29.4.14

gostava de ter mais tempo

Gostava de ter mais tempo. O tempo que tenho não me chega. As horas do dia são poucas. Acordo, de segunda a sexta-feira, às 06h23. Nos primeiros momentos do dia, a minha preocupação é apenas o ginásio. Despachar-me para estar pronto para mais um treino de CrossFit ou aula de cycling. Além disso, penso no trabalho. Mais concretamente na alimentação que tenho de arrumar antes de sair de casa. Tento não me esquecer de nada. E por volta das 06h50 estou no carro.

A viagem até ao ginásio é curta. Dá para ouvir, durante alguns minutos, a Antena1 e o programa Há Conversa, de José Candeias. Enquanto ouço as conversas de quem liga como duas ou três bolachas de água e sal. Quando a paisagem, que apesar de ser sempre a mesma nunca me cansa, me cativa mais, queimo alguns segundos com uma fotografia que poderá acabar no instagram ou que serve apenas para que não me esqueça da beleza do local onde moro e também da vida.

Pouco depois das sete estou a fazer o meu aquecimento, nos dias em que não há aula de bicicleta. Com música nos ouvidos, viajo para outro mundo. Depois, segue-se mais um treino de CrossFit. Durante os 20-30 minutos de treino não penso em mais nada a não ser em dar o meu melhor em cada treino. O objectivo é sempre ser melhor do que no dia anterior. Nos dois dias em que tenho aula, apoio-me na música, que toca com o volume elevado, para pedalar como se não houvesse amanhã. Em ambos os treinos existem alguns minutos de boa disposição partilhados com as pessoas que habitualmente partilham o ginásio comigo.

Segue-se um reconfortante duche. Visto-me e passados mais alguns minutos estou no café. Por norma com o meu melhor amigo e com a minha mulher. Este tempo é aproveitado para conversar um pouco. Para falar de coisas que quase só têm lugar naqueles momentos. Não há tempo a perder que tenho de enfrentar o misterioso trânsito para Lisboa e nunca se sabe quando é que está complicado ou não. Entro no carro, ligo o rádio, aumento o volume e refugio-me na música. O tempo em que estou sozinho no carro serve, em algumas ocasiões, para pensar na vida. Nos problemas que eventualmente me apoquentam. Quando assim é, tento arranjar uma solução para tudo enquanto estou no meu refúgio com quatro rodas.

Chego ao trabalho. Os problemas, quando chegam comigo, ficam à porta. Não tenho espaço nem tempo para eles durante as horas de trabalho. Durante o trabalho dedico-me aos meus afazeres profissionais e, nos momentos livres, em que não me apetece ir à máquina do café, por exemplo, entrego-me ao blogue. Aproveito para fazer um ou outro texto e até para responder aos comentários, algo que me dá um especial prazer. A hora de almoço é aproveitada para meter a conversa em dia com o amigo que prepara o sushi onde costumo ir almoçar.  Quando não tenho ninguém para falar, actualizo as notícias do mundo desportivo no iPhone. Isto, antes de mais uma tarde de trabalho.

Quando saio, se deixei problemas à porta, pego neles e fazem a viagem de regresso a casa comigo. Habitualmente ouço a Prova Oral na Antena3 mas, em alguns casos, não consigo deixar de pensar nos problemas que tenho para resolver. Mais uma vez, aproveito o tempo em que estou sozinho no carro para resolver tudo sem que as minhas preocupações sejam visíveis a outras pessoas. Prestes a chegar a casa (ou já mesmo na varanda) aproveito o pôr-do-sol que costumo registar numa ou outra fotografia. Os problemas ficam à porta do prédio. Não vão para casa.

Se os problemas não vão, tento que o trabalho também não vá. Em casa, é o momento de desfrutar da companhia da minha mulher. Quero saber como foi o seu dia. Esforço-me para ver os seus olhos brilharem como mais nenhuns brilham. Aproveito para namorar. E para namorar mais um pouco. E ainda mais um pouco pois sabe sempre a pouco, peço desculpa pela redundância. Antes de me deitar, gosto de passar pelo sofá. Gosto que a minha mulher se deixe dormir no meu peito enquanto vemos televisão. Gosto da ronha no sofá. Até que me vou deitar antes de enfrentar mais um dia.

Antes de adormecer, penso no dia que vivi. Faço uma análise que me permite perceber se foi um dia vivido ou perdido. Se há coisa que me mete medo é poder vir a ter a sensação de que desperdicei um dia da minha vida. Gosto de sorrir antes de me deixar dormir, ao perceber que vivi aquele dia. Que não foi um desperdício. Para algumas pessoas, um dia é apenas um dia. Para mim, é um dos bens mais preciosos que tenho. Nestes momentos, é também comum pensar em algumas coisas que ficaram por fazer. E, ocasionalmente, gostava que o dia fosse ainda maior para poder fazer mais coisas.

