4.4.14

não tenho paciência

Num destes dias conversava com uma pessoa que me dizia ter poucos amigos. Amizades antigas que perduraram com o passar dos anos. Perguntei se era complicado entrar nesse restrito círculo de amizades. Foi-me dito que existiam algumas excepções mas que realmente era muito complicado fazer parte daquele conjunto de pessoas. Porque não há paciência.

A pessoa em questão explicou-me que não tem paciência para fretes. Para aturar pessoas de quem não gosta, fingindo que adora essas mesmas pessoas. Disse-me ser incapaz de usar uma qualquer máscara apenas para fingir que estava feliz com pessoas cuja companhia dispensa. Esta explicação fez todo o sentido para mim. Considero ser uma prática pouco comum mas é algo com que me identifico. Porque faço o mesmo.

Sou incapaz de aceitar convites de pessoas com quem não quero estar. Sou incapaz de desenvolver longas conversas com pessoas com quem não quero falar. Sou incapaz de aturar quem não quero aturar. Não me sinto bem sendo membro de uma conversa onde se fala mal desta e daquela pessoa. Sendo que cinco minutos depois, aqueles que falaram mal são os mesmos que estão a dar graxa à pessoa que tanto criticaram.

Não me considero uma pessoa solitária mas prezo bastante os momentos em que prefiro estar sozinho, isolando-me desta realidade. Nos dias que correm as pessoas perdem a noção daquilo que dizem e fazem. São incapazes de perceber que o seu discurso e atitudes mudam num número muito maior do que as vezes em que mudam de roupa interior. Conseguem falar mal da mesma pessoa a quem engraxam os sapatos com doze segundos de diferença. E tal como a pessoa com quem falei, não tenho a mínima paciência para isto.

22 comentários:

  1. Plenamente de acordo.
    Sou uma pessoa muito paciente, mas neste tipo de situações, como as aqui descritas, perco a paciência toda.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. subscrevo na inteira. tenho exactamente a mesma filosofia. bom texto.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem dito. Tambem me revejo um pouco aqui.

    ResponderEliminar
  4. Olha eu sou igual. Sem tirar nem por. Deve ser por isso que tenho poucos, mas bons amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todas as pessoas têm poucos amigos. Algumas vivem na ilusão de que têm muitos, não mais do que isso.

      Eliminar
  5. Qualquer uma destas palavras poderiam ser minhas. também eu sou assim e faço assim. verdade que às vezes olhamos á volta e estamos sozinhos, mas também é verdade que sinto-me melhor sozinha com a minha companhia do que com as tais pessoas com quem não me apetece estar. :)

    ResponderEliminar
  6. Um post que refere a realidade de muitas pessoas.
    Actualmente, e uma vez por mês, encontor-me com um grupo de mulheres reformadas, com quem gosto de estar.
    Mais amiga de 2 que das restante,não vou muito em determinadas conversas, quando se trata de cortar /dizer mal da vida dos outros.
    A minha boca fica calada.
    Não corro riscos, mesmo que seja verdade o que se diz.
    E se há pessoa que adora conviver, mas tem os seus momentos preferidos, sozinho (a) ´sou eu.
    Sozinho(a) não significa solidão, estar só.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu abandono as conversas quando entrem nesse domínio. Não dá para mim.

      beijos

      Eliminar
  7. é isso é...os meus amigos são aos mesmos há maiso ou menos 20 anos, os mais recentes há10 ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus amigos são de infância e outros mais recentes, mas poucos.

      Eliminar
  8. Eu sou assim, não faço fretes e agradeço que também não o façam
    comigo, por isso é que depois os amigos são aqueles e pronto.

    Não vou estar com alguém que nada me acrescenta , pelo contrário tira-me do serio com conversas de cará cá cá , que não me interessa para nada.

    Siga

    ResponderEliminar
  9. Fretes já me bastam os que tenho que fazer no trabalho, algumas vezes! Agora, na vida para além do trabalho, não me convidem porque não vou!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fretes, só profissionalmente e porque assim tem de ser e têm de ser tratados como se não fossem um frete :)

      Eliminar
  10. Como te compreendo ...
    Aprendi a fazer o mesmo há 2anos, sei que algumas pessoas julgam- me mal por isso, mas as que valem mesmo a pena, ( poucas) , têm muito mais do meu tempo para as mimar . Ainda há 1frete ou outro que faço por insistência de alguém que mereçe , mas outros fretes já não faço. Quando me encontro com alguém é porque vou de Alma e Coração . Adorava ter mais novos amigos , mais presentes, mas tem sido difícil. Enfim! Os valores foram se .

    ResponderEliminar
  11. Não faço fretes. Apenas e isto, não faço fretes e pronto. E quero lá bem saber do que dizem as pessoas.

    ResponderEliminar