7.5.14

esbardalhar ou não, eis a questão

Diogo Morgado aceitou fazer uma participação especial em Vale Tudo. Por sua vez, Maria Vieira condenou a atitude do actor português que ganhou uma dimensão internacional com o sucesso no projecto onde deu vida a Jesus. De acordo com a visão de Maria Vieira, o actual patamar de Diogo Morgado não se coaduna com o formato do programa que vive de situações caricatas em planos inclinados. A actriz defende também que Vale Tudo é um programa imbecil que em nada valoriza um actor. Além disso, questiona se Diogo Morgado terá enlouquecido ou se necessita dos “míseros euros” que pagam aos participantes.

É certo que um programa como Vale Tudo vive de esbardalhanços e de situações caricatas protagonizadas por pessoas mais ou menos conhecidas. Este é o formato e a sua essência, que passa pela diversão dos telespectadores com recurso a planos inclinados, improviso e outras coisas. E isto não me choca. Não me choca com o Diogo Morgado, tal como não me chocava se lá estivesse outra figura qualquer de maior renome. É entretenimento. E só vê quem quer.

A diferença, para mim, está no talento. Existem pessoas cujo talento se inicia e se esgota numa queda num plano inclinado. São pessoas que não sabem fazer nada mais do que cair e bater numa parede. Isso ou fazer uma figura mais ou menos ridícula no chão. Pessoas essas que aproveitam oportunidades deste género para amealhar o dinheiro que não conseguem juntar a fazer outra coisa qualquer. São vazias no que ao talento, direccionado para a televisão, diz respeito. Como tal, não se incomodam com os momentos em que fazem rir os outros porque simplesmente escorregaram e estão no chão.

Depois, existem pessoas talentosas. Para quem um programa deste género é um escape. Porque nas suas profissões, que vivem do seu talento, não existe espaço nem tempo para cenários inclinados e quedas. Maria Vieira defende que Antonio Banderas ou Johnny Depp não são vistos em figuras destas. Talvez não sejam. Mas, já vi muitos filmes cujo argumento e realização são do pior que existe. Filmes que contam com estrelas de Hollywood como protagonistas. Nesses momentos também me pergunto porque estão ali. Será falta de dinheiro? Ou será que, em alguns casos, são projectos que lhes permitem fazer aquilo que habitualmente não fazem nos filmes em que entram? Será uma necessidade ou um escape?

Há ainda um factor que considero bastante importante. Diogo Morgado, ao aceitar participar no programa, não esquece quem lhe deu trabalho quando não era o Hot Jesus de Oprah. Será que, quando foi acusado de plágio, era escandaloso estar num programa destes? Ao aceitar este convite, Diogo Morgado revela carácter e gratidão, dois valores que andam pelas ruas da amargura nos dias que correm. Resumindo, acho que o talento de um actor não se mede pelo reconhecimento internacional ou pelo facto de aceitar participar em programas de entretenimento que vivem de situações caricatas (algo que não acontece apenas em Portugal). Nem acho que essas participações sejam uma afronta para a profissão. Uma afronta é ter pessoas sem talento a ocupar o lugar de actores em projectos que deveriam viver da representação e não de pessoas que representam como alguém que lê a bula de um medicamento.

32 comentários:

  1. Respostas
    1. É a minha perspectiva. E nem sou um grande fã de Diogo Morgado.

      Eliminar
  2. Não vejo o Vale Tudo, mas sei o que é porque já vi alguns anúncios. Parece ser divertido e puro entretenimento. Não sei se a Maria Vieira já foi ao programa, mas deduzo que não, se fez o tal comentário em relação ao Diogo Morgado. Não consigo achar mal nenhum no facto do DM ter ido ao Vale Tudo e espero que se tenha divertido. Ainda fico a gostar mais do DM, aliás, não por ter ido ao tal programa, mas por não se considerar superior a quem lá vai. Entre outras coisas, chama-se a isso "ter os pés no chão", ser humilde e, já agora, muito giro (ah, não! - esperem, isso de ser giro é outro departamento... ;-) )!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizes, e bem, é um programa de entretenimento e isso acontece. A ideia que tenho é que se trata de um rapaz com a cabeça no sítio e bastante ponderado. Só isso explica que tenha recusado algo que muitos desejam, que é fazer uma novela no Brasil.

      Eliminar
  3. Eu gosto de ver o Vale Tudo, e a capacidade de improviso de muitos deles é de louvar!!
    Mas sabes o que digo????
    A inveja e a dor de cotovelo são tão lixadas......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imagino a Maria Vieira com inveja mas já acredito em tudo.

      Eliminar
    2. Inveja e dor de cotovelo no sentido de o Diogo aos 30 e tal anos ter um cv de televisão e cinema muito bom. E a Maria Vieira nunca se conseguiu desapegar das rábulas, dos sketches, do cómico.

      Eliminar
    3. A Maria Vieira entrou no filme "A Gaiola Dourada"... não me parece que esteja assim tão limitada em termos de currículo!

