30.4.14

falta de argumentos e desespero

O tempo ensinou-me que nunca se deve discutir com uma pessoa ignorante. Pelo simples facto de que uma pessoa ignorante só tem um objectivo numa argumentação, que é baixar a conversa ao seu nível. Quando esse objectivo é alcançado, o ignorante ganha sempre, devido à experiência. Como tal, não gasto o meu tempo nestas argumentações. Desisto e dou a "vitória" ao ignorante. Até porque, o ignorante acha sempre que o seu ponto de vista (muitas vezes falso) é o único certo, estando acima de qualquer outro, por melhor defendido que esteja.

E outro dos motivos que me leva a não participar em conversas destas é a falta de argumentos que considero ser meio caminho para a ignorância. Quando não existem argumentos, surge o desespero. Quando há desespero, as pessoas agarram-se a tudo e mais alguma coisa. Conseguem distorcer os mais simples e básicos detalhes para tentar vender uma ideia absurda. É o tal processo que consiste em levar a conversa para a ignorância, onde depois se destaca a experiência na área da ignorância.

Por isso, nada melhor do que dizer "tens razão" a alguém que procura uma conversa ignorante. Até porque este "tens razão" é o pior que um ignorante pode ouvir. Fica a patinar sem saber o que fazer para entrar na sua área de conforto onde tem experiência.

Enviado do meu iPhone

28 comentários:

  1. Completamente verdade. Com os malucos não se discute.

    ResponderEliminar
  2. Palavras sábias porra.

    Rui

    ResponderEliminar
  3. Nem mais...acrescentava só que quando depois de alguma insistência se parte para a ofensa verbal é o completo fim da picada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso acontece momentos antes do corpo já estar todo enterrado na areia. É o nível mais baixo de todos. Ao alcance apenas dos predestinados da ignorância.

      Eliminar
  4. Como te compreendo! Não vale a pena gastarmos o nosso latim e as nossas energias com pessoas desse género! O silêncio é o nosso melhor amigo!

    ResponderEliminar
  5. Acho que ainda consegue utilizar mais uma ou duas vezes (vá numa da excentricidade três vezes) o termo ignorante

    ResponderEliminar
  6. Aplica-se a ignorantes e a gente maldosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente e infelizmente, a maldade estimula a ignorância.

      Eliminar
  7. Uma amiga minha costumava usar uma expressão que adoro: "não tens razão, mas eu dou-ta". Bastante aplicável nas situações que referiste.

    ResponderEliminar
  8. Por vezes ainda tento. Acredito que poderá existir alguma coisa de bom dentro das pessoas e tenho a ilusão de que posso conseguir lá chegar. Sou muito naif, ainda. Acho que vou esforçar-me por adoptar o "tens razão" ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deves continuar a acreditar nas pessoas. Mas não deves bater vezes excessivamente na mesma tecla. Nessa altura, optas pelo tens razão :)

      Eliminar
  9. é verdade...devia ter lido o blog à 5 minutos atrás, assim tinha fugido de uma conversa destas ( e sim, de vez em quando caímos nestas...)

    ResponderEliminar
  10. Afasto-me dessas pessoas.
    Ou fico calada.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. E cada vez mais a vida me dá razão. Não vale mesmo a pena desperdiçar um único segundo com quem não merece.

      Eliminar
  12. Ando a ter conversas com experientes ignorantes e fico sempre a perder. Realmente tenho de mudar de estratégia...

    ResponderEliminar