3.3.14

injustiça dourada

A noite dos Óscares não trouxe grandes surpresas. Já esperava que Matthew McConaughey levasse para casa a estatueta dourada para melhor actor mas, mesmo assim, fico com uma sensação de injustiça. Na minha modesta opinião, Leonardo DiCaprio merecia levar para casa o prémio. Aliás, há muito que já merece essa distinção.

Considero que o grande destaque de Matthew McConaughey vai para o esforço físico do seu desempenho como Ron Woodroof, em O Clube de Dallas. O actor teve de perder muitos quilos – a exemplo do que aconteceu com Jared Letto – o que causou um maior impacto. Por outro lado, a história do próprio filme tem um maior impacto do que a de O Lobo de Wall Street, que para muitas pessoas não passa de um filme com drogas e mulheres nuas.

Esta visão de que se trata de um filme menor faz com que se pense, de forma errada, que o desempenho de Leonardo DiCaprio é muito mais fácil de desempenhar do que o de Matthew McConaughey. Defendo que O Lobo de Wall Street é muito melhor filme do que O Clube Dallas, tal como o desempenho de Leonardo DiCaprio é muito melhor do que o de Matthew McConaughey. Acredito que não seja nada fácil construir uma personagem como Jordan Belfort.

Mesmo assim, tiro o meu chapéu a Matthew que se despiu das comédia e dos filmes românticos de Domingo à tarde. Quando penso no seu nome, ocorre-me Cliente de Risco e Aposta de Risco, onde também está muito bem num registo completamente diferente das parelhas românticas que costuma fazer. Espero que seja um sinal de mudança no seu rumo profissional. E O Clube de Dallas eleva a fasquia.

Por outro lado, penso em DiCaprio e lembro-me de diversos filmes que mereciam um Oscar. O Lobo de Wall Street, O Grande Gatsby, Django Libertado, A Origem, Shutter Island, O Corpo da Mentira, Diamante de Sangue e The Departed, só para dar alguns exemplos. Acredito que a sua hora está a chegar mas também não me surpreende que venha a ser um daqueles actores reconhecidos por acumularem nomeações para Óscares e nada mais do que isso.



Por fim, e a minha opinião vale o que vale, mas em estilo, elegância e classe, o Leonardo DiCaprio dá 15-0 ao Matthew McConaughey. Ou não?

44 comentários:

  1. Existem tantos actores que mereciam oscars e que não ganham... Olha o Johnny Depp... Nunca ganhou nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que a academia tem os seus preferidos. E isso conta na avaliação que fazem.

      Eliminar
  2. Pessoalmente não sou fã do Leonardo DiCaprio como actor.

    Também não era fã do Matthew McConaughey mas ele fez um excelente trabalho, não somente à frente das cameras como atrás - acompanhei as filmagens de "Dallas Buyers Club" e ele e o Jared Leto merecem os Oscars!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ambos. Acho que o Oscar está bem em casa do Matthew mas ficava muito melhor na casa do DiCaprio. Acho que o impacto físico do Matthew e do Jared tiveram um impacto enorme.

      Eliminar
  3. Terei que discordar, Bruno. Acho que sim, que o Leo já devia ostentar alguns Óscares em cima da lareira mas este ano não me parece que o devesse levar. Não contra o Matthew.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito do Leonardo DiCaprio e acho que ele, por toda a sua carreira, merece um Oscar. No entanto acho que a vitória do Matthew foi justa. Vi os dois filmes e não considero que o Leonardo tivesse estado melhor no filme dele do que o Matthew no DBC. Qualquer um deles merecia ganhar! Quando ao visual, gostei mais do Matthew! Conseguiu fugir ao vulgar smoking preto sem cair no ridiculo como acontece com muitos homens que tentam arriscar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que o Matthew não mereça. Defendo apenas que o Leonardo merecia mais. Quanto à roupa, prefiro o estilo de DiCaprio (não apenas nos Óscares) mas concordo contigo. Fugiu do tradicional sem ser ridículo.

