta de futebol acaba por ter quase sempre o seu discurso baseado na paixão. Por exemplo, Paulo Bento divulgou a lista dos 23 jogadores que vão representar Portugal no Brasil. E as opiniões apaixonadas multiplicaram-se rapidamente. Existem adeptos do Benfica que entendem que André Gomes tinha de fazer parte dos eleitos. Existem adeptos do Porto indignados com a ausência de Quaresma. Tal como existem adeptos do Sporting que acham vergonhoso Adrien não constar na lista final.

Considero que as escolhas de Paulo Bento são coerentes com o seu trajecto enquanto seleccionador português. Por outras palavras, convocou os do costume. Sem que isto seja uma crítica. Paulo Bento decide apostar no seu grupo. Nos jogadores que dão tudo por ele. E é a escolha mais lógica pois não estamos a falar de uma competição que se arrasta durante quase um ano. É algo que dura, no máximo, apenas um mês. E que está prestes a começar.

É certo que muitas pessoas ficam indignadas por ficarem de fora jogadores que atravessam um bom momento de forma. Mas são jogadores sem rotinas de selecção. E que nada iam acrescentar num curto período de tempo em que as rotinas e o espírito de grupo são bastante importantes. Em relação a Quaresma, Paulo Bento, não sendo directo, foi bastante claro. Conta com aqueles que vão lá estar para ele quando as coisas correm mal. E sabe-se qual foi o motivo pelo qual Quaresma foi afastado das escolhas de Bento, um treinador que não têm perdoado indisciplina.

Em relação a Adrien, que me desculpem os meus amigos sportinguistas, mas não tem lugar nesta selecção. Vai tirar o lugar a quem? Moutinho? Meireles? Veloso? William Carvalho? Ruben Amorim? Adrien em nada é mais completo do que este leque de jogadores. Não acrescenta nada de novo. Acredito que poderá vir a ser importante, ficando com a vaga de Meireles que deverá ser o primeiro a abandonar o grupo. Com tempo, vão ser criadas as rotinas que lhe podem permitir acrescentar algo que hoje não acrescenta. A paixão leva-nos a ver um jogador como uma peça que se troca. A razão leva-nos a perceber o que implica uma mudança num grupo que tem pouco tempo para preparar uma competição importante.

Olhando apenas para os nomes finais, Paulo Bento fez aquilo que a esmagadora maioria dos seleccionadores fazem. Apostar nos seus jogadores. Naqueles que lutam por ele e que estão juntos há muito. Paulo Bento prefere essa aposta, mesmo apesar do momento de forma duvidoso de alguns jogadores que o treinador acredita ser possível recuperar. Depois, existe espaço para uma ou duas surpresas. Neste caso, calhou essa sorte a Rafa. E muito bem. É um jogador irreverente. Respira futebol, tem sede de vencer e foi sendo aposta de Bento até se lesionar na selecção. Num jogo morto, Rafa tem força e talento para acordar a equipa. E ainda vai dar muito que falar. Aliás, aposto que não começa a época em Braga. Resta saber se irá continuar a vestir de vermelho mas a Sul (espero que sim) ou se passa a jogar de azul.

Enquanto benfiquista poderia revoltar-me contra a ausência de André Gomes, um jogador que acaba a época num bom momento de forma. Acreditei que poderia ser a surpresa mas não fico indignado com a sua ausência. Quanto ao meu clube, constam na lista final os dois que lá merecem estar e que podem ser importantes. Acho o mesmo em relação ao Sporting e ao Porto. Esquecendo a paixão e deixando a razão falar, apoio as escolhas de Bento. Espero é que consigam recuperar os jogadores. A contratação do fisioterapeuta do Real Madrid dá sinais de que vão apostar forte na recuperação física. Agora, é contar o tempo para o início da competição. Força Portugal!

12 comentários:

  1. Pois eu discordo de alguns pontos do teu discurso...
    Mas como não estou nem com tempo nem com paciência para grandes argumentações, deixo só os parabéns aos convocados, em especial ao pequeno Gigante William.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O William merece estar lá apesar de acreditar que não não vá jogar muito.

      Eliminar
  2. Não é de agora mas acho que falta um 10 (apesar de a seleção não jogar nesse esquema tático) e preocupa-me muito a posição 9 e a posição 7...as restantes estão definidas e são boas soluções...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Supostamente seria o Danny mas desde o caso que nunca mais foi convocado e não há ninguém como ele.

      Eliminar
  3. Pois, foi uma surpesa para mim (não percebo nada nem vejo futebol) estarem dois jogadores do SCB, pois esta equipa andou mal, este ano.
    Quanto a Eduardo, nem sequer me pasou pela mente que seria seleccionado.
    A escolha não foi muito bam vista por alguns comentadores...ficaram zangados.
    Acredito nas tuas palavras ponderadas.
    Espero que façam uma boa Copa. Quero mesmo acreditar que sim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão três do Braga. Pensei que o Eduardo ficava de fora apesar de concordar com a escolha dos guarda-redes. Nenhuma escolha deixaria todas as pessoas satisfeitas. Agora, que comece o mundial :)

      beijos

      Eliminar
  4. "Enquanto benfiquista poderia revoltar-me contra a ausência de André Gomes, um jogador que acaba a época num bom momento de forma." :-D.:-D :-D

    Ó sócio, e falar de qq de assuntos que percebas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sócio,

      É apenas uma opinião. E se leste a frase toda e não apenas a parte que escolheste citar, percebes que acho bem que não tenha sido convocado. :-D.:-D :-D

      Eliminar
  5. Esta selecçao é o costume...a equipa sagres repleta de coxos e tachos. Sinceramente nao me diz nada. Quero é que volte rapido o meu Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo contigo, já escrevi sobre este assunto no blog e acho que, de facto, o Paulo Bento só quer ir de férias ao Brasil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as pessoas confundem um pouco a selecção com um clube que joga todas as semanas. Não é fácil pegar num jogador, por melhor momento de forma que atravesse, e coloca-lo em rotinas que outros conhecem há anos e que são estranhas para esses jogadores.

      Eliminar