1.4.14

podes comer a porcaria que quiseres

Desde que dei início à dieta que percebi que muitas pessoas têm ideias erradas em relação à mesma. É que se passa fome, que se toma comprimidos, que se come apenas sopa e por aí fora. Ultimamente, noto que existe outra dúvida. Quando as pessoas sabem que estou de dieta, perguntam-me se tenho um dia em que posso comer toda a porcaria que quiser.

Quando me perguntam isto, noto no olhar das pessoas, que colocam a questão esperançados que diga que sim, que diga que tenho um dia em que ataco toda a comida que me aparece à frente sem dó nem piedade. E que o diga como se fosse a minha maior alegria. Mas a verdade é que não tenho. Aliás, pelo contrário. Ao fim-de-semana tento manter as rotinas alimentares da semana.

Tenho autorização para comer algumas coisas mais doces, por exemplo, mas não o faço. E não é por birra ou para me fazer de forte. Não o faço porque, na realidade, a reeducação alimentar ensina-me a comer bem. Não me ensina a ansiar por um dia em que vou comer tudo o que não comi nos outros seis. E ter a liberdade para comer "o que quiser", faz com que opte por não comer. Isto, na maior parte dos casos. Pois assumo que quando me apetece algo, como. Mas não numa ânsia louca em que conto os segundos para comer toda a porcaria que conseguir.

Mais do que desejar enfardar porcarias, a reeducação alimentar criou em mim hábitos saudáveis. Por exemplo, não saio de casa, mesmo quando não estou a trabalhar, sem estar acompanhado de pelo menos um snack saudável. E isto é algo que já acontece naturalmente. E acontece muito mais do que dar por mim a desejar devorar três pacotes de bolachas de seguida. 

8 comentários:

  1. Esse é o caminho...a mudança do estilo de vida...de hábitos...não propriamente a dieta!
    Beijinhos e bom dia saudável!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Uma mudança do estilo de vida.

      Beijos e um excelente dia para ti!

      Eliminar
  2. é tão bom e motivante ler este teu entusiasmo :)
    estou tentada a marcar consulta tb ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres alguma dúvida, envia-me um email. Estás à vontade ;)

      Eliminar
  3. Só fiz dieta uma vez na vida, porque o meu namorado da altura se lembrou de criticar sem dó nem piedade, a minha micro barriga! Fez-me me sentir tão mal que fiz mesmo dieta. Eu, que sempre fui magra. Que na altura pesava 57kg para 1,66 m... enfim... emagreci para os 52 kg.
    A única dieta que faço é não comer demasiadas porcarias doces e gordurosas, mas quando me apetece, não escapam!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo o que leva certas pessoas a insistirem tanto na mudança de outras, quando tudo está bem.

      Eliminar
  4. Há cerca de dois meses, ainda que sem consulta, também comecei uma reeducação alimentar. Não deixei totalmente de comer coisas que gosto, nem conseguiria. Não deixei de ir uma vez por semana jantar fora e comer o que gosto, por exemplo. Mas a verdade é que como muito melhor, tenho menos fome e emagreci sem esforço. O que é uma motivação para continuar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não cortei nos jantares fora. Simplesmente fiz uma adaptação :)

      Eliminar