11.3.14

o beijo é química


Este vídeo anda literalmente na boca de toda a gente. Vinte pessoas foram desafiadas a beijar estranhos. Gostei tanto desta experiência que analisei o vídeo de diversas maneiras. Ou seja, vi a primeira vez. Revi para analisar as posturas corporais. Ouvi o vídeo sem estar a ver a imagem. Resumindo, observei esta experiência de todas as formas de que me lembrei.

E aquilo que destaco é a rapariga de barrete que diz “vamos olhar uma para a outra por um segundo” antes de se beijarem. De resto, é um primeiro beijo a ser um primeiro beijo. São pessoas que nunca se viram mas acho que a reacção não seria muito diferente se fossem pessoas que se conhecem mas que nunca se beijaram e que nunca colocaram essa hipótese. Acho que o nervosismo e a insegurança seriam iguais. Quanto muito, seria mais embaraçoso se fosse com alguém que se conhece e com quem se tem uma história, independentemente do enredo da mesma.

De resto, neste vídeo, há pessoas que aparentemente sabem beijar. Há pessoas que, também aparentemente, não sabem. Há quem não saiba o que fazer às mãos durante um beijo. Há quem deteste o beijo. Há quem adore e queira mais. Há quem tente disfarçar, apesar de não conseguir, a insegurança do momento. Há quem goste do par que calhou. E há quem preferisse ter melhor sorte. Há quem queira que o beijo não acabe e existe que preferisse que nunca tivesse começado. Há quem queria ficar ali a sentir outros lábios e língua e há quem queira fugir a sete pés.

Referi que destacava a rapariga de barrete e a sua postura antes do beijo a uma estranha. Mas, aquilo que sobressai ainda mais é a química. Que é aquilo que realmente define um beijo e até o futuro das duas pessoas que se beijam pela primeira vez. Existe um casal onde a química é evidente. Por eles, e refiro-me ao rapaz de gorro e à rapariga de vestido, aquilo não acabava ali.

Os primeiros beijos são como os ovos kinder. A pessoa sabe o que vai levar à boca mas nunca sabe qual será o presente. No caso dos chocolates, a resposta está na embalagem amarela. No que aos beijos diz respeito, a resposta está na química. É ela que irá ditar o futuro das duas bocas que se tocaram pela primeira vez. Porque, se não houver química no beijo, o interesse entre as duas pessoas acabará por desaparecer.

24 comentários:

  1. Quando vi o video há bocado na pagina de facebook do Daniel Oliveira comentei na mesma onda que tu em relação ao mosso de gorro e a menina do vestido.... Eles não se conhecem? Se calhar não... mas aposto que foram conhecer-se melhor.

    Nunca se sabe que género de relações se podem começar ali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro beijo consegue ser determinante.

      Eliminar
    2. Só agora reparei que escrevi mosso em vez de moço :O e tu não sabes avisar-me de tal falha?? ahahah

      aii :$

      Eliminar
  2. E há com cada química.... que mais parece física.... ;)

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Que giro...vi primeira e segunda vez...e só conseguia pensar no nosso primeiro beijo...meu e de MorMeu, se houve química?...well...dura há quase 20 anos, embora nada nesta vida seja eterno, posso garantir que foi determinante.

    jinhooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso primeiro beijo teve química e recordo como se fosse hoje :) Até porque foi um dia cheio de beijos.

      beijos

      Eliminar
  4. Destaco o casal, em que o fulano está de barrete de lã.
    "granda" quimica, que ali houve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um primeiro beijo perfeito. E ao início parece que não vai dar em nada...

      Eliminar
  5. Fui educada para o primeiro beijo ser algo especial...mas antes dar a boca a desconhecidos que aquilo.
    E porque dizes que seria embaraçoso se fossem conhecidos e tivessem uma história?A tua visão é toda ao contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considero que os beijos devem ser sempre especiais mas a verdade é que podem ser banais.

      Eu baseio o meu ponto de vista na minha perspectiva. Ou seja, mais facilmente me imagino a beijar uma estranha que provavelmente nunca mais verei do que uma colega de trabalho (para dar um exemplo) que vejo todos os dias, com quem tenho uma "história" e com quem não tenho qualquer atracção. Para mim, isto seria mais embaraçoso do que beijar uma desconhecida.

      Eliminar
    2. Concordo... um amigo, um vizinho, um conhecido seria mais constrangedor beijar do que alguém que nunca tivesse visto...

      O "documentário" está 5*... dá para ver as diversas reações que cada um tem... muito distintas, por sinal.

      Eliminar
  6. Eu, se fizesse parte do filme, e tendo em conta que estava num situação desconfortável... atacava logo e resolvia o assunto! :-)

    Para mim, a pior é a que diz que é actriz, e acho graça ao 'casal' que aparece no inicio e no fim do filme!

    ResponderEliminar
  7. O primeiro beijo com alguém já dá um friozinho no estômago... com alguém que nos põem à frente para beijar... não sei o que é mais confortável lol
    Eu fiquei embraraçada só por ver o vídeo e imaginar-me na situação deles :)
    O que é certo é que um bom beijo, pede sempre mais.... beijos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for bom, pede. Se for mau, acaba ali :)

      Acho que o embaraço é natural e serve para testar a reacção das pessoas. Nada melhor do que ter confiança ;p

      Eliminar
    2. Olha, afinal...

      http://p3.publico.pt/actualidade/media/11219/este-beijo-foi-visto-por-milhoes-de-pessoas

      Eliminar

  8. Excelente!
    Amo o beijo. Gosto de dar neijos. Gosto de receber.
    Se estivesse no vídeo, seria como a Gata, atacaria de imediato.
    Se houvesse química, ok, deixar-me-ia levar...Se não houvesse, desistia logo e arrumaria com o assunto.

    ResponderEliminar
  9. Well, não gosto muito de ser desmancha-prazeres... É verdade é que o vídeo é bonito, gosto da ideia, há muita química... Mas não será fake? Para estranhos, vê-se muita química e física... Mas pronto, é apenas uma opinião. Porque muitos vídeos que se vêem por aí a apelar ao romantismo e etc etc e tal, são fake ou golpes publicitários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja fake mas já não digo nada. Existem reacções que parecem naturais.

      Eliminar