21.10.13

eu, machista me assumo

“Machista. Que ou aquele que age e pensa em função da ideia que o homem domina socialmente a mulher e que, por tal motivo, tem direito a privilégios de dono.” As palavras não são minhas. Constam em qualquer dicionário de língua portuguesa. Ao ler esta definição acredito que um homem machista é alguém que se acha superior a uma mulher. Que entende fazer parte do sexo dominante. Alguém que faz questão de mostrar ao sexo feminino que este é inferior.

No texto anterior fui acusado de ser machista. E fiz aquilo que sempre faço quando sou acusado de algo. Olho para as acusações, analiso detalhadamente o que se passou de modo a chegar a uma conclusão. Que me leva a corrigir algo, quando percebo que errei. O que não foi o caso. Porque não sou machista.

Fui acusado de ser machista por dizer que não gosto de mulheres vulgares, ou porcas, se preferirem e usando as minhas próprias palavras. Disse que a vulgaridade é um papel que não vai bem com uma mulher. Não gosto de mulheres que gritam a meio mundo ter dormido com este e com aquele, mesmo que seja mentira. Disse também, ressalvando que podia ser uma visão masculina do assunto, que até podia estar influenciada pelo facto de ser uma atitude menos evidente nos homens. Por outras palavras, considero que um homem vulgar consegue passar mais despercebido do que uma mulher vulgar.

Aquilo que parece ter passado despercebido a algumas pessoas (apesar de estar escrito com o mesmo tipo de letra e com o mesmo tamanho) é ter dito que homens e mulheres são iguais nisto. Não acho que eles sejam os maiores. Continuam a ser vulgares. E não gosto de vulgaridade. Venha ela de saias e batom. Ou de calças e barba rija. Acho que reduzem uma pessoa, mulher ou homem, a muito pouco. E qualquer pessoa vale muito mais do que vulgaridade gratuita oferecida a todas as pessoas com quem se cruza. Disse também que, cada pessoa sabe de si. Que simplesmente, eu não gosto. Tal como não gosto de muitas outras coisas.

Agora, em momento algum, disse que os homens são superiores às mulheres. Se disser que tenho a ideia, volto a dizer, tenho a ideia, de que as mulheres gastam mais dinheiro em roupa do que os homens, estarei a ser machista? Se disser que tenho a ideia de que as mulheres mais facilmente arranjam confusão do que os homens, que resolvem os seus problemas facilmente, estarei a ser machista? Ou estarei apenas a dar o meu ponto de vista sobre dois dados específicos. Não seria machista se dissesse que as mulheres são vulgares porque são inferiores aos homens e cabe ao sexo inferior ser vulgar?

Agora, se ser machista é achar que uma mulher merece muito mais do que vulgaridade gratuita. Se ser machista é achar que uma mulher perde classe e a beleza da sua feminilidade quando revela a todas as pessoas que gosta de ser tratada como um objecto ou pedaço de carne. Nesse caso, tenho de dizer: eu, machista me assunto. E com muito orgulho pelos valores que me foram transmitidos ao longo da vida.

21 comentários:

  1. Independentemente ser homem ou mulher que não se sabem comportar,e pensam que são muito liberais e muito modernos,para mim tem um nome "ordinários". A maioria são da espécie masculina.
    Desculpa homem sem blogue,mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A maioria são da espécie masculina". Há uns anos, sim. Hoje em dia, não. Experimenta sair à noite e atenta à tua volta ;)

      Eliminar
    2. Concordo em parte com a Aninhas, pq como ja referi noutro comentario, os homens conseguem disfarçar em alguns casos o que realmente sao. Se formos a ver é ela por ela

      Eliminar
    3. Tens toda a razão Aninhas. Acredito que a tua visão enquanto mulher seja essa. A minha é diferente. Como disse no texto anterior, acredito que um homem passa mais despercebido no meio dessa ordinarice. Mas é algo que condeno em ambos os sexos.

      Eliminar
  2. E vou aplaudir de pé este post, porque o subscrevo inteiramente (ainda não li o post de baixo, já vou ver o porquê de tanta celeuma)

    ResponderEliminar
  3. O maior problema, está na definição de Machismo.... e lamentavelmente o maior número de machistas com os quais me cruzo nos últimos tempos, são do sexo feminino. Não gosto de Feministas frustradas, que ofendem o género masculino, e que se sentem no direito de menosprezar a igualdade de direitos. O problema, está no equilíbrio. Que não existe. A balança pende sempre para um lado, ou para o outro. Isto daria asas para uma discussão acesa. Tal como religião, sexo, tudo! Não é preciso ter, ou ser mais disto ou daquilo. Há que ser equilibrado, e aí o Mundo era tão melhor.......

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente! Sem tirar nem por... a minha opinião sobre as mulheres é qualquer coisa que me tira do sério. Há gente muito boa sem dúvida... mas já sou uma "hater" por natureza... e quando se trata de mulheres então. Enfim, opinião está dada. E sinceramente concordo sem tirar nem por! x

    ResponderEliminar
  5. Sou machista contigo, porque subscrevo ambos os textos.
    E sou mulher ;)
    drsmoura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Confundem-se muito os conceitos , hoje em dia. Infelizmente não há serviço público em Portugal.As pessoas gostam daqueles programas de exposição de gente vazia e sem dignidade que põe em causa os valores morais e éticos que se calhar até lhes foram transmitidos. O mau jornalismo impera e o povo só quer o que de pior pode receber. O bom jornalismo não vende nem tem audiências...
    Machismo não é pensar como tu, gostar de dignidade, outrossim depositar indignidade sobre outrem. Tenho para mim que também há mulheres machistas.
    No teu caso, defendes o respeito e a educação. Isso é bonito e eu gosto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos aquilo que defendo passa pelo machismo. Nesse caso, sou com muito orgulho,

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  7. "Fui acusado de ser machista por dizer que não gosto de mulheres vulgares, ou porcas, se preferirem e usando as minhas próprias palavras." -> Engraçado, eu diria que machista é, precisamente, (e do meu ponto de vista e daquilo que assisto à minha volta) aquele
    homem que, ao contrário do HSB, delira com as denominadas mulheres "vulgares" e fáceis. E que tenta dominá-las, precisamente por se achar superior e por olhar para elas como pedaços de carne, indo ao encontro da definição de machista vista neste post.

    Sim, sou mulher e concordo com ambos os posts :)

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga agora você tirou as palavras da minha boca!!

      Gosti Joana.. um beijo. ;)

      Eliminar
    2. Fico feliz por saber que muitas mulheres pensam da mesma forma. Obrigado :)

      Eliminar
  8. Quem nao entendeu o texto anterior a este que leia com atençao e sem palas nos olhos o comentario da "I sarcastically" que complementa a opiniao que o HsB quis exprimir no seu texto.

    Concordo com ambos!

    ResponderEliminar