14.5.14

grande ou pequeno? o tamanho importa?

Em tempos, em conversa com David Fonseca, perguntei-lhe se o seu talento era grande demais para Portugal, que é um país pequeno, com um mercado reduzido. Quis saber a sua opinião sobre se teria vantagens em fazer parte de um mercado como o norte-americano, por exemplo, que tem uma dimensão muito maior do que a nossa e onde a possibilidade de chegar a um maior número de pessoas aparenta ser mais facilitada.

David Fonseca, que costuma participar num festival de música que se realiza no Texas, disse-me que nesse mesmo festival cruza-se com músicos bastante talentosos. Talentos raros sobre os quais ninguém ouviu falar e sobre os quais quase ninguém irá provavelmente ouvir falar no futuro. Disse-me que são pessoas com um talento fora do normal e que, invertendo a minha questão, têm o azar de fazer parte de um mercado tão grande onde ninguém repara neles, apesar do talento que têm.

Gostei deste ponto de vista. Da vantagem de ser grande num mercado de dimensões bastante reduzidas e com muitas limitações em detrimento de ser bom mas muito pequeno num mercado de gigantescas dimensões que engole tudo o que é pequeno, impedindo, na grande maioria dos casos, que o talento seja reconhecido numa larga escala.

Há quem diga que o tamanho importa. Há quem defenda que o que interessa mesmo é ser grande. Mas, depois de ter ouvido isto, passei a acreditar que ser grande num mundo pequeno consegue ser melhor do que imaginar que se é grande num mundo muito maior do que a suposta grandeza de alguém.

22 comentários:

  1. É um ponto de vista muitíssimo interessante...nunca tinha pensado assim...sim senhora...gostei...gosto de ficar a digerir as palavras até entender a sua dimensão.

    Jinhooooooossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A perspectiva dele faz todo o sentido. Ser "pequeno" pode ser uma vantagem.

      beijos

      Eliminar
  2. Adoro o David Fonseca! Tal como escrevi aqui: http://blogflymetothemoon.blogspot.pt/2012/07/algures-entre-terra-o-mar-e-o-shopping.html
    Ele é uma 'bête de scène'. O palco é o Universo dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito mais da postura dele, e aqui refiro-me ao palco, em nome próprio do que nos Silence 4. Como pessoa, é dos artistas que mais prazer tive em entrevistar. É uma pessoa com quem dá vontade conversar e com quem se pode debater uma série de coisas.

      Eliminar
  3. Ao ler o post lembrei-me do Paulo Fonseca (!!!) foi sempre "grande" em clubes pequenos...sempre conseguiu grandes resultados nestes clubes e foi sempre a crescer...chegou a um clube grande e não atingiu resultados...disse recentemente que no FCPorto encontrou muitos egos e superegos dando um tiro no próprio pé pois como treinador teria que eliminar esses problemas...o ser humano quer sempre ser grande, ser reconhecido pelos outros...eu continuo a achar que é muito mais importante ser pequenino mas digno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo me disseram, Paulo Fonseca não era respeitado no balneário do Porto. E, quando um treinador não se destaca de quem comanda, não há volta a dar a não ser insucesso.

      Eliminar
  4. O David Fonseca é o artista nacional de que mais gosto. Acho-o incrivelmente talentoso, faz concertos incríveis e as músicas têm sempre letras de que gosto. Além disso, de todas as entrevistas que já vi dele acho-o uma pessoa muito inteligente este ponto de vista aqui apresentado prova isso.
    E, realmente, grande num mundo pequeno parece-me muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma pessoa muito inteligente. Sempre na onda dele e sem vedetismos de que é superior a meio mundo.

      Eliminar
  5. Estiveste e pensaste bem,
    Grande inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preparo as entrevistas para perceber as pessoas. Algumas perguntas servem para que perceba como são e a ideia que têm de si e do contexto onde estão. Esta foi a melhor resposta que podia ter ouvido.

      Eliminar
  6. Sim, o tamanho importa. Para o bom e para o mau porque também vemos pessoas sem talento nenhum (muitas vezes o único talento são os atributos físicos, ou nem isso) com um sucesso imenso. Acho que numa realidade, como é o mundo da música entre tantas outras, é preciso sabermos, termos a noção, o que vamos enfrentar. A utopia do sucesso garantido numa área como esta pode ser devastadora não só a nível profissional mas também pessoal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música, como tantas outras áreas, tem um grande defeito que passa pela facilidade com que manipulas a falta de talento num estúdio. Que por sua vez consegues transportar para um concerto, recorrendo à gravação para simular.

      Eliminar
    2. Pois, tal e qual.
      Queria só acrescentar que o David Fonseca é um dos artistas completos que o nosso país tem. Enquanto pessoa não faço a mais pequena ideia mas qualidade não lhe falta.

      Eliminar
    3. E muitas pessoas não devem saber que aprendeu por ele a tocar os mais diversos instrumentos.

      Eliminar
  7. O David Fonseca, tal como a Rita Redshoes são dois dos meus artistas favoritos. É muito bem respondido pelo David. Assim, temos a possibilidade de desfrutar de grandes e tão talentosos artistas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gosto do David Fonseca, não sabia que participava num festival noTexas, e o ponto de vista dele é, de facto, muito interessante e verdadeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é a título pessoal porque gosta imenso. É um dos maiores festivais e existem concertos nos sítios mais diversificados, como em lojas por exemplo.

      Eliminar
  9. Afinal o tamanho não importa mesmo xD

    Acho o David Fonseca um dos melhores artistas portugueses dos últimos tempos, tem uma voz incrível, um talento inato para compor, gosto pelo que faz e acima de tudo humildade. Pena mesmo os portugueses não darem o real valor. Aconteceu o mesmo aos silence 4, apenas dps de se separarem é que lhes foi prestado o devido tributo como foi prova do concerto que realizaram no pavilhão atlântico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que até é valorizado. Tanto ele como os Silence4. Mas ainda existe a mentalidade de que o que é nosso tem menos qualidade do que aquilo que vem de fora.

      Eliminar
  10. David Fonseca é um homem sábio e tem um talento inato. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. David Fonseca, um dos melhores músicos portugueses, um dos que mais admiro. Compositor talentoso, músico completo e talvez o melhor músico português que já vi ao vivo. Os concertos dele são sempre BRUTAIS e cheios de power!

    ResponderEliminar