4.4.14

o caos está instalado e a culpa é da carolina patrocínio

O caos está instalado. O mundo está perto do fim. A vida tal como a conhecemos está prestes a deixar de existir. Será uma arma nuclear que vai acabar com todos nós? Não! Será que seres extraterrestres vão aniquilar a vida deste planeta? Também não! O drama é bem pior do que tudo isso junto. O caos está instalado simplesmente porque Carolina Patrocínio já foi mãe. Pior, está em excelente forma depois de ter sido mãe. Pior ainda, exibe um corpo fit, mesmo depois de ter sido mãe há poucos dias.

Se Carolina Patrocínio ganhou pouco (ou nenhum) peso - "desnecessário" - com a gravidez, porque haveria de estar com uma silhueta diferente agora que foi mãe? Continuo sem perceber o que leva tantas pessoas a falarem mal da boa forma de Carolina Patrocínio. Será regra obrigatória uma grávida ganhar uns desnecessários vinte quilos extra (além do normal aumento de peso) com a gravidez que depois passa anos a lamentar não os conseguir perder sem nada fazer para que isso aconteça? Será que o normal é uma grávida enfardar tudo o que encontra porque entende que deve comer em demasia porque aquilo que é bom é comer por dois em vez de comer para dois.

Este texto, numa versão mais curta, está no facebook do blogue e motivou um animado debate sobre o tema. Algumas pessoas falam de um eventual exibicionismo. Para mim, isso é um tema à parte, que nada tem a ver com a boa forma física. Se bem que não me choca que uma pessoa, quando trabalha para estar bem, queria mostrar o resultado do seu esforço.

Há quem fale da vida facilitada da apresentadora. Percebo esta opinião. Mas quantas mulheres, que têm uma vida com um emprego tradicional, no que ao horário diz respeito, têm tempo para tudo e mais alguma coisa, e refiro-me a actividades fora de casa, mas têm sempre uma desculpa quando o tema é cuidar do corpo? Cada qual tem as suas prioridades, mas porque é que as dos outros são sempre piores do que as nossas?



Carolina Patrocínio teve cuidado em manter a boa forma. A sua filha é saudável. Por isso, qual é o drama? Onde muitas pessoas vislumbram uma crise internacional eu vejo um exemplo a seguir.

42 comentários:

  1. Eu também não acho que seja uma crise internacional. No máximo, seria nacional. ;) E se tudo correu/está a correr bem, qual é a celeuma?

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta, gosta. Que acha feio, acha feio. Agora, daí a ofender a rapariga e achar que é um bicho estranho vai uma grande distância.

      Eliminar
  2. A única coisa que eu digo sobre este assunto é que quem me dera, um dia que tenha um filho ficar assim. O pior é que, se já não sou assim, depois é difícil :)
    É o que eu digo, é muita dor de cotovelo por ela ter mantido, aliás como sempre demonstrou muito cuidado com o corpo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dor de cotovelo é tramada. Porque razão não hás-de ser assim?

      Eliminar
  3. Concordo com tudo o que tu dizes, mas é verdade que ela também além disso deve ter uma facilidade monetária que outras mulheres não terão... mas se pode e aproveita, faz bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com isso. Mas será que o correcto é ofender todas as pessoas que têm mais dinheiro e facilidades do que eu?

      Eliminar
    2. Claro que não. Mas aí também já entra a inveja.

      Eliminar
  4. Sinceramente nao invejo o seu corpo. Cada um e' como cada qual e foi como ja disseste cada um com os seus objectivos. No entanto lembro-me de ver a sua barriga ainda com a bebe no seu interior e muitas pessoas comentavam que aquela barriga nao era bonita. E nesse aspecto tenho de concordar. A barriga da Carolina enquanto gravida era impressionante, aos meus olhos. E o que mais me preocupava ate' era o estado da bebe com uma barriga tao pequenina. Mas se a bebe esta' saudavel, as preocupacoes ficam de parte. E se se encontra em forma, tanto melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do achar bonito ou feio é legítimo. E compreendo isso. Agora, as ofensas é que não percebo.

      Eliminar
  5. Apesar de não apreciar mulheres muito musculadas, acho que realmente a disciplina que ela tem é de felicitar. E sim, muitas vezes a falta de tempo é inimiga. Mas também depende muito das prioridades que cada mulher defina para si. É perfeitamente natural que, uma mulher que não consiga tirar o mínimo prazer em ir a ginásios ou fazer maratonas, não inclua essas práticas no pouco tempo livre que tem. O importante é que todas se sintam felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Cada pessoa tem as suas prioridades. Mas se alguém tem umas diferentes das minhas, não deve ser considerado um monstro. E a disciplina dela é mesmo um exemplo.

