7.4.14

como as mulheres olham para as mulheres

O tema da boa forma da Carolina Patrocínio tem dado muito que falar. Existe quem defenda que só é possível porque tem uma vida facilitada. Ou seja, é rica e tem tempo. Existem os que simplesmente acham que tinha uma barriga feia. Existem pessoas que acham que Carolina Patrocínio parecia um monstro. Há quem ache que gosta de se exibir. Há também quem fale de inveja e ainda quem argumente que existe uma pressão para que todas as grávidas fiquem em forma depressa. Pressão essa que tem origem nos homens.

Não vou negar que existe pressão. Porque ela existe e isso ninguém pode negar. Mas não concordo com quem defende que é uma pressão sobretudo masculina. E, tendo por exemplo o caso da Carolina Patrocínio, basta ver quem é que, na sua esmagadora maioria, critica o comportamento da apresentadora que optou por estar sempre em forma durante a gravidez. Acho que a grande pressão tem origem nas próprias mulheres.

As mulheres, de uma forma geral, “invejam” as outras. Equiparam-se às outras. Querem fazer o mesmo que as outras fazem. Querem ser iguais aquelas que alguém define como exemplo. E acabam por lidar mal quando as coisas não seguem esse rumo. Acabam por colocar uma gigantesca pressão em cima dos próprios ombros. Ainda usando este caso como exemplo, acho que mais depressa uma mulher mete na cabeça que quer ter uma barriga daquelas do que ouve um homem dizer que precisa de perder peso e ter uma barriga igual à da Carolina.

Acho que existe uma grande competitividade feminina. Que quase não tem barreiras nem limites. E acho que isso é que origina a tal pressão em torno de uma suposta ideia de perfeição que criaram. Os homens não exigem perfeição. Querem uma mulher cuja perfeição seja pessoal e não uma cópia de outra. Cada mulher (homem) tem as suas prioridades. Que nunca devem passar pelas prioridades dos outros. Se a prioridade e os objetivos forem definidos por cada um, deixa de existir a tal pressão, que chega a sufocar, de ser igual a alguém. 

21 comentários:

  1. Também acho que somos nós, mulheres, que colocamos essa pressão em nós mesmas.
    Estamos sempre a julgar e a ser julgadas pelo nosso aspecto e cada vez está a ficar pior. É triste, embora esteja a levar muitas pessoas para o lado saudável. :)

    ResponderEliminar
  2. Em parte concordo com o que está no post. De facto, há muita competitividade entre as mulheres. A raça nem para elas próprias são boas e cúmplices. É algo de que de facto me transcende. Depois, penso que aqui, mais que as mulheres em si pôr pressão no que quer que seja, é mais a sociedade em que vivemos. Os dias que correm. E por último, cá para nós, e não querendo desculpar as demais do que quer que seja, as famosas, as vip´s, o nome que se quiser "rotular" têm uma vida muito mais facilitada. Porque enquanto uma "comum" mortal se quiser um tratamento de emagrecimento, aulas de ginástica, tratamentos de corpo e rosto e outros afins, tem que pagar. Já as ditas famosas, vip´s, etc, se for preciso têm essas benesses em troca da imagem e tudo mais. Uma mão lava à outra, vá. Em suma, num, todo, não é assim tão linear como no post está a passar.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que há muitos famosos que não têm onde cair mortos e vivem de aparências e de festas. É a ilusão de uma vida que não têm.

      Acho que as pessoas têm de ter as suas prioridades bem estipuladas e têm de viver bem com as escolhas que fazem ;)

      Eliminar
    2. Eu sei. (In)felizmente já lidei com muitos deles por questões profissionais e, sei perfeitamente o que escrevi no primeiro comentário.

      P.S.- Desculpa a vírgula a mais e o ponto final onde não deveria de estar, mas só agora é que vi que tinha cometido tal gaffe. Acontece, sei, mas pode-se evitar para sermos melhor compreendidos.

      Eliminar
    3. Não tens de pedir desculpa por nada :)

      Nesse caso, sabes que muitos são uns pedinchas que não têm onde cair mortos e que se fazem de reis.

      Eliminar
  3. Eu sou de opinião que homens não devem "deduzir" pensamentos das mulheres sobre as próprias mulheres... acabam sempre a falhar... Principalmente quando se trata, como é o caso, de se "desculparem" numa determinada situação.

    Beijinho
    http://socorro-mudeioblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um homem nunca saberá tudo o que uma mulher pensa. Mas existem coisas fáceis de perceber. É o mesmo que uma mulher dizer que os homens fazem figuras ridículas quando discutem futebol. É algo que se nota.

      Por exemplo, quantas mulheres dizem que querem ter umas pernas iguais às de..., querem um penteado igual ao de..., querem umas mamas iguais às de..., querem uns lábios iguais aos de...

      Outro exemplo, sempre que uma mulher entra num espaço, as outras olham para essa mulher de alto a baixo.

      É nesse sentido que digo as coisas. Acho que as mulheres são muito competitivas em relação às outras. Mas isto não é mais do que a minha opinião.

      beijos :)

      Eliminar
  4. A inveja é uma coisa tramada. Eu magra, ouço muitas vezes em tom de ainda vais ver "deixa lá que quando tiveres filhos vais engordar!!!"
    Quanto à Carolina, se a moça quis passar a gravidez a fazer exercício, se tem a genética, melhor para ela. Quem pode, pode e ela pode. A inveja é tão feia.