É certo que as prioridades da minha vida são estipuladas por mim, exceptuando os momentos em que estou a trabalhar. Eu é que escolho o que vou fazer. E se ficou algo por fazer, foi porque preferi fazer outras coisas que ocuparam o meu tempo. Porque achei serem mais importantes ou por outro motivo qualquer que só a mim diz respeito.

Mas, de uma coisa estou certo. Nunca hei-de pedir mais tempo para viver as vidas das outras pessoas. Quero tempo para mim. Não quero tempo para ter certezas (que não passam de mentiras ridículas que gostava que fossem verdades) sobre as vidas dos outros. Não quero tempo para saber o que move os outros. Não quero tempo para viver a vida de ninguém. E muito menos quero tempo para fazer da vida dos outros a minha rotina diária. Porque esse era o pior castigo que a vida me podia dar. No dia em que a vida me levar a viver a vida dos outros em vez de viver a minha, irei perceber que ando a perder dias de vida. Não estarei a viver mas a caminhar, da pior maneira possível, para a morte. E isso é coisa que não quero.

22 comentários:

  1. também eu...e o tempo é coisa que me assusta. belo texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por me assustar, tal como te assusta, é que não o desperdiço.

      Eliminar
  2. Não podia estar mais de acordo amigo...no entanto vejo tantos que vivem a vida dos outros em vez de viver a sua...!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres um conselho? Deixa de olhar para essas pessoas. Elas olham para ti, o que significa a tua importância nas suas vidas. Falam nas tuas costas, é sinal de que estás à frente. Sabem tudo o que te move e as tuas decisões, é sinal que gostavam de estar no teu lugar. A diferença é que continuas a viver da tua forma enquanto eles mordem-se por não estarem no teu lugar.

      beijos

      Eliminar
  3. Li e reli o teu texto e não sei que dizer...

    Nota-se que não és um miúdo irresponsável , muito menos um tipo convencido
    mas sim um homem com maturidade e só assim consegues ver
    as coisas da forma que as vês no momento.
    Dar importância apenas ao que é realmente importante!!

    Tens toda a razão, a vida dos outros é apenas isso
    tens de viver a tua e da forma que mais gostas
    a isso chama-se Felicidade.

    Gostei muito de ler este texto, especialmente hoje que foi
    um dia com noticias menos boas.

    E pronto amanhã é outro dia, para viver, sorrir e brilhar.

    Good night

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou partir do princípio, e acho que estou correcto, que aquilo que conheces de mim é a minha escrita e agora a fotografia que coloquei. Por isso, não imaginas o bem que me fez ler aquilo que escreveste. Para ti podem ser apenas palavras, para mim é uma linha muito importante que me ensina e mostra onde estar e o que evitar.

      Espero que as notícias hoje e sempre sejam boas e que estejas a brilhar muito.

      O meu eterno obrigado

      beijos

      Eliminar
  4. não tires fotos para o instagram enquanto estas a conduzir...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que cada vez mexo menos no telefone. É um defeito que tenho e que tento melhorar. Obrigado pela força ;)

      Eliminar
  5. Eu também quero mais tempo para viver a minha vida!
    Tenho tanto para viver!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  6. adorei. E fiquei curiosa. Há um ginásio na margem sul que abre tão cedo??? Precisava de um assim... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, pelo menos na minha zona, não é comum. O que é uma pena para quem prefere treinar antes do trabalho. Se precisares de alguma dica, avisa :)

      Eliminar
    2. Pois onde moro e onde trabalho agora não há abrem todos as 10 e eu trabalhei anos em Lx e treinei sempre de manhã. Se não for abuso, preciso mesmo. Obg

      Eliminar
    3. Este é em Santa Marta de Corroios.

      Eliminar
    4. Obrigada... Vou procurar. Como moro no Seixal e trabalho em Almada é a caminho :)

      Eliminar
    5. Se quiseres, envia-me email que dou-te o nome e tudo o que necessitas saber :)

      Eliminar
  7. Muito bom, para um jovem como tu.
    Eu aprecio a vida, mesmo nas situações mais complicados que já vivi sempre fui positiva e, agora que estou na reforma "antecipada", mais aprecio cada momento que vivo.
    Uma coisa admiro na maioria dos homens que nós, mulheres, temos mais dificuldade em gerir: deixam os problemas de casa fora da porta do emprego, deixam os problemas do emprego fora da porta de casa.
    Quanto aos teus momentos em família, acredita que fico muito feliz com o que tu "contas".
    Parabéns pela pessoa que és.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais quero tempo. E tenho tanto medo de não o ter que não o quero desperdiçar.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  8. Adorei ler o teu texto.A conclusão que tiro é que não precisamos de muito para ser feliz,mas disso eu ja sabia.A vida é feita de coisas simples que nos dão tanto prazer.Temos é que aproveitar o tempo da melhor maneira e os problemas fazem parte.
    Abraço
    Lois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas perdem a oportunidade de ser feliz porque querem viver a felicidade dos outros, relegando para segundo plano a sua.

      Abraço

      Eliminar