      Eliminar
  6. Vou meter o "bedelho".... Vi fotos da moça prenhe, e achei que ela tinha uma barriga muito feia... Sem ser prenhe, tem uma barriga de meter inveja, tem... A verdade é que uma pessoa se uma pessoa se cuidar, tem o corpo que quiser. Tem é que abdicar de muita coisa. Por exemplo, eu abdiquei de dormir mais. Acordo às 6h30m, para poder ir ao ginásio todos os dias, antes de trabalhar. Esta miúda, tem a vida mais facilitada. E pode fazer ginásio quando quiser...Acho que desperta um dos pecados mortais, nas pessoas. E acho normal... Acho humano, sentir-se inveja. Porque, por vezes ninguém faz nada de errado, e engorda quase uma tonelada, e passa a ser um manatim, e esta miúda, tem tudo, e causa polemica com as declarações que presta, mas lá está... é uma miúda...Se a criança é saudável, ainda bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Vi fotos da moça prenhe, e achei que ela tinha uma barriga muito feia..." - era o que eu vinha dizer.

      Eliminar
    2. Como já referi, isso do bonito ou feio depende dos olhos de cada um. Mas, se eu tenho peso a mais e outras pessoas estão em forma, não será melhor preocupar-me comigo em vez de ofender os outros?

      Eliminar
  7. Eu acho que o drama é a inveja, pois existe muita alminha(eu inclusive) que não tive criancinha nenhuma e não tenho uma barriga assim.
    Agora, confesso que não sou fã da Carolina, não pelo corpo, mas porque não aprecio o trabalho dela, mas isso não me faz dizer mal dela!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única maneira de ter uma barriga como aquela é trabalhando para isso. A inveja nada resolve. E até aceito que se sinta alguma inveja, mas deve ficar para nós em vez de ser transformada em ofensas.

      Eliminar
  8. O único problema é que ela faz de propósito para meter inveja às outras mulheres. Porque é mesmo muito raro não se ter barriga alguns dias depois do parto, e por isso, e porque é o drama de todas (ou quase) mulheres, ela gosta de fazer inveja da má. Esta miúda é imatura e gosta de provocar. Se assim não fosse resguardava-se e não passava a vida a mostrar a boa forma física. É só esse o problema. E quem escreve este texto, também é uma mulher magra que uma semana depois do 2º filho tinha a barriga mais lisa do que quando engravidou. E sim, também fazia inveja a todas as mulheres no consultório de parturientes do médico, mas não passava a vida a usar roupas justas para mostrar o que as outras não conseguiam.

    Beijinhos

    Http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da exposição dá outra conversa. Mas a realidade é que antes de estar grávida, a Carolina já exibia a sua boa forma nas redes sociais. Tal como tantas pessoas famosas. Aqui, a explicação que encontro é que as pessoas queiram mostrar aquilo que tanto trabalho deu para alcançar. E isso, não critico.

      Mas, como certo saberás, mesmo sem nada fazeres, eras alvo de inveja. E a questão é mesmo essa.

      beijos

      Eliminar
  9. Pois... O que parece é que estão todas roidíssimas de inveja... Infelizmente conhece-se muito poucas pessoas que sejam capazes de ficar felizes com a felicidade alheia!
    Olha, eu fico! Pessoas felizes não aborrecem os outros!!! :)

    ResponderEliminar
  10. A culpa não é da Carolina, é das pessoas invejosas.

    ResponderEliminar
  11. Dor de cotovelo, as mulheres são terríveis!

    ResponderEliminar
  12. A inveja... ahhh, a inveja é uma coisa muito feia :)

    ResponderEliminar
  13. Há muitas crenças instaladas na mente de todos nós. Ainda bem que há pessoas que estão cá para as desconstruir. Quanto à inveja, o problema não é senti-la, é não a assumir porque depois resultam daí observações desnecessárias. Ainda bem que ela pode, porque significa que é possível, o que não quer dizer que seja comum e muito menos relevante.

    Acho que a principal questão aqui é que um bebé precisa de disponibilidade total e, como tal, a mãe vê o seu papel de mulher condicionado nos primeiros tempos. O problema é quando se torna obrigatório que assim seja (não-mulher) para que as outras mulheres-mães se permitam viver a sua maternidade sem conflitos no que diz respeito à sua não-feminilidade temporária. É esta a perversidade que eu vejo na coisa. Fundamentalmente, respeite-se a experiência de cada um e aceite-se a própria.

    Eu também gostava de estar em forma depois de ter feito quimioterapia e eventualmente poderia estar, mas a minha experiência, as minhas características físicas, as condições que tenho, a minha personalidade e o meu estado emocional permitem-me que a recuperação seja feita à minha velocidade e não à velocidade do outro que não sou eu. O outro que tem um corpo fantástico e passou por tudo o que passei só pode ser uma inspiração. Não invalida a inveja que possa sentir mas fica no sítio dela.