      Eliminar
    4. A Maria é muito boa no que faz. Já pensei se tirá ficado irritada por Diogo Morgado ter recusado fazer uma novela no Brasil ou se haverá outro motivo por trás de tudo isto.

      Eliminar
    5. Sim, eu sei. Mas este comentário dela à primeira vista pareceu-me algo invejoso. Ou como o Bruno bem diz,pode estar alguma por detrás.

      Eliminar
    6. Percebo o teu ponto de vista. Porque o comentário é muito fora do contexto.

      Eliminar
  4. Presunção e água benta cada um toma o que quer.

    Parabéns ao Diogo Morgado pelo trabalho e merecido reconhecimento. Carácter e gratidão são dois valores que me parecem assentar-lhe na perfeição.

    E especial destaque para os passos de dança do menino no final do programa... sim senhor, que o menino mexe a anca. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ficava mal se recusasse o convite. A não ser se fosse algo com que não se identificasse minimamente.

      Eliminar
  5. A Maria Vieira surpreendeu-me pela pequenez que demonstra ter de mentalidade. E o pior, é que isto é típico do português... "Ai nossa senhora, que não podemos fazer má figura lá para fora!" e por isso anda aí muita coisa escondida e pessoa a viver vidas de faz-de-conta, só para não andarem na boca dos outros. Provavelmente a Maria Vieira não verá o programa da Ellen Degeneres, onde todos os convidados, sejam eles de que meio forem, fazem aquela entrada dançada meio apalermada e a nenhum cais os parentes na lama, muito pelo contrário. Esta mentalidade pequenina é que não nos leva a lado nenhum, muitas vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o teu ponto de vista. Dá-se importância a muita coisa e valoriza-se em demasia a aparência. O que é pena.

      Eliminar
  6. Muito bem dito! Existem manias de vedetismo por muito menos do que o Diogo Morgado alcançou e o facto de ele ir a um programa de entretenimento deste género, não lhe faz cair os parentes ao chão. Na minha opinião revela também humildade por não se esquecer de onde veio e grande auto estima por não se importar de cair para fazer as pessoas rirem. Sinceramente não vejo o porquê de tanta coisa à volta disto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de louvar ter reconhecimento internacional e não se esquecer das raízes e de quem lhe deu oportunidades. Algo que começa a ser raro :)

      Eliminar
  7. Li um lado e li o outro. Tiro o meu chapéu ao Diogo e à sua resposta. Estou-me a esbardalhar pr'a opinião da Maria, que aliás me parece é a única a esbardalhar-se nas suas próprias palavras. Fica-lhe mal, olha esbardalhou-se e esqueceu-se dos anos em que viveu à sombra de fazer figurinhas bem mais esbardalhadas ao "colinho" do Herman.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem actores que fazem coisas ridículas, porque os papéis a isso obrigam. E não são piores ou melhores profissionais por isso.

      Eliminar
  8. Concordo em tudo contigo, não acho mal que o Diogo Morgado vá ao vale tudo, até nem percebo esse comentário da Maria Vieira porque ela fez muitas rábulas e estardalhaços em programas televisivos, mas como eram apresentados pelo Herman José já tinham qualidade?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo sem perceber o que terá motivado aquela reacção...

      Eliminar
  9. Nunca vi esse programa, mas sei do que falas e concordo contigo.
    Há muita malta que sobe e sobe e depois fica esquecida de como começou.

    ResponderEliminar
  10. Nunca disseste tanta coisa acertada. É que essa Maria Vieira, para além de não ser mais do que uma vulgar pantomineira (sinceramente nunca lhe notei grande talento para além de trejeitos e repetição de personagens) demonstrou uma falta de respeito pelas escolhas do colega de profissão. Restam as respostas de alguns intervenientes do programa (Rui Unas foi soberbo) e do próprio visado, que demosntrou uma integridade e inteligência à altura da situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acho que a Maria Vieira é muito boa no que faz. Num registo cómico tem muito talento. Mas acho que também já fez figuras menos convencionais. Podiam não envolver um plano inclinado mas existiram. Acho que as pessoas sentiram-se quando existem coisas muito fortes como foram ditas pela Maria Vieira.

      Eliminar
  11. Não deixa de ser caricato a crítica vir da Maria Vieira... Ela que se destaca sobretudo nos sketches...
    Vejo o Vale Tudo e é um programa que adoro. Faz-me soltar muitas gargalhadas e revela capacidade de improviso (César Mourão e Rui Unas = like a boss!). E não acho que ninguém fique com uma imagem menos digna por causa disso. Aliás, os jornalistas de TV passam aquela ideia de seriedade, e é engraçado vê-los num ambiente mais descontraído (tipo o João Moleira - acho que é assim que o homem se chama - que é pivô da Sic Notícias)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo muito esquisito. Por mais que pense, não encontro a mínima lógica naquilo, excepto ser realmente um programa que vive de situações caricatas, o que não tem mal nenhum.

      Eliminar