      Eliminar
  5. O Matthew Mcconaughey já filmes "a sério" há muito tempo. Destaco Mud, Killer Joe, Bernie.. Além de entrar numa das melhores séries de televisão dos últimos tempos, True Detective.
    Para mim é um dos melhores actores da sua geração, e melhor actor que Dicaprio. O papel de Dicaprio em wolf of wall street (que é melhor que o dallas buyers club como filme, sem dúvida) é um papel fácil, histérico. Não é um papel de uma vez como o seu em The Departed.
    Já a maior injustiça foi o oscar de melhor realizador para o Cuaron em vez de ter ido para Mcqueen. Isso sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço essa série. Fiquei curioso. Acho que a ideia que tens do papel do Leonardo é a ideia generalizada. Mas aposto que poucos actores conseguiam fazer aquele desempenho que, para mim, é muito complicado.

      O gravidade passa despercebido mas é o grande vencedor da noite. Depois de Ben Affleck não ter sido nomeado para melhor realizado com Argo, que ganhou o Óscar de melhor filme, acredito em tudo.

      Eliminar
  6. Não podia concordar mais. Anseio pelo reconhecimento do DiCaprio que tem feito interpretações fantásticas nos últimos anos e que, na minha opinião, mereciam ser recompensadas!

    ResponderEliminar
  7. Concordo, acho que Leonardo Dicaprio merecia muito mais a estatueta dourada do que Matthew McConaughey.

    E sim!!! Leonardo Dicaprio tem muito mais estilo, classe e elegância... (Isto, na minha modesta opinião,claro).

    ResponderEliminar
  8. Matthew este muito mas muito bem no clube de Dallas. Não sei se é por estar habituada a vê-lo em comédias românticas que me fez ficar de boca aberta com o seu desempenho.E acho que foi isso que fez com que ele se destaca-se mais, pelo facto de ser um papel completamente diferente de tudo que já fez. Mostrou versatilidade.
    Sou uma fã incondicional do Leonardo, e é para mim o melhor actor da sua (e um pouco minha) geração, nunca me desilude, e também sou da opinião já devia ter levado uma estatueta dourada para casa ...é difícil dizer em que filme esteve melhor, mas o dia dele chegará, tem de chegar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nego que o Matthew está muito bem. Mas será que o papel seria tão falado se a imagem não mudasse radicalmente? Há largos meses que vinha sendo notícia pelo peso.

      Eliminar
  9. Tudo dito.
    Assino por baixo.

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Não vi nenhum dos filmes por isso não opino em relação a isso. Quanto ao estilo de cada um, acho que estão os dois muito bem, nos seus estilos. O lado mais sobrio assenta bem ao DiCaprio, como aquele "branco parolo" assenta MUITO BEM ao Matthew.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam ambos bem mas prefiro o estilo (sempre) do Leonardo em relação ao Matthew.

      Eliminar
  11. Mias uma vez, estamos em desacordo!! ahaha Está a virar hábito! lol Mas concordo contigo quanto á elegância do Dicaprio!lol
    Eu dou daquelas pessoas que não gostou do filme o Lobo, o clube de Dallas ainda não vi, mas verei muito brevemente, não gostar até é forte, porque ok é um filme bom, mas dai a ser nomeado a Oscar?? O filme é oco de conteúdo se tirares as drogas, o sexo e as mulheres nuas... Acho que perde por neste momento, estas histórias nos filmes, acabam sempre na expressão "mais do mesmo!" Eu vi o filme e numa parte dó pensava "de certeza que me vai surpreender no fim... pois grande balde de água fria!! Ao fim de um filme bem longo sempre à espera da parte que me fosse surpreender, porque afinal de contas estava nomeado para os Oscares, apenas senti o alivio do "boa já terminou posso ir dormir! Nada de novo que me leve a pensar!" Por isso hoje para mim (tal como escrevi no meu blog que agora tem partes novos ;) lol) Senti que afinal ainda não perdi as qualidades cinematográficas lololol :P Mas os filmes são como os livros, feitos para todos os gostos e respeito sempre, e gosto, das várias opiniões!! :) Quanto ao vencedor do Oscar de melhor actor, como disse, ainda não vi o Clube de Dallas, mas não tiro mérito ao Dicaprio, aliás para mim o filme só vale por isso mesmo, pela interpretação dele! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que seja oco de conteúdo. É a história de vida de um homem que teve tudo e que tudo perdeu. A velocidade do filme é impressionante, tal como o desempenho do DiCaprio.

