5.5.14

és homossocial?

De acordo com um estudo recente, os homens estão cada vez mais homossociais. Dito por outras palavras, eles não têm qualquer problema em assumir comportamentos que têm na presença de, e com, outros homens. Por exemplo, uma elevada percentagem de homens assume que já partilhou a cama com outro homem e outra parte não tem receio de confessar que até já dormiu agarrado a outro homem.

Confesso que os números, que vi num jornal e que agora não consigo precisar, não me surpreendem. Aquilo que me surpreende é o assumir algo perfeitamente normal. E que sempre aconteceu ao longo dos anos. Algo que revela que as mentalidades estão num processo de mudança. E que, neste caso específico, os homens já não têm receio de assumir certos comportamentos. Já não existe o medo de ser automaticamente rotulado de homossexual.

Defendo que são comportamentos normais porque acredito que a maioria das pessoas já passou por eles. No meu caso, recordo-me, quando andava na faculdade, de ter estado numa festa que um colega deu na sua casa. Era um pouco longe de Lisboa, e estava combinado ficar lá a dormir. Eram mais pessoas do que camas e sofás. A solução foi partilhar a cama ou o sofá com alguém. Recordo-me de ter ficado numa cama de casal com um rapaz e com uma rapariga.

Tal como nos anos de futebol tive de partilhar muitas vezes quarto com um ou mais homens. E o mesmo aconteceu em outros casos com amigos onde têm de dormir várias pessoas no mesmo sítio. E nunca me senti diminuído na minha sexualidade por causa disto. Tal como não sinto necessidade de esconder que o fiz pois considero ser algo normal. Infelizmente, existem pessoas para quem este tipo de situações são coisas de “maricas”, para não utilizar outro nome mais feio. O que tem piada é que, para muitas pessoas, duas mulheres a partilharem uma cama é do mais sexy que pode existir. Se forem dois homens, é do mais homossexual que pode haver.

É por isso que digo que os números não me surpreendem. Acho que são situações normais na vida de todas as pessoas, mesmo naquelas de mente mais fechada que acham que tudo o que vai para além do porcos, feios e maus é do domínio homossexual. O que é mesmo surpreendente pela positiva é o facto de existir um menor receio de assumir algo tão simples como ter partilhado a cama com um amigo numa qualquer situação sem ter medo de ser rotulado de homossexual.

11 comentários:

  1. Nesse tipo de situações, a Sociedade, sempre "olhou de lado" para esse tipo de comportamentos, mas apenas com o género masculino. Porque se forem duas mulheres a fazê-lo, é considerado normal. Seja a dormir juntas, a tomarem banho juntos, o que for... É considerado super normal. Mas se forem dois homens, aí a conversa é diferente...
    Felizmente, começa a ser diferente. Acho que os homens, já se sentem mais confortáveis na sua sexualidade, e mais cientes da mesma. A Homossexualidade, já começa a ser vista como uma coisa normal (e ainda bem), e quando existem comportamentos dúbios, as pessoas já não são malvadas. Mas nem sempre é assim. As pessoas continuam a ser pequeninas e malvadas. Podem não o dizer directamente, mas pensam. Porque infelizmente, em muitos Seres Humanos, ainda não existe a capacidade de se ser directo, e quem o é, é considerado confronto, e não sinceridade....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente a mentalidade começa a mudar. Mas vão sempre existir mentes mais fechadas. O que não deixa de ser curioso é que muitas dessas mentes são de pessoas cuja sexualidade não é nada igual aquilo que tanto defendem.

      Eliminar
  2. Felizmente as mentalidades vão mudando. O que mete um bocado de impressão é todo o conceito de "admitir", de "assumir". Para mim, dizer que partilhei a cama com quem quer que seja tem o mesmo valor que dizer que usei a retrete. Não preciso de todo um processo de "assumir" que fui fazer um xixizinho. Mas pronto... antes isso que nada.
    Falando da partilha de cama em concreto, se formos a falar de pessoas que passaram por uma vida universitária, a percentagem só podem rondar os 100%. Quem nunca aterrou na cama mais próxima depois de uma noite fora? Toda a gente tem um amigo que mora perto da zona dos bares ou do recinto de queima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assumir ou admitir é forte. E quando escolhi foi porque se trata de assumir perante um questionário que foi feito. Acho que não se deve fazer bandeira de comportamentos que são normais. Como dizes, acontecem com frequência na vida de todos. O que é importante é que as pessoas não tenham vergonha de falar deles quando surgem em conversa. Não exista a necessidade de mentir e dizer "eu não" pois sou muito macho.

      Eliminar
  3. Na verdade, nós, mulheres, vamos de férias, dormimos com outras mulheres, tudo é considerado normal, enquanto que vendo, homens juntos, o pensamento vai para a homossexualidade?
    Já comentei isso, várias vezes, com uma amiga.
    Por que razão achamos esquisito ver dois homens juntos, por exemplo, num hotel, partilhando o quarto, e ás mulheres não?
    A sociedade é esquisita, mas eu acho que este tipo de pensamento dirige-se aos homens mais velhos, nem tanto aos jovens.
    A sociedade é esquisita, mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que envolve duas mulheres é sexy. O mesmo com dois homens é uma paneleirice pegada. Lá está, tem a ver com a mente das pessoas.

      Eliminar
  4. Felizmente a esse nível é notável a evolução no pensamento e na forma de estar. Valha-nos ao menos isso! Os machões mais suscetíveis de ficarem escanadalizados com essas situações para mim são os que mais dúvidas têm quanto a si próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta de fazer bandeira de que é um verdadeiro machão é porque deve sentir alguma insegurança em determinados aspectos.

      Eliminar
  5. E ainda bem que as coisas estão a mudar...
    Já partilhei a cama com amigas e com um casal amigo. Mas nunca com 2 homens, cruzes, credo, ainda me chamavam de depravada! ahahahah (estou a brincar)

    ResponderEliminar
  6. Realmente, para as mulheres isso está muito mais 'esclarecido', dormir na mesma cama que uma amiga é super normal. Não vejo porque não há de ser para os homens. Sempre achei que um homem que faz mais 'escândalo' por dormir na mesma cama que outro se deve sentir algo inseguro. Quem está seguro de si e da sua sexualidade não terá grandes problemas, digo eu. Além disso, as camas de casal são bastante grandes e se as pessoas não andarem a 'passear', há muito espaço para 'zona interdita', e nem sequer se tocam.

    ResponderEliminar