1.12.13

já lá vão trinta anos

O primeiro caso de Sida em Portugal foi detectado há trinta anos. Ao longo dos últimos anos o número de infecções tem vindo a diminuir, apesar de ainda estar acima da média europeia. É verdade que estamos perante uma das mais devastadoras doenças dos tempos modernos. É igualmente verdade que em muitos países não existe a prevenção adequada nem um real conhecimento desta doença.

Mas é igualmente verdade que num país como Portugal existe muita informação sobre a Sida. E nunca é demais lembrar que basta um simples segundo para mudar o rumo de uma vida. Para acabar com ela. É verdade que existem momentos demasiados quentes para pensar. Mas é nesses mesmos momentos que é necessário parar para pensar. Em tempos, um preservativo quase que só servia para evitar um nascimento indesejado. No dias que correm, serve para salvar uma vida.


Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a doença e que ao mesmo tempo têm vergonha de fazer perguntas sobre a mesma, deixo um link da associação Abraço onde tudo está muito bem explicado.

10 comentários:

  1. E quantos "mentem" sem saber

    https://www.youtube.com/watch?v=uN1AloUoLHk

    ResponderEliminar
  2. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro das primeiras conversas em torno da doença. Ainda era vista como a doenças dos "maricas". Hoje atinge transversalmente toda a população, já não há grupos de risco.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente era dos maricas. Depois dos maricas e dos drogados. Mas é uma doença de todas as classes e tipos de pessoas.

      Eliminar
  4. Penso que a primeira vez que se falou publicamente de sida foi quando noticiaram a morte de Antònio Variações. Lembro-me bem de ouvir numa ràdio que ele tinha morrido de sida e de não saber que doença era.

    ResponderEliminar
  5. Estudo e trabalho na área da Sexualidade e o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é algo trabalhado ano após ano... Desconhecia o vídeo, mas está MUITO BOM!

    Beijinho e obrigada por andares lá pelo cantinho :)

    ResponderEliminar