19.12.13

a linha que separa a ordinarice da classe

Quando Miley Cyrus lançou o videoclip Wrecking Ball causou imensa polémica. A jovem cantora que tenta desesperadamente libertar-se da pele de Hannah Montana foi acusada de abusar da nudez e de poses sensuais. Outras acusações achavam despropositado que a artista estivesse nua em cima de uma bola de destruição e que ainda lambesse um martelo (seria uma dica para o ex-cunhado Chris Hemsworth, que usa um martelo quando faz de Thor?).

É certo que este não foi um episódio único num curto espaço de tempo para Miley Cyrus. Sendo igualmente certo que a menina adorável de Hannah Montana passou a ordinária fútil para muitas pessoas. Pessoalmente, considero que o único problema de Miley Cyrus é tentar tudo para que esqueçam Hannah Montana. O desejo é tão forte que não olha a meios para atingir esse fim. Aliás, se não tivesse sido Hannah Montana nem seria notícia. Não considero que seja ordinária. Até porque não sei se não passa de uma aposta comercial. O que sei é que consegue ser uma influência negativa para milhões de jovens que imitam os ídolos sem que percebam que nem tudo é imitável ou correcto.

Até que me cruzo com este vídeo. Onde Kate Moss dança de forma sensual ao som da música de Meg e Jack White, que formam os White Stripes.



Numa análise simples, Kate Moss e Miley Cyrus fazem o mesmo. Têm uma postura semelhante. Dançam de forma sensual como quem provoca a pessoa que vê o vídeo e ouve a música. Mas duvido que muitos daqueles que acusam Miley Cyrus de ser uma ordinária, achem o mesmo de Kate Moss, por sua vez uma pessoa com bastantes polémicas associadas aos seus comportamentos. Será que, como se costuma dizer, Kate Moss pode tudo e Miley Cyrus não pode nada? Será que a qualidade da música também ajuda a moldar uma opinião? Ou a qualidade do vídeo? Ou será ainda que a linha que separa a ordinarice da classe pode ser muito ténue e imperceptível?

20 comentários:

  1. O video "Wrecking Ball" da Miley Cyrus não é nada comparado com o video Pour it up" da Rihanna.

    Mas o que me choca... é a falta de qualidade musical!!! Ambas canções são para lá de más!

    E quanto ao video dos White Stripes... Só lamento que a performance seja da Kate Moss, eu preferia ver o Jack White no varão! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música dos White Stripes é fantástica. E a Kate Moss é a Kate Moss :)

      Eliminar
  2. Será um pouco por aí.
    A Kate tudo pode, já à Hanna nada é permitido...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  3. Aqui me confesso: gosto muito da música "wrecking ball", e já por diversas em conversas disse que é pena que para uma música tão bonita a Miley tenha sentido necessidade de a "estragar" com polémicas "ordináriossexuais". Tenho para mim que para se afastar da menina inocente que era Hannah Montana, ela podia simplesmente ter cortado o cabelo (como fez). Não precisava de mais nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ela não tivesse sido uma personagem Disney ninguém se incomodava com ela.

      Eliminar
  4. A classe nasce com a pessoa, ponto final! :D

    Violeta

    ResponderEliminar
  5. Tem a ver com o deixar explicito ou simplesmente insinuar... a Miley foi um sexual obvio... e a Kate Moss foi mais insinuação e sedução... sem estar nua, o jogo de luz e de sombras... a musica. Tudo isso faz diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que uma grande diferença está na qualidade do vídeo. Como dizes, no dos White Stripes a iluminação está perfeita para o que é.

      Eliminar
  6. Comparar os dois videos é como comparar tomate e maçã, são ambos frutos mas muito diferentes.
    O video da Kate Moss mostra dança sensual, enquanto a Miley mostra sexo oral com um martelo. Eu gosto imenso da música Wrecking Ball, mas o video parece uma tentativa frustrada de um filme porno, por sua vez o da kate moss é apenas um apimentar sexy, sem cenas sexuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando as lambidelas ao martelo, o vídeo não tem nada de extraordinário. É uma miúda nua (embora nada se veja) em cima de uma bola. Acho que a grande questão é que ela ficou conhecida como a menina da disney. Com as devidas diferenças faz-me recordar um pouco a Ana Malhoa. Que era a menina do buerere e que depois começou a cantar com roupas atrevidas e toda a gente falava disso.

      Eliminar
  7. Acho que no clip wrecking ball o problema não é a Miley Cyrus, é que o no fim diz «directed by Terry Richardson», o que na minha opinião explica tudo. E analisando bem a coisa se removessemos as cenas com o martelo o clip ficava óptimo, com a estética típica do Terry Richardson mas sem a ordinarica típica do Terry Richardson.
    P.S.: e atenção que até gosto de alguns trabalhos dele, mas há que chamar as coisas pelos nomes e Terry Richardson definitivamente não é sinónimo de classe :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aquilo transpira Terry Richardson do início ao fim. Até a cena da língua que ela adoptou deve ter o dedo dele. Também gosto de várias coisas que faz.

      Eliminar
  8. É a linha que separa uma coisa da outra.....a Miley não tem classe para um video assim. Nem a Rhianna. Em miúdas como elas torna-se tão banal que roça o ordinário
    Mais um exemplo: a sessão fotográfica da Kate Moss para a playboy.
    http://papelpop.com/2013/12/kate-moss-e-a-coelhinha-da-edicao-especial-de-60-anos-da-playboy/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é outro tema. A Kate Moss, apesar das polémicas, tem classe para a nudez sem que seja porca. E isso está ao alcance de poucas celebridades.

      Eliminar
  9. Eu como nunca vi a Hannah Montana nunca percebi a polémica em torno deste videoclip ou do álbum todo, sei lá... Há tantas coisas tão ou mais ordinárias ou sexualmente explicitas que ninguém diz nada e todos lá andam a ver... Mas pronto, isto é somente o que eu acho... (mais uma ideia que me deste para um post ehehheh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há coisas bem piores. Acho que o problema dela é mesmo ter ficado conhecida como uma menina que fazia sonhar as crianças e que agora pões alguns pais dessas crianças a babar.

      Eliminar
  10. Acho um crime comparar Kate Moss a Miley!lol
    Agora a sério, ao ver os dois videos percebe-se que num temos uma pita desesperada, a querer paracer sexy (na minha opinião, é apenas uma miuda rídicula) a querer dizer ao mundo que faz sexo (como se isso fosse uma granda maluqice), no outro video temos uma mulher segura de si, altamente sexy, polémica, é um facto, mas fiel a si própria!
    eu sou muito fã da Kate e odeio a Miley!
    desculpem qualquer coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comparação é do vídeo e da mensagem que passa. É impossível comparar a Miley com a Kate. Mas, se ambas fizerem o mesmo, ninguém vai chamar porca à Kate.

      Eliminar