16.12.13

porquê?

Uma das coisas que mais confusão me faz na estrada está relacionada com a polícia sem que os agentes da autoridade tenham qualquer culpa da situação. Nunca percebi o que leva os condutores a travarem automaticamente assim que notam a presença de um carro ou mota da polícia. Seguem normalmente. Não circulam em excesso de velocidade. Não falam ao telemóvel. Nem fazem nada errado. Está tudo dentro do que manda a lei. Mesmo assim, travam. Porquê?

18 comentários:

  1. Boa pergunta! Eu até os ultrapasso, se for permitido, claro.

    ResponderEliminar
  2. Não sendo um expert na matéria, eis o que penso sobre o assunto:

    É quase um reflexo pavloviano, que ocorre quer o nosso comportamento esteja fora ou dentro da lei no momento. E como qualquer reflexo é automático, reage à presença da autoridade e não da velocidade com qual se conduz.
    Haverá quem o faça deliberadamente, mas acredito que a maioria seja por reflexo.

    A mim, confesso que também me acontece muito e de forma quase automática. Abrandar sempre que vejo as autoridades e quase sempre conduzo dentro dos limites de velocidade.

    É claro que é mais vantajoso se estivermos a exceder os limites, mas como nestas situações somos mais eficazes se agirmos, somam-se os efeitos de duas aprendizagens - a necessidade de agirmos e abrandar para evitar problemas. Por isso, quer estejamos em transgressão ou não, muitos de nós abranda quando vê as autoridades, porque este é que é o estímulo da nossa resposta. Só depois de analisamos a situação é que voltamos ou não, consoante a nossa decisão, à velocidade com a qual seguiamos a marcha da nossa condução.

    É misterioso o nosso cérebro!

    ResponderEliminar
  3. Sentimento de culpa de algo? Medo da autoridade? Só fazem é chamar a atenção para eles, exactamente o que não queriam de todo :P

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma das minhas dúvidas existenciais que permanece sem resposta... Pode ser que a encontres por aqui ;)

    ResponderEliminar
  5. Deve ser porque pensam que a polícia os vai mandar parar e desta forma dá-lhes tempo a dar sinal e parar no lugar mais acessível que encontrem. (digo isto porque já me aconteceu a polícia me mandar parar quando já estava quase "em cima deles").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vieram atrás de mim na autoestrada e não foram nada meigos e só se preocuparam em fazer com que infringisse a lei ao máximo.

      Eliminar
  6. À custa dessa brincadeira, já tive de me desviar de um carro e quase me espetava. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso muito cuidado. E se te disser que um carro já travou à minha frente (ia na faixa da esquerda) para ler as placas...

      Eliminar