    E espero um dia poder ser mãe e desconstruir as crenças e as estatísticas que apontam para o contrário. O nosso corpo é um milagre diário. Abracem o vosso e fiquem felizes com a Carolina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo texto Rita. Acho que cada pessoa tem as suas prioridades. Que devem ser respeitadas pelos outros. Se a minha prioridade não passa pelo ginásio, não posso criticar quem gosta de treinar todos os dias. Nem posso dizer que é um estúpido e um anormal porque treina para estar em forma quando podia estar num centro comercial a enfardar comida de plástico.

      As pessoas seguem os seus caminhos e tem de existir respeito. A Carolina não é um monstro. É um exemplo de mulher que mostra que não é necessário engordar uns desnecessários 30 kg na gravidez.

      Obrigado pelo teu texto.

      beijos

      Eliminar
  14. Tanta senhora a falar da inveja... a mim o que me parece é que, como se dizia na primaria: "quem diz é quem é". Quem tão alto fala da inveja que as OUTRAS sentem, são as primeiras a senti-la.
    Eu já disse e repito: não gostei nadinha da imagem grávida desta moça.
    Óbvio que isto varia de pessoa para pessoa, mas para mim, durante 9 meses de gravidez vou querer ter uma barriga bonita (a dela não foi), vou querer engordar o que eu quiser engordar (os kg "desnecessarios" são relativos - é a tua opinião e eu respeito) e não vou esconder o meu bebé atrás de uma tablete na barriga.
    Hei-de ter muito tempo para recuperar a minha boa forma (que sim, tenho-a agora) depois de ter o meu bebé cá fora.

    Beijinho
    http://socorro-mudeioblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o grande problema é a forma como as mulheres olham para outras mulheres.

      beijos

      Eliminar
  15. Também ganhei pouco peso e fiquei mais magra do que era antes de engravidar. Mas não usei a gravidez como desculpa para comer o que me apetecia e fiz exercício físico (qb). Mesmo assim tive um menino com 4 kg. Numa semana não tinha barriga, nem gorduras a mais. :) A Carolina é um caso à parte mas não a invejo. Mas se está a amamentar vai ter de comer bem, nada que uma alimentação equilibrada e umas vitaminas não resolvam.

    ResponderEliminar
  16. Este tipo de assuntos passam-me completamente ao lado. Nisto não tenho comportamente de gaja, de andar a críticar as outras, por isso, também não gosto que me critiquem. Mas já senti desdém por ser magra.
    Como se costuma dizer: quem desdenha quer comprar!
    Cada um é como é!

    ResponderEliminar
  17. Cada um tem o corpo que quer. Não façam é exigências às mulheres só porque algumas dão mais atenção ao peso que outras. Não há problema em estar em forma ou fora de forma ponto final.

    ResponderEliminar
  18. Se gostei de ver fotos da barriga dela enquanto grávida? Não...achei esquisitas...que queres?...não sou um modelo de virtudes. Se acho 5* e bébé ter nascido e estar 5*?! A mãe também?! ...xxxxxeleeennnnte! Graças a Deus. O resto?!...vou trabalhar que tenho mais que fazer:) Bom dia Bruninho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há-de haver quem deteste uma barriga como a da Carolina como haverá que deteste uma barriga gigante. Esta causa mais espanto porque está fora do que as pessoas consideram ser normal. Se isto fosse normal, as pessoas iam criticar uma barriga enorme.

      beijos e boa semana :)

      Eliminar
  19. Eu fui mãe há 2 meses... emagreci durante a gravidez... depois de emagrecer recuperei o peso perdido e engordei mais 4kg. Não fiz nada para que isso acontecesse... nasceu um menino saudável e eu estou mais magra que quando engravidei e com um "pneu" mais pequeno que antes da minha primeira gravidez..
    Todas as minhas colegas me criticaram... mas é para o lado que durmo melhor...
    Não sou a Carolina Patrocínio... e não fiz nada nem para não engordar nem para perder peso pós parto (até agora)...

    Beijinhos e já ando por aqui a espreitar...

    ResponderEliminar
  20. Eu fui mãe há 2 meses... emagreci durante a gravidez... depois de emagrecer recuperei o peso perdido e engordei mais 4kg. Não fiz nada para que isso acontecesse... nasceu um menino saudável e eu estou mais magra que quando engravidei e com um "pneu" mais pequeno que antes da minha primeira gravidez..
    Todas as minhas colegas me criticaram... mas é para o lado que durmo melhor...
    Não sou a Carolina Patrocínio... e não fiz nada nem para não engordar nem para perder peso pós parto (até agora)...

    Beijinhos e já ando por aqui a espreitar...

    ResponderEliminar