28.5.14

ainda sobre as fotografias da vergonha

Ontem, aqui, aqui e aqui divulguei algumas fotos que a maioria das pessoas considera estranhas. Depois, perguntei quem é que nunca tirou uma foto, sobretudo na infância e adolescência, da qual se envergonha. Tudo isto fez-me viajar até ao tempo em que andava na escola primária. Altura em que anualmente havia um dia em que os alunos eram fotografados para que essas fotos fossem oferecidas aos pais.

Nunca tive o hábito de andar mal vestido mas, nesses dias, a minha mãe escolhia as roupas de que mais gostava para que fosse fotografado. E, todos os anos, acontecia algo na escola. Era sempre protagonista de algum incidente que me levava a sujar a roupa toda. Por exemplo, recordo-me de que, num ano, a nossa diversão nesse dia era atravessar (atrás de uma das balizas do campo de futebol) uma poça gigante, da largura do campo, agarrados à rede de protecção do campo. Escaparam-me as mãos e acabei encharcado.

O resultado, desta e de outras peripécias, era sempre o mesmo. Tirar fotografias com roupas que alguém tinha deixado na escola. Ou seja, nada combinava com nada. Era o que havia. As fotos eram com peças que não eram minhas e com padrões que nem sequer combinavam. Assim são as fotos da primária que ainda hoje os meus pais guardam e que motivam sorrisos sempre que as vemos. E uma história que a minha mãe faz questão de contar a quem vê aqueles tesourinhos da minha infância. Não tenho fotos com poses tão macabras como algumas das que partilhei mas tenho muitas que podiam figurar num álbum deste género.

E não me importo de ter fotos destas. Porque, em situações normais, seria a foto da primeira classe, da segunda classe e por aí fora. Não haveria nada mais para contar sobre aquela imagem. Assim, cada uma daquelas fotografias esconde um momento que me/nos leva a viajar no tempo e a recordar momentos caricatos que provocam gargalhadas. Sou o motivo desses risos mas, nestas circusntâncias, é algo que vale mesmo a pena

14 comentários:

  1. Nem mais. Quem já não passou por uma situação dessas que atire a primeira pedra. :) Era sempre um momento trágico quando eramos obrigados a vestir a roupa que guardavam nos arrumos da escola, principalmente anos mais tarde, na disciplina de educação física, quando nos esquecíamos do equipamento de treino. Roupa feia com um toque de suor.

    ResponderEliminar
  2. Se vissem algumas das minhas fotos eram vocês que me atiravam pedras xD

    ResponderEliminar
  3. Eu já disse, as minhas fotos de escola primária são tesourinhos deprimentes...ainda por cima porque além de eu estar bem feiosa, tirava sempre a foto com a minha irmã que era bem gira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho algumas fotos com a minha irmã que estão na categoria dos tesourinhos :)

      Eliminar
  4. No meu tempo, os fotografos não iam às escolas, o que tenho pena pois seria uma maneira de ter fotos de todos esses anos.
    Quanto às tuas brincadeiras/fotos, primam pela originalidade. Provavelmente, se não acontecessem essas coisas. as fotos seriam todas parecidas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ui... Nem me lembrava das fotos da primária... Só me lembrei que a minha mãe tinha a mania de me levar a mim e à minha irmã, a ambas as duas (eheheeh) a um salão fotográfico para uma sessão.
    O que tu me fazes recordar..... :)

    Houve uma vez que a minha mãe disse-me que não queria que eu tirasse as fotos na escola (na altura eram pagas e não oferecidas) e eu deixei-me levar na onda dos meus colegas e fui tirar a maldita foto. Quando estava em frente à máquina é que me lembrei que a minha mãe tinha dito para não tirar, mesmo na altura em que o fotógrafo disparou... Dá para imaginar o resultado? Lembras-te dos desenhos animados do susto? Pois.... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho muitas fotos dessas com a minha irmã. Boas memórias :)

      Eliminar
  6. Dizem que os loucos são as melhores pessoas do mundo. Não sei se é verdade, mas acredito que sejam as mais divertidas. Têm muitas mais histórias que não as banais. Os loucos são mais felizes :P

    Vai uma pausa para o chá? :3
    www.tkteabreak.blogspot.com . o blogue do casal <3

    ResponderEliminar
  7. Tenho fotos que só não queimo porque os meus pais não deixam ahahah :P é cada tesourinho deprimente xD

    ResponderEliminar