6.12.13

mandela. como será daqui a vinte anos?

Com a morte de Nelson Mandela o mundo perdeu um dos seus maiores ícones. Não se trata de uma pessoa que é admirada porque ganhou bolas de ouro, óscares, grammys nem porque fez filmes de sucesso nem sequer porque os seus álbuns venderam milhões de cópias ou porque foi o vencedor de um qualquer reality show. Nelson Mandela, carinhosamente tratado por Madiba, é amado por todos porque mudou o mundo. Porque foi extremamente importante para muitas pessoas com a sua determinação e força de vontade. Nelson Mandela mostrou que existe sempre esperança e que a arma mais poderosa para fazer deste mundo um sítio melhor é o amor.

David Cameron disse que se “extinguiu uma grande luz.” Eu acrescento que se apagou a luz ao fundo do túnel que servia de esperança para tantas pessoas. Não escondo que fico satisfeito com as demonstrações de carinho que todas as pessoas fazem. Umas porque sentem, outras (aquelas que nem sequer sabem quem foi Mandela e que escrevem disparates e divulgam fotos de pessoas erradas) porque fica bem. Sendo certo que nenhuma manifestação de carinho será suficiente para agradecer o bem que fez ao mundo.

Aquilo que me entristece é que, possivelmente, daqui a vinte anos poucos jovens vão saber quem foi Nelson Mandela e a sua importância no mundo. Daqui a duas décadas todos vão saber quem foram os grandes jogadores de futebol, o rapaz que fez de Harry Potter, o outro que fazia de vampiro e aqueles miúdos giros que tinham uma banda e cantavam umas músicas porreiras. Aposto que daqui a vinte anos, quando se perguntar quem é Nelson Mandela, muitas pessoas vão responder coisas como: “Joga em que clube?”, “É de que banda?” e “É aquele que faz filmes não é?” E isso é algo que me entristece.

19 comentários:

  1. temos muito que aprender com ele por tudo o que fez e como fez! há pessoas que acho que são mesmo eternas e este homem é um deles! bjs bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não aprende com ele quem não quiser.

      beijos e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. O mundo perdeu um grande homem, sem dúvida...

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Numa época com tanta informação, por vezes excessiva, espanta-me a ignorância. OK, não podemos saber tudo, até porque ninguém sabe tudo!, mas cultural geral nunca fez mal.

    Não tem nada que ver com o Mandela, mas permite-me contar-te uma história... Há muitooos anos, na passagem do 9º para o 10º, o meu liceu fez uns testes psicotécnicos, que mais não eram que uns testes de cultura geral. As pessoas iam saindo conforme iam terminando... Quando saí deparei-me com dois colegas numa acesa discussão, e um ao ver-me 'arrasta-me' para a discussão:

    Ele: "Os Genesis são pop ou rock???"
    Eu: "Bem, originalmente eram rock progressivo ou sinfónico..."
    Ele: “Pronto, errei a resposta!"
    Eu: "Mas qual era a pergunta...???" [eu a pensar que me tinha escapado alguma pergunta]
    Ele: "A pergunta 15!"
    Eu: “O quê???”
    Ele: “A pergunta 15 – o que é os Génesis?”
    Eu: “Ahhh!!! Não é OS Génesis, é O Génesis!”
    Ele: “Qual é a diferença???”
    Eu: “A diferença é grande, enorme mesmo, depois explico-te ok?”

    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso faz-me lembrar aquela reportagem em que perguntaram a uma pessoa quem era Afonso Henriques. Resposta: "Não sei. moro aqui há pouco tempo"

      Eliminar
  4. O Nelson Mandela é aquele que faz de Morgan Freeman, não é? xD














    (deixa-me só salvaguardar que estou a brincar com a coisa antes que alguém não perceba)

    ResponderEliminar
  5. Cabe aos pais, desses futuros jovens mostrarem quem são as pessoas, valores e sentimentos.
    Foi assim que aprendi que o Aristide Sousa Mendes tinha sido um herói, que lutou contra o governo, desrespeitou-o por acreditar nos seus ideais, e que isso lhe valeu o reconhecimento de um povo, o judaico.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Não deixar que os mais novos se esqueçam é responsabilidade nossa: http://quando-me-encontrares.blogspot.pt/2013/12/luto.html
    :)

    ResponderEliminar
  7. Está nas nossas mãos não deixar que a memória dele se apague, bem como o legado, bem como o regime que ele extinguiu.
    Nada se pode apagar.

    ResponderEliminar
  8. "David Cameron disse que se “extinguiu uma grande luz.” Eu acrescento que se apagou a luz ao fundo do túnel que servia de esperança para tantas pessoas." - esse foi EXACTAMENTE o meu primeiro pensamento quando soube da notícia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitas pessoas perde-se um exemplo extremamente importante.

      Eliminar
  9. Nao creio. Mandiba está no grau do Gandhi, da Madre Teresa Calcutá, Aristides Sousa Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Madiba está ao nível dessas pessoas. Agora, nos dias quem correm, quem sabe quem foi qualquer uma delas?

      Eliminar
    2. :) temos de ser nós a passar a quem aí vem!
      A.

      Eliminar