28.4.14

isto não é para mulheres. bananas e outra coisa feia

Este fim-de-semana, no que ao desporto diz respeito, deu que falar. E nada melhor para começar do que escolher o lado mais belo do desporto. Ou seja, o toque feminino que faz sempre a diferença. É comum ouvir-se que o futebol é um desporto de homens. Que não é para mulheres. Pois, dizem, as mulheres não sabem jogar nem sequer percebem de futebol para o discutir. Discordo por completo desta forma de pensar. E, da Turquia, chega um exemplo contrário a quem tem tais ideias.

O Fenerbahce disputou o jogo do título este fim-de-semana. Porém, devido ao mau comportamento dos adeptos, os homens estavam impedidos de assistir ao jogo. Quem pensa que o futebol não é para mulheres poderá pensar que o clube disputou o jogo do título com poucas pessoas no estádio. O que está errado. O estádio foi lotado (mais de quarenta mil pessoas) por mulheres e crianças. Que vibraram de forma fervorosa (à boa maneira turca) pelo seu clube. Fica assim provado que o futebol é tanto deles como delas, que até ficam a ganhar no bom comportamento.

Ainda no futebol, em Espanha assistiu-se a mais um triste episódio de racismo. Durante o jogo do Barcelona, na altura em que Daniel Alves se preparava para marcar um canto, foi arremessada uma banana para perto do jogador brasileiro. Ao seu melhor estilo, o brasileiro apanhou a banana, descascou-a e comeu-a antes de marcar o pontapé de canto (vídeo). Para infelicidade do homem das cavernas que arremessou a peça de fruta, o brasileiro acabou por ser o homem do jogo.

É certo que Daniel Alves foi igual a si mesmo. Manteve a postura que o caracteriza e não se deixou abater com aquele acto de racismo. Contudo, aceitaria que o jogador se recusasse a continuar o jogo e, por sua vez, o Barcelona recolhesse aos balneários, recusando continuar a jogar perante adeptos racistas. Não estou a querer julgar o todo pela parte mas sem punições severas, este tipo de atitudes vão continuar a ter lugar em espaços onde o exemplo deveria ser o oposto.

Do futebol, passa-se para o basquetebol. Para a NBA, a liga mais importante do mundo. Donald Sterling pode ser um nome desconhecido para muitas pessoas. Este homem das cavernas é dono dos L.A. Clippers. De forma resumida, Donald é o dono de uma equipa que tem um treinador negro, tal como a maioria do plantel. Além disso, mantinha uma relação com uma jovem manequim afro-americana de raízes mexicanas. Porém, este senhor é racista. E foi tornada pública uma conversa de Donald com a ex-namorada em que o proprietário da equipa revela o racismo que lhe corre nas veias. “Podes dormir com pretos. Podes fazer o que quiseres. Mas só te peço que não promovas isso e que não os leves aos meus jogos. No teu asqueroso instagram não tens de colocar fotos com pretos”, são algumas das palavras de Donald para a antiga namorada.

Como já disse Barack Obama, e muito bem, “quando um ignorante fala para demonstrar a sua ignorância, não podemos fazer nada, é só deixa-lo falar”. Esta foi a reacção do presidente norte-americano. Barack Obama falava apenas deste último caso. Mas as suas palavras aplicam-se ao gesto de quem arremessou a banana para o relvado, para quem defende que as mulheres não têm lugar no futebol e a tantas outras situações que acontecem todos os dias. Por partilhar da forma de pensar de Obama é que não perco tempo com tudo aquilo que considero um exemplo de ignorância. Por essas atitudes falam pelas pessoas e isso basta para que sejam vistas como realmente são.

9 comentários:

  1. Muito bom! :)
    E digo mais "Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um idiota por qualquer dos lados" - Provérbio Judaico
    :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente ainda há demasiadas mentes ignorantes por aí.
    No que toca às mulheres e ao futebol, conheço algumas que percebem tanto ou mais de futebol que alguns homens ;)
    Quanto ao Dani Alves, só tenho a dizer: o homem foi BOSS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe muita ignorância mesmo. Existem mulheres que dão uma grande "tareia" aos homens no futebol. O Dani Alves foi igual a si próprio.

      Eliminar
  3. Eu sou uma das mulheres que te da (quase) sempre resposta no que ao futebol diz respeito :D
    E ja tive mt "homemzinho" a quem o facto de perceber mais de futebol que eles fez muita comichao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu percebes muito de bola mas às vezes só vês verde ;p

      Eliminar
    2. Lamento discordar... em situaçao nenhuma, ninguém me pode acusar de "só ver verde". Garanto que a "doença" nao me afecta a inteligência. :p

      Eliminar
  4. Enterram-se a si próprios. E todas as atitudes que referes pareceram-me muito positivas. As reacções positivas têm sempre mais impacto. :) :)
    beijinho

    ResponderEliminar