29.4.14

-12.6 (and counting)

Ontem foi dia de voltar ao consultório da Drª Mariana Abecasis para aquela que foi a minha terceira avaliação. Em relação à simpatia e à forma como aborda cada questão, já nada tenho para dizer sobre a Mariana. A ida a uma consulta parece sempre uma conversa de amigos que se cruzaram no café. Falámos das questões do costume e, minutos depois, subia para cima da balança que dita a verdade.

Em pouco mais de dois meses já perdi 12.6 quilos. Perdi também 6.1% de gordura corporal. A isto juntam-se bons valores de percentagem de massa magra, percentagem de água corporal e um índice de massa corporal cada vez mais próximo do desejado. O objectivo está cada vez mais próximo podendo até existir uma nova meta que dependerá da primeira que estipulei.

Se precisasse de motivação extra (tenho para dar e vender e conto com o extraordinário apoio da minha mulher - que minutos depois de abandonar o consultório enviou-me uma mensagem a dizer “estou muito orgulhosa e vaidosa de ti”, algo que me dá ainda mais força - e família) agarrava-me aos elogios da Mariana e às palavras que diz quando fica a par dos novos valores. “É a única pessoa a quem digo para fazer disparates, tal é o comportamento”, gracejou antes de se despedir.

Nas minhas avaliações, costuma perguntar-me se tenho algum desejo alimentar. Digo que não. Que até me surpreende a facilidade com que reaprendi a comer. Explico como tem sido o meu comportamento nos almoços/jantares fora de casa e o facto de já ter adoptado naturalmente hábitos alimentares saudáveis não tendo a mínima vergonha de os revelar, por exemplo, num almoço/jantar só de homens.

Quando dei início ao plano alimentar, ponderei sobre se deveria ou não ser tema no blogue. E achei que deveria ser. Isto, sem saber no que me estava a meter e no resultado que teria. Neste momento já perdi mais de 12 quilos e não escrevo sobre isso para fazer bandeira disso mesmo ou para fazer inveja a quem tem peso a mais. O que me leva a escrever é mostrar que qualquer pessoa consegue fazer aquilo que estou a fazer. E, para ter sucesso só é preciso uma coisa: uma grande força de vontade em querer mudar. Este desejo pode ser apoiado por quem nos rodeia mas o motor temos de ser nós. É isso que faz a diferença. Querer mudar por nós e não por outro motivo qualquer.

27 comentários:

  1. Muitos parabéns pelos bons resultados! :)

    ResponderEliminar
  2. OLá bom dia! Sem querer ser chata, será que poderia descrever um dia da sua dieta? Eu também estou a fazer dieta e gostava de saber se estou a fazer bem. Estou desempregada e infelizmente não posso gastar nada em extras. obrigada
    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia, podes tratar-me por tu. Não tenho qualquer problema em dar um exemplo do que faço mas saliento que é o meu plano. É uma alimentação pensada para o meu objectivo.

      +- 6h50: duas/três bolachas de água e sal (Vieira). Não como o pacote todo porque não gosto de comer muito antes de treinar.

      Das 7 às 8 estou no ginásio (cinco dias por semana)

      Depois do treino tomo o pequeno almoço. Por norma, uma sandes sem manteiga com uma fatia de fiambre/torrada sem manteiga com meia de leite.

      +-12h: peça de fruta.

      Almoço

      Dois lanches à tarde (16/18h). Aqui altero entre as papas de fruta, iogurtes, triângulos de queijo e tostas e por aí fora.

      jantar (tanto nos jantares como nos almoços como peixe, carne branca, carne vermelha, sushi, sopa. Tenho cuidado com os acompanhamentos. dou preferência às saladas e legumes).

      Com estas refeições fico completamente saciado. Se tivesse muito apetite, podia ainda fazer mais duas refeições. Uma antes do jantar e outra antes de me deitar.

