12.4.14

há alguma mãe (e/ou filho) que não se reveja nisto?

Cruzei-me com algumas frases que são descritas como “máximas pedagógicas das nossas mães”. Na verdade, poderiam chamar-se "frases que todas as crianças já ouviram na vida". Ou será que existe por aí alguma mãe que nunca tenha proferido nenhuma destas palavras e/ou algum filho(a) que nunca as tenha ouvido?

Sobre a rectidão
“Eu endireito-te, nem que seja com uma carga de porrada”

Sobre a liderança
“Porque eu disse que é assim”

Sobre a hierarquia
“Quem manda aqui sou eu”

Sobre a zoologia
“Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas”

Sobre a motivação
“Continua a chorar que dou-te um bom motivo para chorares”

Sobre a antecipação
“Espera só até o teu pai chegar a casa”

Sobre a genética
“És igualzinho ao teu pai”

Sobre a religião
“Reza para que essa nódoa saia da toalha”

Sobre determinação
“Fica aí sentado até terminares de comer o que tens no prato”

Sobre coordenação motora
“Vai arrumar os brinquedos. Apanha um por um”

Sobre raciocínio lógico
“Se caíres dessa árvore partes o pescoço e em cima ainda levas uma sova”

37 comentários:

  1. A partir da segunda, devo ter ouvido e/ou proferido algo semelhante (não tenho certezas), mas em relação à primeira, nunca ouvi e nunca disse, de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou ouvia algumas delas e é impossível não rir ao ler isto :)

      Eliminar
  2. Sobre as birras
    "Quanto mais choras , menos mijas "

    ups ,lembro-me bem de ouvir isto e nem era miúda de birras.
    Mas quando estamos na idade parva , somos tramados :P

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. My God tao real que ate' me faz chorar tal e' a nostalgia :') eheheh Bons velhos tempos!!

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi todas elas. Talvez não no mesmo contexto mas a ideia é a mesma! E o meu filho também terá que as ouvir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São frases míticas que fazem parte do crescimento de todos nós.

      Eliminar
  5. ahahahah! isto é algo que só filhos de mães portuguesas percebem. noutra lingua não é o mesmo. ninguém agarra o chinelo com a mesma rapidez :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que cada país terá as suas expressões dentro do estilo destas mas as nossas são muito boas :p

      Eliminar
  6. Ah ah bem lembrado! O pior é que apesar de crescer a ouvir algumas e detestar, volta e meia dou comigo a dizê-las...

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que mesmo as frases mais "chocantes" que aqui estão não são ditas apenas por maus pais. São apenas desabafos bem engraçados.

      beijos

      Eliminar
  7. Conheces a minha mãe? :)

    Somente sobre a genética é que não dizia igual ao meu pai, mas sim igualzinha a ela. :)))

    ResponderEliminar
  8. Ahahah confere, eu costumo dizer que as mães andaram todas na mesma escola :P

    Podia juntar mais umas expressões. Agora assim de repente lembro-me da "quanto mais choras, menos mijas" xD

    ResponderEliminar
  9. Já ouvi todinhas e já disse algumas ao Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando o Eduardo crescer, casar e tiver filhos, a sua mulher também as irá dizer :)

      Eliminar
  10. Eu.
    Não me revejo, nem como mãe, nem como filha.
    Há sempre alguém diferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que haverá quem nunca tenha ouvido/dito nada do que ali está. Mas acredito que seja um grupo bem menor do que o oposto.

      Eliminar
  11. Ahah :P "porque eu disse que é assim" é muito típico e também muito irritante...

    ResponderEliminar
  12. Eu, mãe de duas crias com diferença entre elas de três anos, se ás vezes não me valessem tais palavras!
    Ás vezes dou comigo a pensar: Fogo és igualzinha á tua mãe.
    Olha é a vida!

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente como filha ja ouvi 2-3 frases ai, felizmente nao sao as piores e felizmente nao aplico essas frazes na educacao da minha filha... ;) ha maneiras melhores de os nossos filhos nos respeitarem e fazerem o que nos mandamus... mas e so a minha opiniao.
    beijinho de Toronto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são desabafos clássicos das mães e acho que quem as diz não é má mãe apenas por estes desabafos.

      beijos

      Eliminar
  14. Todas! A minha mãe não falhou uma! :)

    ResponderEliminar
  15. Tantas vezes ouvi a da genética e a da determinação....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aposto que recordas com um sorriso.

      Eliminar
    2. Principalmente a da determinação que também era acompanhada de um "come, ou apanhas, ai de ti que não comas tudo!!!"
      E eu não comia....
      Vou linkar o teu post, porque tenho que relatar isto no meu blogue. Pode ser?

      Eliminar
    3. Claro que sim. Isto não é uma criação minha.

      Força!

      Eliminar