21.1.14

experiências sexuais ou ciúmes?

Num passado recente assisti a uma conversa entre duas mulheres. Uma lamentava-se à outra sobre o facto de estar a observar o homem de quem gosta junto da ex-namorada. A determinada altura, os lamentos entram no domínio sexual. “Estar aqui a imagina-los e às coisas que faziam”, foi a mensagem que passou à outra pessoa, que a aconselhou a esquecer tais pensamentos.

Esta não foi a primeira vez que ouvi algo do género. E, sinceramente, não consigo compreender esta suposta preocupação em torno do passado sexual de alguém de quem se gosta, mesmo que exista uma proximidade entre essa pessoa e o antigo(a) companheiro(a) sexual. E, não me causa impressão porque acredito que a esmagadora maioria das pessoas tem um passado sexual. Que não deve interferir na relação em causa.

Será que vale mesmo a pena ponderar todas as hipóteses sexuais em relação à pessoa? E quando digo hipóteses sexuais refiro-me à intimidade da pessoa na relação anterior. Será que a outra lhe fazia isto que vou agora fazer? E será que aquilo que ele me faz também fazia à outra? Será que o jogo sexual x é uma estreia para ele ou será que o fazia com a outra? E será que lhe dou mais prazer do que ela? Para mim, todas estas questões são desnecessárias e só servem para inibir quem pensa nelas.

Aliás, do meu ponto de vista, as questões sexuais nem sequer têm importância. O cerne da questão são mesmo os ciúmes. Os ciúmes motivados pela proximidade de alguém de quem se gosta com um(a) ex é que leva a pessoa a colocar todos os cenários e mais alguns. E como qualquer outro ciúme, se não existir um controlo por parte de quem o sente, vai acabar por dar sempre confusão. Existem coisas em que é melhor não pensar. E aquilo que a pessoa de quem gostamos fazia com o(a) ex na cama é uma delas.

22 comentários:

  1. Totalmente de acordo! Quando, entre mulheres, alguma começa esse tópico de conversa, eu sou assertiva e digo logo "Não sei, nem quero saber. Sou mais feliz assim!".

    Maria Amor
    mariaawor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tenho apenas uma coisa a referir: espero nunca estar novamente numa relação em que a outra pessoa não tinha passado sexual! A longo prazo isso acaba por ser psicologicamente muito mais ameaçador, do que uma pessoa que já teve passado sexual, e que está conosco, porque sabe o que quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha um professor que dizia que não deveríamos casar antes de ter sexo com mais do que uma pessoa. E concordo com ele. Pois uma única experiência pode não chegar para perceber se o casal é realmente compatível, se tudo corre bem.

      Eliminar
  3. Eu tb pensava assim, até viver o momento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os ciúmes da proximidade são naturais. Já não considero natural perder tempo a pensar na sexualidade de um ex-casal.

      Eliminar
  4. Por acaso nunca me deu para me lembrar da vida sexual passada do meu "presente", mas aqui me assumo como uma pessoa que tem ciumes da proximidade entre ex :$

    ResponderEliminar
  5. Acho que ninguém gosta de ver as ex próximas dos nossos actuais. :)
    Mas não sou daquelas que me ponho a fazer filmes (e olha que faço imensos nesta cabeça) àcerca disso. Quando me rói qualquer coisa cá dentro penso logo que bom que ele tem experiência, ter que ensinar tudo era uma seca! E estamos sempre a aprender, certo? :)

    ResponderEliminar
  6. O pior é quando o namorado se "lembra" de comentar c a actual namorada certos pormenores íntimos da relação com a ex. Nesse caso não há mesmo outro remédio a não ser cair nesse pensamento...
    Nunca parei para pensar no que aqui escreveste, mas penso que em (quase) todas as mulheres, pelo menos nas mais inseguras, é um pensamento perfeitamente normal. Mas também dependerá do passado do namorado/a (digo eu). :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Annie Wilson, não sei se isso é o "pior". Falar de relações passadas e até de certos pormenores íntimos pode ser bom para a relação actual. As pessoas aprendem além de, finalmente, perderem aquela ansiedade relativamente ao histórico. Ao mesmo tempo, acho uma grande prova de confiança uma pessoa falar abertamente de relações passadas com a sua relação actual.

      Eliminar
    2. Sim, nesse caso dou-te razão. Mais do que insegurança acho que é ciumes :)

      Eliminar
    3. Rui Pi, não foi bem explícita. A razão para ter dito "pior" é por o homem/mulher falar das relações passadas dando a entender à actual namorada/o que sente saudades daquele passado e de alguns momentos e isso não é bom, para além de que é óbvio que deixa o companheiro/a enciumado/a.
      Também podes ter razão no que escreveste. Na verdade, e como disse no meu comentário, nunca pensei a fundo sobre o assunto, mas penso que é uma questão que terá sempre duas opiniões e que dependerá sempre da experiência da pessoa, pelo que não dá para "discutir" qual a resposta certa à questão. :)
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Percebo o que disseste. E concordo, mas também já pensei (porque no que toca a relações eu penso sempre em imensas coisas) que, na realidade, não tem mal um companheiro ter saudades ou sentir-se nostálgico em relação a relacionamentos passados. Na teoria (e vamos manter a história simples), um relacionamento é uma coisa boa (e nem sempre precisa de acabar com uma guerra mundial) por isso, como qualquer coisa boa, é normal que deixe saudades... isso pode causar ciúmes, obviamente, mas não implica que haja motivo para tal. É apenas um sentimento natural que não (deve) desvaloriza a relação actual.

      Eliminar
  7. Eu acho que inicialmente numa relação é normal as pessoas pensarem nisso. Há sempre aquela insegurança e aquele desconhecimento da outra pessoa. Mas entretanto, idealmente, o sexo deixa de ser sexo genérico e passa a ser uma coisa muito específica entre duas pessoas em concreto. Sim, se calhar a actual até faz exactamente as mesmas coisas que a anterior MAS só o facto de ser uma pessoa diferente, faz com que sejam experiências diferentes e, na maioria dos casos, sem comparação.

    ResponderEliminar
  8. Ciumes retroactivos, é como lhes chamo! E não há paciência para eles. Todos temos passado! Se não tivéssemos é que era esquisito.
    A mim interessam-me muito as experiências sexuais anteriores! Quantas mais melhor! Mas atenção, anteriores, não ao mesmo tempo!
    É uma pena que haja quem ainda perca tempo com esse tipo de pensamentos que podem ser destruidores

    ResponderEliminar
  9. Do outro lado da coisa... os olhares assassinos que a actual do meu ex me mandou quando me cruzei com eles na rua o cumprimentei, e ele ma apresentou, e eu vi na expressão dela que sabia perfeitamente quem eu era. Não sei porquê o medo dela, não ia propriamente raptá-lo e levá-lo para casa...afinal é ela que está com ele hoje. Mas confesso (e provavelmente vou para o inferno), a sensação de poder (que ela me deu ao reagir assim!) subiu-me por uns segundos à cabeça e foi embriagante. Felizmente passou rápido. :P

    ResponderEliminar
  10. Esse tipo de pensamentos podem levar á degradaçao e posterior destruiçao de uma relaçao se nao forem controlados. Mas nao faz sentido pensar nisso. Sabemos que existe um passado sexual da nossa parceira assim como existe o nosso.

    ResponderEliminar