      O Matthew é um justo vencedor mas o Leonardo seria mais ;)

      beijos

      Eliminar
  12. É caso para dizer que já começa a parecer um paradigma em Hollywood, um actor talentoso como Di Caprio não ganhar um Óscar. Injusto, digo eu.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me lembrar o Sean Penn (se não me engano) que se recusava a ir aos Óscares porque ganhavam sempre os mesmos.

      Abraço

      Eliminar
  13. Tenho que discordar. Apesar de gostar imenso do DiCaprio como actor, este ano o McConaughey foi melhor que ele. Na minha opinião, mereceu ganhar.

    ResponderEliminar
  14. concordo plenamente. Foi uma tremenda de uma injustiça. O Matthew esteve bem, mas foi apenas neste papel. Todos os outros são aqueles filmezecos românticos. Por outro lado o leo ja ha muito que merecia ter ganho. Parece sempre que é desta que vai ganhar, mas passa-lhe sempre ao lado. Fiquei triste e a reacção dele quando viu que mais uma vez nao tinha conhecido foi de cortar a respiração. Ele tem sido muito injustiçado!

    http://fromportugaltonyc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até esqueço o percurso e centro-me apenas nestes dois filmes. Continuo a preferir o DiCaprio.

      Eliminar
  15. Até sou capaz de concordar com o òscar deste ano... mas lá que o Leonardo diCaprio já merecia um óscar também é verdade! Pode ser daqueles casos em que só acabam por receber um prémio de carreira! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não vai passar de um eterno nomeado. Até porque não se sabe se a partir daqui a sua carreira piora, por exemplo.

      Eliminar
  16. Tenho cá para mim que o Dicaprio se arrisca a tornar-se na versão feminina da Meryl Streep.

    ResponderEliminar
  17. Em anos anteriores o DiCaprio até podia ter merecido levar a melhor, mas este ano não mesmo! O Matthew Mcconaughey fez um papel excelente e o filme está incrivelmente bom. Não desgostei do "Lobo de Wall Street" mas também não acho um filmão, na verdade foram 3 horas que me custaram a passar lá para o meio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o teu ponto de vista mas continuo a preferir o DiCaprio.

      Eliminar
  18. Noossa, mais uma vez concordo com o que disseste :)
    Sou fã do Dicaprio desde miúda e o óscar já devia ter sido entregue há muiito tempo! Espero mesmo que o venha a ser um dia! E em relação aos filmes, não acho que se possam comparar, pois as histórias são opostas, mas enquanto o Lobo de Wall Street me deixou maravilhada e com vontade de rever, o Clube de Dallas ficou muito aquém do que esperava e, sinceramente, não gostei muito.

    ResponderEliminar
  19. Noossa, mais uma vez concordo com o que disseste :)
    Sou fã do Dicaprio desde miúda e o óscar já devia ter sido entregue há muiito tempo! Espero mesmo que o venha a ser um dia! E em relação aos filmes, não acho que se possam comparar, pois as histórias são opostas, mas enquanto o Lobo de Wall Street me deixou maravilhada e com vontade de rever, o Clube de Dallas ficou muito aquém do que esperava e, sinceramente, não gostei muito.

    ResponderEliminar
  20. Ainda não vi o Dallas Buyers Club, mas já vi o The Wolf of Wall Street. E concordo em absoluto com o teu post. O DiCaprio já merece o Óscar há algum tempo. E a sua interpretação no The Wolf of Wall Street está BRILHANTE!

    ResponderEliminar
  21. Não vi O Clube de Dallas e portanto não posso dizer se a estatueta entregue ao Matthew foi ou não justa. Mas sim, torcia pelo DiCaprio e nem tanto por este filme - que adorei! Mas antes porque me parece que tal como dizes ele já fez tantos e tantos filmes em que merecia um Óscar e tem sido permanentemente ignorado que até me faz confusão...

    ResponderEliminar
  22. Em desacordo ;)
    O Lobo de Wall street é só mais um filme de como estourar dinheiro em drogas e meninas! ;) o que realmente interessava desta história, fica para os 15 minutos finais de um filme com praticamente 3 horas.
    Não gostei, esperava mais. O Leo pode ter merecido o oscar para colocar sobre a lareira... mas não este ano.
    Ana

    (mas não gostamos todos do mesmo e ainda bem!)

    ResponderEliminar