18.12.13

o velho que quero ser

No texto que escrevi sobre amor,carreiras e prioridades defendi que o amor, por mais complicado que seja, pode ser conjugado com a aposta numa carreira de sucesso. Acho que uma coisa não invalida a outra. Nos comentários mantive um pequeno diálogo com o Rui Pi, que falou da possibilidade de no futuro a resposta para a pergunta “o que és?” ser apenas uma profissão. Eu coloquei outro cenário. Uma pessoa chegar aos oitenta anos, fazer esta pergunta a si próprio e não ter resposta para ela.

Acredito que por volta dos oitenta anos (ou até mais cedo) todas as pessoas pensam na vida e no caminho que percorreram até aquele momento. Nessa altura, existem duas respostas que se destacam de muitas outras. Por exemplo, uma pessoa pode perguntar a si mesma “quem sou?” e ter como resposta um empresário de sucesso. Que tem uma bela moradia. Um carro de luxo. Uma conta bancária recheada. E o guarda fatos repleto da melhor roupa que o dinheiro pode comprar.

Só que esta pessoa percebe também que não tem ninguém a não ser a empregada de limpeza para dividir a casa. Que não tem ninguém para passear a seu lado no carro de luxo. Que não tem ninguém com quem gastar o dinheiro nem sequer tem ninguém a quem deixar o dinheiro quando chegar a hora da sua morte. E que não tem nenhum sítio a visitar com a sua roupa de marca, excepto o restaurante do costume onde tem por hábito almoçar.

Depois, existe aquele velho que faz a mesma pergunta. E que tem como resposta um emprego nem sempre bem remunerado, que deu muito trabalho mas que permitiu amealhar o dinheiro suficiente para uma vida dentro do que planeou. Uma casa suficientemente boa. Um carro modesto e económico. Uma conta bancária que permite respirar e dormir sem dores de cabeça. E um guarda fatos com meia dúzia de peças mais caras.

Mas esta pessoa ainda se vai lembrar da miúda de quem gostou mas que sempre o ignorou, levando a que deixasse de acreditar no amor. Irá recordar aquela que o enganou com um amigo e que o deixou literalmente na merda. Vai sorrir ao pensar no momento em que disse que nunca mais amava ninguém. Vai adorar recordar o momento em que conheceu a mulher que lhe ensinou o que é amar e com quem ainda hoje partilha a vida. Vai chorar ao relembrar o momento em que foi pai pela primeira vez. E a segunda gravidez da mulher, muito mais tranquila. Vai dar razão aqueles que dizem que ser avô é tão especial como ser pai. Provavelmente irá lamentar o momento em que não deu mais de si num ou noutro cargo mas rapidamente esquece isso ao olhar para a mulher, para os filhos e para os netos que estão lá em casa para celebrar o Natal.

Entre estes dois cenários, não tenho qualquer dúvida de que quero ser o segundo velho. Com isto não quero dizer que não pretendo aplicar-me no trabalho. Ou que quero ganhar apenas dinheiro suficiente para pagar as contas ao final do mês. A questão não é essa. Aquilo que sei que não quero é ter apenas uma profissão a definir-me enquanto pessoa. Não quero estar sozinho. Não quero não ter histórias para contar e sobretudo não ter ninguém a meu lado para as ouvir. Cada qual sabe das suas prioridades. As minhas estão bem definidas. E este segundo velho sabe do que falo.

23 comentários:

  1. Eu também prefiro ser a segunda pessoa, sem margem para dúvidas...

    ResponderEliminar
  2. Nós só damos mesmo importância ao que importa, quando a vida nos prega partidas.

    Quando me vi numa cama de hospital, passou 2, 3 semanas e melhorar nada, a família ía me visitar e apesar de se mostrarem felizes e tentarem animar-me eu percebia que cada visita poderia ser a ultima.

    E quando estamos num hospital, a hora da visita é o que mais importa, tudo o resto é difícil de gerir, ouvimos pessoas a morrer, outras antes de isso acontecer a sofrer e pensamos tudo e mais alguma coisa.

    E estou a contar isto porquê?
    Porque eu estupidamente, quando estava naquela cama sem me poder mexer, pensava quem vai ficar com a minha casa, o meu carro, os meus segredos que guardo numa caixinha no fundo do roupeiro?
    Que parva fui!!!
    Nada disso era importante, comparado a eu não conseguir respirar sem ajuda artificial.
    O que contava mesmo eram aqueles abraços, aquelas palavras de quem gostava de mim na hora da visita!!

    Somos o que vivemos e cativamos...
    por razões que não importam, perdi a casa, o carro, dinheiro, mas fiquei eu , e com a ajuda de quem cativei,preservei, voltei a querer viver e apesar de hoje ainda não ter a minha casa o meu carro, sei quem está e vai estar sempre ao meu lado.

    Por isso devemos ser bem sucedidos profissionalmente,mas sem duvida os afectos , são os nossos alicerces.

    Assusta-me a forma como hoje em dia as pessoas na grande maioria são desligadas umas das outras...

