4.12.13

comentários anónimos

O youtube decidiu alterar a sua política de comentários, proibindo que sejam feitos sob anonimato. Existem aqueles que aplaudem esta iniciativa por causa dos comentários cobardes e patéticos e existem aqueles que estão contra esta iniciativa que obriga as pessoas a criarem uma conta google de modo a que seja possível comentar os vídeos.

Num brilhante momento de humor, Conan O´Brien analisou esta tomada de posição, abordando por exemplo, o facto de que muitas pessoas recorrem à cobardia anónima para dizer coisas que seriam incapazes de dizer pessoalmente. Numa interacção entre vários comentadores que estão no público vê-se de tudo um pouco. Os que chamam homossexual a outros comentadores, aqueles que dizem que todos os que discordam de si são burros, os que criticam só por criticar, os que se deixam levar pela maré e até aqueles que aproveitam os comentários para promover iniciativas que prometem muito dinheiro extra. Num tom irónico, Conan diz que o sketch é um reflexo da sociedade e para onde caminhamos se não tivermos cuidado.



O apresentador aplicou este momento de humor ao youtube. Mas, e do meu ponto de vista, existem muitas coisas que são igualmente aplicadas ao mundo dos blogues.

8 comentários:

  1. Os comentários anónimos são um mundo à parte, seja nos blogues ou no youtube. É incrível o tipo de coisas que se pode e consegue dizer, quando se está protegido pela capa do anonimato. Claro que percebo que algumas pessoas, bem intencionadas, achem aborrecido agora terem de criar uma conta para comentar, mas a verdade é a que a maioria dos comentários anónimos acaba mesmo por ser para dizer mal.
    Assim, embora seja sempre possível criar contas com nomes fictícios (deduzo eu), acho que esta medida do youtube vai mesmo fazer diminuir o número de haters pela internet....

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou contra o facto de obrigar uma pessoa a ter uma conta para comentar algo. Por isso é que permito comentários anónimos. Mas a verdade é que muitas pessoas usam o anonimato para cobardia. E muitas dessas pessoas, no mesmo texto, falam mal como anónimos e aplaudem com as contas reais. É o mundo que temos e acabam por pagar uns pela estupidez dos outros.

      Eliminar
    2. Que bom que vc segue o próprio senso e não aquele outro, o senso comum. De covardes e covardias a História está repleta e os que as pratica(ra)m estão aí, à vista de todos, a capa do anonimato não cobre nem nunca cobriu os grandes covardes destes e de outros tempos. Um comentário anônimo não será forçosamente odioso, insano, covarde ou imbecil. Um comentário "identificado" não será forçosamente criativo, delicado, educado, construtivo. Haters? They are everywhere. They are not aliens. They are humans, just like you and me. ***Que bom que vc pensa como PENSA***. Long life to you!

      Eliminar
  2. Nem devia ser tolerado o anonimato, digo eu... Trata-se apenas de um mundo de cobardia e quem apela a ele pior é. Sinceramente já houve casos em que padeci com o anonimato e há quem jogue muito baixo a ponto de recorrer ao mesmo. Eu por mim falo, digo as verdades e prefiro que as pessoas sejam honestas comigo dando a cara do que falarem de mim nas costas. Ainda agora partilhei um caso no meu cantinho em que sou "obrigada" a mentir aos meus pais... odeio mentir. Mas se não fosse dessa forma sei perfeitamente que iriam sofrer. No entanto este era o meu pensamento há 1 ano atrás. Vistas as coisas agora penso que estou no direito de partilhar a minha história, pelo que para mim mentir passou a ser um sofrimento. E não gosto. É como te digo, prefiro dar a cara a fingir ser algo que não sou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tolero o anonimato porque não sou ninguém para obrigar uma pessoa a ter uma conta para deixar uma mensagem aqui. Há quem use o anonimato por privacidade ou mesmo por timidez. Infelizmente, há quem use o anonimato para fazer tudo aquilo que não têm coragem de fazer pessoalmente porque não passam de cobardes.

      Eliminar
  3. O sketch está brutal xD
    Condeno o anonimato mal intencionado. O que existe demais no Youtube. Discussões entre brasileiros e portugueses então irritam-me imenso, acho que essa palhaçada já atingiu limites que não deveria nunca atingir :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está muito bem feito e muito real. São ataques cobardes de pessoas cobardes.

      Eliminar
  4. Ok! Compreendo perfeitamente a ideia...
    Pessoalmente incluo-me nas pessoas que usam "o anonimato por privacidade ou mesmo por timidez". Nunca me passou pela cabeça usa-lo simplesmente para maltratar ou ofender gratuitamente as pessoas.
    O respeito é muito bonito, seja na blogosfera ou noutro lado qualquer.

    Sofia

    ResponderEliminar