7.4.14

oops! i did it again

Últimos dias de 2009. Estava a tratar daquele que seria o meu primeiro contrato de arrendamento. Desde a escolha da casa até à assinatura foi tudo a correr. Tão bom como rápido. Papelada para aqui. Documentos para ali. Tinha de estar tudo pronto até ao último dia do ano. Até que aquele que viria a ser o meu senhorio me alerta para uma situação. Tinha o bilhete de identidade caducado há meses.

Na altura jogava futebol. Todos os domingos existia um árbitro que analisava o meu bilhete de identidade. Tal como um dirigente do meu clube. Mas ninguém reparou que estava caducado. Como tal, tive de passar boa parte do último dia desse ano a tratar da renovação do documento, que ia passar a ser um cartão do cidadão. Como era a febre do cartão do cidadão, passei horas à espera. Isto porque pessoas com os bilhetes de identidade válidos achavam que era “fashion” ter o cartão do cidadão. Aliás, existiam casos de pessoas que o cartão do cidadão ia expirar mais cedo do que o bilhete de identidade que ainda tinham.

Longas horas depois, tudo estava resolvido. Já não havia stress com o contrato de arrendamento e ainda fui a tempo de entrar em 2010 no Alentejo. Agora, avanço para 2014. Mais precisamente para a noite de sexta-feira. Altura em que cheguei ao Porto e que fiz o check in no hotel. “Documento de identificação se faz favor”, pediu-me a senhora da recepção. Entreguei o tal cartão do cidadão feito no final de 2009. “O seu cartão do cidadão expirou em Janeiro”, diz-me a senhora, com um sorriso maroto. "Enquanto for eu a ver não há problema", acrescenta.

Desde o início do ano que estou com o cartão do cidadão expirado. Mais uma vez não dei conta do mesmo. Até porque raramente uso o cartão. No meio destes dois azares, tenho a sorte de nunca ter tido problemas com esta situação, que também já tinha acontecido há uns anos. E o que tem mais piada é que quando falo disto meto a família a olhar para os datas de validade e já aconteceu não ser o único nesta situação.

Hoje, ou ou mais tardar amanhã, vou para uma loja do cidadão resolver esta situação. Espero que já não exista a febre do cartão do cidadão e que a situação seja resolvida relativamente depressa. E, não sei porquê, tenho a certeza de que não será a última vez que isto me acontece.

16 comentários:

  1. Por acaso, reparei que o meu está quase a cadudar, é só em Maio! Mas, isso já me aconteceu, ter o BI caducado e nem dar conta..

    ResponderEliminar
  2. ola, eu ainda tenho o bilhete de identidade (só termina em 2018), não faço tensão de até lá ir fazer o cartão de cidadão.

    gigi

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda tenho o meu cartão de identidade antigo, até porque, quando renove, disseram-me que não precisava de pedir o de cidadão.
    Penso que caduca em 2016.
    Se não for obrigatório, continuarei com os que tenho (vejo os cartões de cidadão dos meus familiares com uma miscelânea de números que me confundem).
    Aconteceu -me com a carta de condução. Não custava caducada, mas no prazo limite para renovar. A GNR alertou-me (numa daquelas paragens quase em cima de uma rotunda) e tratei logo dos documentos.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o melhor é isso mesmo. Só que na altura, as pessoas queriam todas ter o cartão do cidadão.

      beijos

      Eliminar
    2. desculpa as falhas:

      *renove - renovei
      *custava - estava

      Eliminar
  4. Uma coisa que me faz imensa confusao e as papeladas que ai em Portugal se tem que fazer para resolver alguma coisa. Tudo demora muito tempo, nada se faz em pouco tempo. Enfim...
    Boa sorte!
    Beijinho de Toronto

    https://www.facebook.com/pages/Claudia-Persi-Personal-Blog/295396037253862
    http://claudiapersi.blogspot.ca/

    ResponderEliminar
  5. ahah acho que acontece a todos. Aqui há uns anos quando ainda andava no secundário lembro-me de o meu irmão me pedir para lhe tirar uma fotocópia do BI que era necessária também para um contrato... enquanto 'brincava' com o cartão à espera da minha vez vi que estava caducado há quase um ano, já não houve fotocópia para ninguém xD

    -Liliana

    ResponderEliminar
  6. ahah acho que acontece a todos. Aqui há uns anos quando ainda andava no secundário lembro-me de o meu irmão me pedir para lhe tirar uma fotocópia do BI que era necessária também para um contrato... enquanto 'brincava' com o cartão à espera da minha vez vi que estava caducado há quase um ano, já não houve fotocópia para ninguém xD

    -Liliana

    ResponderEliminar
  7. Pergunta para queijinho:
    Quão irresponsável serei por saber que tenho o B.I. caducado e ainda não fui tratar do cartão do cidadão?

    ResponderEliminar