27.3.14

beyoncé e benfica

A expectativa era muita. Tinha ouvido maravilhas da Mrs. Carter Show World Tour e, mesmo não sendo o maior fã de Beyoncé, trata-se de uma artista que admiro, fui ver o primeiro de dois concertos em Lisboa. Se foi um dos melhores espectáculos a que já assisti? Sim. Sem qualquer dúvida. Se foi um dos melhores concertos a que já assisti? Não. Nem de longe. Pode parecer contraditório. Mas não é.

Acredito que poucos artistas conseguem estar à altura da qualidade do espectáculo protagonizado por Beyoncé. O palco é assustadoramente maravilhoso. Nada falta. Luz excelentemente preparada. Fogo. Câmaras ao estilo das melhores competições desportivas do mundo. Um coro divinal. Uma banda extraordinária. Bailarinas que nos deixam boquiabertos. Até agora, tudo mulheres. E dois bailarinos que são um pouco a alma do espectáculo e os grandes animadores quando Beyoncé não está em destaque. A isto junta-se uma gigantesca vídeo wall, que está "sempre" em movimento. Tudo isto está estudado ao mais ínfimo detalhe, e nada falha.

E tudo isto faz com que seja um espectáculo como poucos no mundo. Beyoncé – perdi a conta ao número de vezes que mudou de roupa – está divinal. Elegante. Perfeita em todas as roupas que escolhe. Dança, canta, dança, canta, dança, canta e por aí fora, sempre num registo de excelência A interacção com o público cumpre os mínimos olímpicos. Neste domínio, podia fazer mais. É uma opção que não me choca. Encore é também coisa que não existe. Mais uma opção que não me choca. Nós é que estamos habituados a um ou dois encores.

Quando digo que não é o melhor concerto é porque existem muitos momentos a separar uma música da outra. Momentos que são aproveitados para vídeos e danças. Não contabilizei o tempo mas acredito que quase que existe um empate entre o tempo em que Beyoncé está a cantar e aquele em que são exibidos vídeos ou em que está a dançar. É apenas por isto que digo que não é o melhor concerto a que já assisti. Gostava de menos momentos "mortos" porque Beyoncé abre a boca, ouve-se perfeição. A sua voz é tão perfeita que até arrepia e sabe sempre a pouco.

Gostei da homenagem a Whitney Houston. É um momento marcante. E acho que é um concerto que todas as mulheres adoram. É certo que os homens também mas a mensagem inicial do espectáculo e o próprio discurso de Beyoncé é especialmente dirigido para elas. Em jeito de conclusão, não saí de lá desiludido. Pelo contrário. Mas, não assisti a um grande concerto mas sim a um enorme espectáculo que poucas pessoas conseguem protagonizar.

Quanto ao Benfica, pouco a dizer. O Porto ganhou bem. Mas fico feliz pelo facto de Jorge Jesus não se ter deixado dominar pela rivalidade. Ou seja, percebeu que o jogo de Domingo, com o Braga, é muito mais importante do que este e guardou jogadores chave para esse encontro. Levou a eliminatória para a Luz e isso é que importa. Deixo apenas uma sugestão aos portistas que parecem ter ganho três ligas dos campeões em simultâneo. Foi apenas um jogo. Isto vai a meio. Ainda falta o jogo em Lisboa. Estão em vantagem. Mas é muito curta. Festejar em exagero pode dar mau resultado. E acreditem que os benfiquistas sabem o que dizem neste aspecto. Foi uma vitória justa. Não eram os piores do mundo. Mas também não passaram a ser os melhores.

6 comentários:

  1. Confesso que não gosto muito da música dela...mas não duvido das suas capacidades vocais nem do seu desempenho. É realmente uma grande artista e entertainer e merece todo o respeito por isso. As vezes costumo compara-la a Madonna, pela semelhança da mensagem "mulheres para a frente!".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também a comparo com a Madonna. Gostei muito do que vi mas gostava de mais músicas e menos momentos "mortos". Tal como gostava de uma maior interacção com o público.

      Eliminar
  2. "do fundinho do coração" não tenho nada a acrescentar :p ahahah

    ResponderEliminar
  3. Só uma nota em relação ao Porto, não é que pareça que ganhamos 3 campeonatos, é que o FCP vinha a jogar tão mal e com um desempenho tão aquém daquilo que habituou os adeptos que quando assistimos a um jogo como o desta semana percebemos que nem tudo está perdido, afinal o verdadeiro Porto ainda está lá, daí o festejo.
    Não foram os portistas que no ano passado andavam a meio do campeonato a dizer que iam ganhar tudo…
    Em relação à Beyoncé gostava de verificar se ela canta mesmo bem, tenho as minhas dúvidas depois do playback do hino nacional, mas que é uma artista no verdadeiro sentido da palavra é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aquilo que defendo é que o Porto não era o pior do mundo, apesar de ter um plantel fraco em relação aos outros anos, nem passou a ser o melhor. Por isso mesmo é que digo que os benfiquistas sabem bem que festejar cedo pode correr mal. Ainda falta muito tempo.

      A Beyoncé está num patamar ocupado por poucos. É pena que cante pouco tempo.

      Eliminar