11.4.14

tu não merecias o que te aconteceu

Conheci Sílvio Pereira, jogador do Benfica, há algumas semanas. Confesso que antes de entrevistar o jogador, não sabia que tipo de pessoa ia encontrar. Seria um rapaz humilde e acessível? Ou uma estrela que acredita estar num patamar diferente dos comuns mortais? Necessitei apenas de breves segundos para perceber que era um rapaz muito humilde. Acessível e de trato fácil. Além da entrevista, estivemos alguns minutos à conversa.

Percebeu que era do Benfica. Falámos de futebol, de jogadores do Benfica e admirei a forma confiante, mas humilde, como abordou o facto do Benfica estar em primeiro no campeonato e com a possibilidade de lutar por quatro troféus. Brincámos com o facto de ter feito a falta que originou o golo do Tottenham em Londres (a nossa conversa foi dias depois desse jogo). Sílvio falou-me ainda do seu futuro, que quer que passe pelo Benfica ou pelo regresso a Madrid (é jogador do Atlético Madrid e está emprestado ao Benfica). Ou seja, falou comigo como se fosse um amigo de anos.

Nesse dia, conheci também Marta, a mulher de Sílvio, que está grávida, sendo que o nascimento de Gustavo, aquele que é o primeiro filho de ambos, está previsto para 19 de Maio. E, se Sílvio se destaca pela humildade e trato fácil, a Marta não lhe fica atrás. Sendo Sílvio um jogador com presença mais ou menos habitual na Selecção Nacional, achei curioso o facto do parto estar previsto para o dia em que Paulo Bento anuncia o nome dos 23 jogadores que vão representar Portugal no Mundial do Brasil.

Enquanto benfiquista, espero que o clube conquiste o máximo de troféus nesta época. E, igualmente enquanto benfiquista, esparava que Sílvio tivesse uma dupla alegria no dia 19. Que pegasse no seu filho pela primeira vez e que soubesse que seria um dos eleitos de Paulo Bento. Até que, ontem, bastaram poucos segundos de jogo para que um destes sonhos deixasse de ser uma possibilidade. Estava a jantar quando vi o choque entre Luisão e Sílvio. Apesar de estar um pouco afastado da televisão, não tive dúvidas da gravidade da lesão. E temi o pior, que se veio a confirmar. Sílvio fracturou a tíbia e o perónio. Uma lesão que o vai afastar dos relvados durante muitos meses.

Quando vi o lance, o meu primeiro pensamento foi para Marta. O pânico e nervosismo como que estaria a viver aquele momento. Os momentos em que não sabe o que se passa. Isto, na recta final da gravidez. Pensei também em Sílvio. Em tudo o que me tinha dito. E nas coisas que se vão perder com esta grave lesão. Enquanto benfiquista, espero que o meu clube compre o passe de Sílvio. Espero que não tenha que abandonar Portugal, nos primeiros meses de vida do filho.

Há coisas que não se desejam a ninguém. Existem lesões graves que ninguém merece passar por elas. Mas o Sílvio não merecia nada disto. Recordo-me de me ter dito que este poderia ser o melhor ano da sua vida. E haverá de ser pois vai ser pai pela primeira vez. Mas não merecia mesmo isto (nem ele nem ninguém). Uma palavra de apreço para o Sílvio, para a sua família. Que volte depressa e ainda mais forte!

16 comentários:

  1. As rápidas melhoras do Sílvio e muita calma à Marta, nesta fase final da gravidez, posta à prova com esta situação :( realmente, ninguém merece... Muita força a ambos!

    ResponderEliminar
  2. Os homens também deveriam "Sentir grávidos", quando suas parceiras assim estão. Assim como a mulher depois que engravida, passa a ter um sentido maior de preservação da sua vida, assim o futuro pai também deveria sentir. Ou então, existir uma vontade comunitária para que a família fosse preservada.
    Não sei o que houve, pois não assisto futebol. Mas sabe, alguns jogadores são na verdade "cavalos" e deveriam ser melhor adestrados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso depende de pai para pai. Neste caso, o que se passa é que um jogador partiu a perna durante um jogo. E, do que conheço deste, não é nenhum cavalo que precise de algo.

      Eliminar
  3. Não merecia mesmo! Um grande profissional, um grande ser humano como o Sílvio merecia acabar a temporada em grande e ser convocado para o Mundial.
    Espero que recupere bem e volte aos relvados com a camisola do Benfica!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o Benfica compre o seu passe. E também o do Siqueira (nem que seja para vender pelo dobro do dinheiro). Está encontrada a solução para a esquerda da defesa e passa por estes dois jogadores.

      Abraço

      Eliminar
  4. Gosto do Silvio.
    E tal como tu, lamento imenso tudo aquilo de ontem.
    Espero que recupere bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ler uma notícia a dizer que a operação correu bem.

      Eliminar
  5. Até me arrepiei quando vi. Parece que até a mim me doeu. :(
    Coitado. Espero mesmo que consiga recuperar e voltar aos relvados.

    ResponderEliminar
  6. Nem sei o que te dizer sobre isto... Quando aconteceu ainda comentei com o homem cá de casa: "credo, o Sílvio parece que bateu numa parede" depois comecei a ver o esgar de dor estampado no rosto e arrepiei-me... Fiquei mesmo com pena dele... Estava a fazer uma temporada muito boa... E quase, quase de certeza seria convocado para o mundial, coitado... Deve ser uma dor de alma para ele, sem falar na dor física (nem imagino para a mulher dele, naqueles instantes a ver o marido assim).....
    Esperemos que corra tudo bem e que ele encontre força para se motivar para recuperar bem e depressa. (e sim, que fique por cá)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é curioso é que existem dezenas de choques daqueles (canela com canela). Na maior parte das vezes, ninguém se magoa, noutras magoam-se os dois sem gravidade e de vez em quando existem lesões mais graves, o que é pena.

      Eliminar
  7. Vi a notícia há pouco.
    Oxalá as melhoras sejam rápidas.

    ResponderEliminar