20.2.14

passar fome

Ontem, revelei no blogue que estava, pela primeira vez na minha vida, a fazer uma dieta. Antes disso, já tinha dito a algumas pessoas que estava a submeter-me aquilo que considero uma reeducação alimentar. Desde então ouço coisas como: “estás a passar fome”, “só comes peixe”, “que comprimidos tomas para perder peso”, “só comes barritas”, “tiveste que deixar de comer”, “aposto que só comes sopa” e por aí fora com outras coisas dentro do mesmo género.

Acho que é por causa de pensamentos como estes que muitas pessoas têm uma ideia errada do que é uma dieta. Existe uma ideia, muito vincada, de que estar submetido a um regime alimentar é passar fome. Quando, o objectivo é exactamente o inverso. No meu caso, faço seis refeições por dia, sendo que posso fazer uma sétima, caso tenha fome. Um dos erros que cometia era fazer menos refeições. Isso fazia com que, por exemplo, chegasse ao jantar com fome e comesse muito. Assim, com este número de refeições estou sempre saciado.

Dando ainda o meu caso como exemplo, não estou a tomar um único comprimido para perder peso. Nem como só peixe. Nem me alimento de barritas. Nem tive de fechar a boca e nem sequer me alimento apenas de sopa. A minha dieta tem peixe, mas também tem carne (branca e vermelha). Tem sushi (uma das coisas que mais comia durante a semana), tem queijo e tem fiambre. Até tem chocolate (que ainda não senti necessidade de comer) e bebidas alcoólicas. Ou seja, não passo fome. Muito pelo contrário.

Aquilo que acontece é que como as coisas certas na hora adequada, com um controlo de calorias. Não mais do que isso. Não abuso de coisas calóricas antes de me ir deitar. Evito doces e fritos. E guardo o álcool para situações sociais. Acho que, quando algumas pessoas destruírem o mito de que uma dieta passa por comprimidos e por longos períodos sem comer, vão passar a olhar para os regimes alimentares de uma forma completamente diferente e construtiva.

17 comentários:

  1. São aqueles comentários feitos a partir de pressupostos enraizados e sobretudo aquela máxima de que dieta = passar fome. já agora uma pergunta...e a parte de conciliares os teus novos hábitos de alimentação no dia a dia com a pessoa com quem partilhas a tua vida e que pode ter hábitos alimentares completamente diferentes...fazes refeições diferentes para cada um?...sinceramente acho que no caso dos homens esta situação vem facilitada porque nós mulheres facilmente nos adaptamos mas no caso contrário...nhum...não sei se será bem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocas uma questão interessante. A minha mulher pode comer o mesmo que eu. Mas, é uma pessoa magra. Como tal, se começar a perder peso, deverá comer outras coisas. E sim, acho que as mulheres se adaptam melhor do que os homens :)

      Eliminar
  2. Fazes muito bem e acima de tudo a saúde agradece.
    Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. Se soubesses o quanto gostei deste post! Sou da área e é dos mitos mais dificeis de contornar, que nos rouba a nós "clientes" e às pessoas saúde...

    12 LOVE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia. Acho que as pessoas têm uma ideia muito errada sobre o que é uma dieta.

      Eliminar
  4. Sim, o primeiro pensamento é esse. Mas concordo, não se passa fome!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço refeições porque sei que tenho de fazer porque não tenho fome.

      Abraço

      Eliminar
  5. Uma dieta alimentar não é só necessariamente para quem é, digamos, mais preenchido! Por vezes, necessitamos de redefinir os nossos hábitos para nos sentirmos melhor com a nossa própria pessoa mas as mentalidades ainda são assim, o que é que vamos fazer? Olha, deixa-as falar que elas são felizes assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Porque existem pessoas que têm péssimos hábitos alimentares mas que têm a sorte de não engordar com isso.

      Eliminar
  6. Há dietas e dietas. Uma das mais famosas dietas do momento é lchf ... corte aos hidratos e só comem carne no início. Essas sim passam fome ao início e tomam comprimidos. Mas não a considero uma boa dieta. Acho que uma boa dieta é mesmo como você diz. Comer de tudo mas nas alturas certas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fama de algumas dietas à base de comprimidos e batidos fazem com que as pessoas acreditem que tudo é assim. Quando não é.

      Prefiro que me trates por tu, pode ser?

      Eliminar
  7. eu compreendo isso tudo e consigo fazer uma dieta evitando as porcarias menos... o chocolate, uso e abuso, sou super viciada e nao consigo largar :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Drª Mariana perguntou-me se havia algo, do que costumava comer, de que não conseguisse abdicar. Eu disse que não. Mesmo assim, tenho posso comer chocolate, em formato SOS. E a verdade é que ainda não comi nenhum. Não senti essa necessidade.

      Eliminar
    2. o pior é que sinto essa necessidade, diariamente... é um vicio que nunca pensei ser tao forte, ate me privar dele, ou tentar

      Eliminar
  8. Um dia destes, tenho de experimentar uma coisa dessas. Dói-me só de pensar, mas se for desse género, talvez consiga :) Coragem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mais complicado do que é. Assumo que nesta fase, em que vejo pessoas a comerem certas coisas, dá-me vontade de também comer. Mas isso não é fome mas gula. Este tipo de dieta é acessível para todo o tipo de pessoas.

      Obrigado :)

      Eliminar