    Peço desculpa pelo abuso deste comentário extenso.
    Obrigada


    Mulher Sem Sono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um exemplo "fantástico" dentro daquilo de que falei. Obrigado pela tua partilha.

      Eliminar
  3. Gostei muito deste texto! E a verdade e que concordo plenamente com a tua opiniao. Todo o empenho e dedicacao numa profissao so valem a pena se poder chegar a casa e ter com quem partilhar quer os sucessos quer os fracassos!
    Por muito que se diga o contrario acho que ninguem e completamente feliz se apenas tiver uma "face da moeda".

    ResponderEliminar
  4. peço desculpa mas se puder não publique o meu comentário.


    Mulher Sem Sono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deste um belo exemplo mas se quiseres, diz-me que apago o comentário.

      Eliminar
  5. O meu pai tem 82 anos.
    E não é nenhum desses velhos.
    É um homem que trabalhou afincadamente e com brio até à reforma. E que incutiu nas filhas o valor do trabalho, a satisfação que dá fazermos um trabalho bem feito. Mas ao mesmo tempo nunca deixou margem para duvidarmos de que a família estava sempre em primeiro lugar.
    Depois de se reformar continuou sempre activo. Faz voluntariado, convive com pessoas muito mais jovens (diz que não tem paciência para velhos!), ainda transporta os netos de cá para lá. Tem saúde para dar e vender e uma memória prodigiosa. É o pilar das nossas vidas.
    Esqueço-me da idade dele. Só quando leio estes textos é que me ocorre que o meu pai já é velho. Ou melhor, está nessa categoria. Porque na verdade há gente mais nova do que eu que é mais velha do que ele.
    E sendo assim, ele é o velho que eu espero conseguir vir a ser. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu pai é um belo "velho" e assim é que deve ser. Espero que sigas o seu caminho.

      Eliminar
  6. O meu pai tem 82 anos.
    E não é nenhum desses velhos.
    É um homem que trabalhou afincadamente e com brio até à reforma. E que incutiu nas filhas o valor do trabalho, a satisfação que dá fazermos um trabalho bem feito. Mas ao mesmo tempo nunca deixou margem para duvidarmos de que a família estava sempre em primeiro lugar.
    Depois de se reformar continuou sempre activo. Faz voluntariado, convive com pessoas muito mais jovens (diz que não tem paciência para velhos!), ainda transporta os netos de cá para lá. Tem saúde para dar e vender e uma memória prodigiosa. É o pilar das nossas vidas.
    Esqueço-me da idade dele. Só quando leio estes textos é que me ocorre que o meu pai já é velho. Ou melhor, está nessa categoria. Porque na verdade há gente mais nova do que eu que é mais velha do que ele.
    E sendo assim, ele é o velho que eu espero conseguir vir a ser. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa o comentário duplicado.
      "Cenas" do android...

      Eliminar
  7. chegar a esta velhice (a descrição em segundo plano), parece ser um desejo que muito se quer seja realidade. à primeira leitura pareceu-me um nadinha estereótipo, mas depois, não. é só mesmo um querer, que pode muito bem acontecer. oxalá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de nenhum estereótipo. Assumo que tenho medo do primeiro e que quero ser como o segundo.

      Eliminar
  8. Como eu concordo contigo!!!

    É um assunto interessante e nos dias que correm sem dúvida pertinente.

    De há uns tempos para cá também aprendi a relativizar , mudei, e sei que faz sentido sim ser uma velha assim :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas coisas na vida que alteram por completo a nossa forma de pensar.

      Eliminar
  9. Como te compreendo.
    E partilho da mesma escolha.
    Tive uma carreira de sucesso, depois casei e tive filhos. Ao 3ª fui despedida da multinacional. Deixei de ter o dinheiro que tinha. Hoje arranjei um emprego mais modesto.
    Mas olho à volta e tenho 3 filhos fantásticos. Oiço as suas gargalhadas e canções todo o dia e vi que valeu a pena.
    e ainda me faltam quase 40 anos para os 80!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar, obrigado pela publicidade (estou quase quase a ser blog da moda! :P)
    Quanto ao texto: ideal, ideal era uma mistura dos dois velhos. Um híbrido com um bom carro para passear com a família toda bem vestida, todos a almoçar na casa com piscina enquanto se partilham as histórias da namorada que o deixou na merda e da facilidade da segunda gravidez.

    Mas, na realidade, o que eu acho é que as pessoas têm que se sentir bem com as prioridades que dão às suas vidas. É essa falta de perspectiva que deixa, muitas vezes, as pessoas infelizes. Na prática a prioridade é a carreira, mas na velhice apercebem-se que, no fundo, queriam outra coisa. E vice-versa.
    Não prefiro ser o primeiro velho, nem o segundo velho. Prefiro ser o velho que quero ser!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer nada :)

      Sim, uma mistura dos dois era algo positivo. Só não quero ser igual ao primeiro velho. Isso assusta-me.

      Eliminar