    ResponderEliminar
  5. essa pressão é terrível. As próprias mulheres são as próprias a comentar "ai que ela ainda tem barriga" e outras preciosidades dessas. Como se nos primeiros tempos fosse mais importante ir ao ginásio do que estar com o bebé. E nem vou falar das barbaras Guimarães e outras que saem fantásticas da maternidade, quando uma mera mortal, além da falta de sono e de descanso, não tem cabeleireira nem maquilhadora, e quando chega a casa com o bebé ainda tem a roupa para lavar e passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres têm de lidar bem com as escolhas que fazem, sem quererem ser iguais a x ou y.

      Eliminar
  6. essa pressão é terrível. As próprias mulheres são as próprias a comentar "ai que ela ainda tem barriga" e outras preciosidades dessas. Como se nos primeiros tempos fosse mais importante ir ao ginásio do que estar com o bebé. E nem vou falar das barbaras Guimarães e outras que saem fantásticas da maternidade, quando uma mera mortal, além da falta de sono e de descanso, não tem cabeleireira nem maquilhadora, e quando chega a casa com o bebé ainda tem a roupa para lavar e passar.

    ResponderEliminar
  7. Em suma, se quiseres conhecer a escória dos sentimentos humanos, debruça-te sobre os sentimentos que as mulheres alimentam em relação às outras mulheres...:)))

    ResponderEliminar
  8. Gostava que as mulheres fossem mais unidas, tal como os homens. E impressionante como tem falta de uniao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nem passa pela união. É algo mais forte do que isso.

      Eliminar
  9. Me again.... é ambíguo... é possível, porque ela tem força de vontade... porque quer, e porque pode... sim, as mulheres, são malvadas para elas próprias e é horrível. Sou capaz se fazer piadas com muita coisa. Acho que fiz com a barriga dela, porque ela disse que tinha que voltar para o ginásio, quando estava com uma barriga impecável poucos dias depois de ter tido a menina e acho que fiz uma piada com o umbigo dela, ou algo assim. Reforço a ideia que não gostava da barriga dela quando ela estava grávida, ou prenhe (o prenhe é válida, para o Ser Humano, ninguém precisa de me bater.... ) não tinha uma pinga de gordura, aquela mulher, é de louva pelo o esforço dela... Mas porque para mim, para a minha opinião, prefiro barrigas mais redondinhas, mais nada... Agora, que ela tem uma g'anda cena, e dá-lhe a valer... Boa!
    Que continue... Força!!! O que eu acho que se passa por aí, é mesmo inveja, e muita gente, que não mexe o rabo, e que quer que lhe caía em cima, por milagre algo assim. Ok... Ela exibe... Ya... Provoca.... Sim, provaca....desde sempre... Sim, desde sempre.... Mas as mulheres são umas cabras, umas para as outras. Se uma mulhere está gorda, elas dizem à tromba estendida, "O quê, vais comer isso ?! Mas achas mesmo que devias comer isso?! Não achas que devias antes estar a fazer dieta? Em vez de estar a enfardar isso?". A seguir começamos fazer dieta. Esforçamo-nos. Comemos bem. Ginásio. Começamos a emagrecer. O que é dizem?!? "Ai, que horror... Acho que estás a ficar magra de demais... olha para esse queixinho de bruxa.... e essa barriga... nota-se tudo... acho que devias párar de emagrecer..." Isto é o que eu ouço... E só engordei com a gravidez, e infelizmente, demorei algum tempo para emagrecer. Não opino sobre o aspecto de ninguém quando é mau, porque fui bem educada pelo meus Pais... Enalteço o Bom Aspecto... Mas as mulherzinhas do meu local de trabalho, adoram espezinhar todo mundo.... falam bem, falam mal, estão sempre, sempre a falar.... eu aqui, só disse que a barriguita dela, grávida, parecia esquisita, mais nada. Mas admiro o esforço dela. Porque quando uma pessoa quer, uma pessoa faz, e as coisas acontecem. Mais nada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não discuto o gostar. Porque é possível gostar ou detestar. Isso é natural.

      Acho que aquilo que dizes da inveja diz muito sobre o caso e sobre a forma como as "mulheres" lidam com algumas coisas.

      Eliminar
  10. Concordo. Pessoalmente ja passei por isso, infelizmente a historia nao acabou bem e nem e' facil para mim relembrar. Pois por ser uma pessoas honesta e que da' o seu melhor para o ajudar os outros nao e' facil para mim quando o olhar competitivo da mulher da em cima. Mas passei por elas e senti na pele isso mesmo. Se mudei a minha maneira de ser? Sem duvida... sou muito mais insegura infelizmente e desconfiada. Mas ainda assim uma pessoa honesta. Mas nao hajam duvidas... o homem e' mais liberal, mais na paz e na calma, se ha ciume ou inveja ou problema e' guardado para o proprio. Infelizmente nesse aspecto a mulher tem a lingua muito grandee..... Beijinho x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que uma grande diferença é que os homens não se querem comparar a outros. Aliás, ficam fulos quando são comparados a outros.

      Eliminar