9.4.14

pessoas ou caixas de surpresas?

As pessoas são provavelmente a maior caixa de surpresas que existe no mundo. E por mais que se pense que se conhece tudo sobre essa mesma caixa, desde o material com que é feita até aos acabamentos, passando pelo que une cada uma das peças e também pelo material que forra o interior da caixa, percebo que a única certeza que tenho (e que alguma vez terei) é que se trata de uma caixa de surpresas. E pouco mais sei.

Pode ser uma caixa que me é comum há bastante tempo. Uma caixa com que lido de uma forma que me dá a ilusão de que sei perfeitamente como funciona e tudo aquilo que está guardado no seu interior. Mas, lá está. Não passa de uma ilusão. De uma mera ilusão que me leva a acreditar que aquela caixa não terá surpresas para mim. Deixa de ser uma caixa de surpresas e passa a ser uma caixa de certezas. Que nunca me irá induzir em erro. É nisso que a ilusão me leva a acreditar.

Até que chega o dia em que essa mesma caixa é posta à prova. O mesmo dia em que descubro que as certezas não passam de ilusões. E o dia em que percebo que as pessoas são mesmo uma caixa de surpresas. Posso pensar que são de certezas (e felizmente existem algumas que são) mas a sua esmagadora maioria vão ser sempre uma caixa de surpresas. Umas agradáveis. Outras desagradáveis.

8 comentários:

  1. Não há uma idade certa para aprendermos a lidar com isso. A aprendizagem de lidar com essas caixinhas acompanha-nos até ao último dia das nossas vidas. E morremos...sem saber tudo.

    Jinhoooossss Bruninho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca aprendemos, por mais que nos tentem ensinar e por mais erros que sejam cometidos por nós.

      beijos

      Eliminar
  2. Tenho que começar a abrir caixas agradáveis que ultimamente têm-me calhado na rifa algumas com um forro interior muito negro... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa que se abram por elas e não cries expectativas desnecessárias.

      Eliminar
  3. As pessoas até a elas próprias se surpreendem, por vezes...
    Acho que conhecemos verdadeiramente muitíssimo poucas pessoas. E mesmo essas...

    ResponderEliminar