28.2.14

competitividade manhã cedo

Frequento o ginásio porque quero estar bem. Quero sentir-me mais saudável, quero levar uma vida melhor e não quero ficar de rastos sempre que tenho de correr um pouco, seja a jogar futebol ou noutra coisa qualquer. Ou seja, quero sentir-me melhor. Sendo que, nesta fase, o treino é um bom parceiro da dieta que estou a fazer.

Durante o tempo que estou a treinar sou bastante competitivo. Mas apenas comigo e com o plano que tenho nas mãos. Enquanto treino, só me importa o meu esquema e não o dos outros. Tenho como objectivo superar o que já fiz. Ser melhor do que no dia anterior.

Por isso, não compreendo aquelas pessoas que estão no ginásio para competir com os outros. Querem levantar mais peso do que a pessoa do lado, querem correr mais na passadeira e querem pedalar mais e melhor do que o professor na aula.

São aquelas pessoas, sobretudo homens, que treinam a olhar para os outros, para fazer mais do que fizeram. Para depois, em muitos casos, se gabarem do feito, dizendo que são muito bons.

Se cada um competir consigo próprio já está a fazer um bom trabalho. E isso é que importa pois qual é o interesse em entrar num duelo ridículo com quem tem objectivos diferentes dos nossos?

Enviado do meu iPhone

12 comentários:

  1. Uma competição saudável não faz mal a ninguém! Cuidar do físico como se cuida da mente é imprescindível!
    Há quem seja escravo do exercício físico o que chega às raias da estupidez humana.
    "Mente sã em corpo são" deve ser o lema!

    ResponderEliminar
  2. nunca tinha reparado nisso. talvez pk faço o meu treino pacificamente sem olhar para os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível não notar quando se geram pequenas discussões.

      Eliminar
  3. Até porque cada caso é um caso e o treino de um não tem de ser necessariamente igual ao do outro para atingir o mesmo objectivo.
    É isso mesmo: no gym, devemos competir connosco próprio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E explicar isso a quem faz da ida ao ginásio uma competição contra o mundo?

      Eliminar
  4. É um facto sim. E normalmente esse tipo de pessoas é aquele que, nos balneários, fica meia hora no chuveiro (leia-se: a ocupar espaço) enquanto partilha as suas receitas caseiras para ganhar massa e indica quais as melhores proteínas para aumentar o diâmetro dos biceps (que, a certa altura, estão o tripo do diâmetro das coxas).
    Imagino sempre o sr. Eduardo Rêgo a documentar todos os rituais dos machos humanos naquele seu habitat quase natural.

    ResponderEliminar
  5. E se for uma mulher a pegar em cargas? Ui aí é que se nota. Quando treino durinho chego a fazer agachamentos na multi power com 120 Kg. Sou pequenita tenho 1.62 e peso 52kg. Ver os gajos a olhar para mim de canto e depois tentar ir fazer o mesmo é hilariante! Mas já são muitos anos de ginásio que já nem ligo. E sim, também compito comigo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Existem muitos homens que detestam sentir-se inferiores a uma mulher. Mentalidades...

      Eliminar
  6. Olha, há anos que ando no ginásio e nunca me preocupei com isso.
    Faço o que posso, o que sei, sem preocupação do que o outro está a fazer.
    Em tempos, corria no tapete. Agora, não consigo ou se desafiar-me a fazê-lo é por breves minutos (a minha coluna não me permite correrias).
    Como ando no ginásio a horas mortas, não me apercebo desses pormenores, mas acredito que sim, que há os "armantes".
    Beijinho

    ResponderEliminar