      Volto a dizer que se trata daquilo que faço, aquilo que foi planeado para mim.

      Eliminar
    2. Desculpa mas não consigo entender como é que a tua nutricionista pode concordar com comeres apenas 3 bolachas de água e sal depois de tantas horas em jejum e antes de uma hora de actividade física... Tens a certeza que não te enganaste no que escreveste?

      Eliminar
    3. Obrigada! A minha dieta é parecida. Só vou á balança na semana que vem, para ver quanto perdi num mês. Faço caminhadas de 10 km e bicicleta. O meu objectivo são 10 quilos. Mudando de assunto aproveito para dizer que gosto muito de ler o que escreves :)
      Sílvia

      Eliminar
    4. Anónimo (19h30)
      Eu não comia nada antes de treinar. Não gosto de comer minutos antes de estar a treinar, correr ou jogar futebol. Dias antes da consulta tinha começado a comer bolacha maria (também duas ou três) antes do treino. Podia ter continuado mas preferi mudar para as de água e sal. A cada consulta que vou, pergunta-me se me sinto mal a treinar. Se me sinto fraco e com tonturas. Digo que não, porque não sinto. Por isso, estou bem assim. A realidade é que não são apenas duas bolachas porque não comia nada. Passar a comer é uma novidade para mim. Se comer o pacote todo é provável que me sinta mal porque o treino começa minutos depois. Se fosse para comer mais tinha de acordar bem mais cedo.

      Sílvia
      O meu objectivo foi um pouco mais elevado do que o teu. Obrigado pelas tuas palavras. Se precisares de algo, podes enviar email que ajudo no que puder :)

      Eliminar
  3. Vês!!!! Aqui está uma excelente razão para sorrirmos:)))))

    Parabéns Bruninho!
    Jinhooooooosssss

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelos progressos!
    Como posso entrar em contacto contigo ao nível do blogue?
    Tens algum e-mail do blogue?
    Obrigada!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  5. Sabes que tenho a Mariana no meu coração. Ela ensinou-me a "comer"... Foi minha nutricionista em 2012, e desde dessa altura, que sei que como bem. Perdi 35 Kg, ao todo. Acho que tens um bom motivo para te vangloriar, porque é um esforço TEU, és TU que estás a conseguir fazer isso. E acho que este tipo de textos, deveria ser visto como uma forma de motivação. E se houver alguém que não se sente bem com o seu peso, tem aqui um exemplo de motivação para seguir. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens e eu vou ficar. Dizes muito bem, ela ensina a comer. É isso que ela faz e da forma mais "natural" possível. E como passaste pelo que estou a passar, sabes muito bem o significado desse esforço.

      A ideia de partilhar o que estou a fazer foi mesmo essa. Que possa ajudar alguém a fazer o mesmo. E se existir alguém que pense que se trata de dinheiro mal gasto, pessoalmente posso dizer que é o dinheiro que melhor gastei nos últimos tempos.

      Eliminar
  6. Olá! Para perceber se efectivamente é um bom resultado, convém dizeres qual é a tua % de massa magra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No final, darei os valores iniciais e finais. Mas estou satisfeito com o progresso feito.

      Eliminar
  7. Eu admiro as pessoas que estipulam objectivo se os perseguem.
    Quando queremos (seja emagrecer, deixar de fumar, etc) conseguimos.
    Temos de querer e estar dispostos a mudar a nossa vida para isso!
    Parabéns Bruno!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! Lá está o porquê dos ésses! Esforço e dedicação! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho começado a usar roupa que não vestia há muito e a sensação é óptima. Vale mesmo a pena :)

      Eliminar
  9. Parabéns pelo teu sucesso! 12 kg em dois meses é muito bom!

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  10. Parabéns! Tens sido uma inspiração! Adoro ver o teu progresso!

    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Parabéns.
    Admiro quem planeia as suas metas, esforça-se, cumpre-as e alcança-as.

    ResponderEliminar