17.10.13

casa dos segredos vs x factor. sinal de mudança?

Pela segunda semana consecutiva, ou pelo segundo Domingo consecutivo, o reality show da TVI foi destronado da liderança das audiências. Com alguma surpresa, pelo menos para mim, o programa da talentos da SIC tem sido o destaque maior no que às audiências diz respeito. Considero que se trata de uma vitória brutal da estação de Carnaxide pois acredito que estamos perante a “pior” Casa dos Segredos de sempre. Quando escrevo pior, quero dizer que tem em dose excessiva os ingredientes necessários para muitas confusões e noites de sexo, dois dos trunfos maiores do programa.

Acredito que se trata de um sinal de mudança. Acho que as pessoas começam a ficar fartas do formato. E não só. Estão igualmente cansadas de concorrentes “falsos” que entram no concurso com uma ideia daquilo que as pessoas querem ver. Como tal, vestem o papel de actores, de modo a cair na graça do público. Fazem-se de burros, de sedutores, despem-se, seduzem e por aí fora. Sendo que, de forma mais ou menos curiosa, ninguém aposta na inteligência para se destacar. E também começam a cansar os familiares que vão lavar roupa suja para o estúdio, entrando em jogos de palavras de muito baixo nível onde contam a vida toda.

Por outro lado, considero que o programa da SIC não foge muito daquilo que se vê na TVI. É certo que é um programa de talentos. Onde (e bem) a imagem e idade dos concorrentes são relegados para segundo plano. Mas, bem vistas as coisas, também se vende o lado pessoal do concorrente. A história de vida, quase sempre triste, que puxa à lágrima fácil. Fazendo um exercício de memória, recordo-me do jovem que disse aos pais que era homossexual e foi posto na rua, lembro-me de duas pessoas mais velhas com uma imagem muito pouco cuidada mas que têm das melhores vozes do mundo, lembro-me do sem-abrigo que cantava muito bem e por aí fora. Recuso-me a acreditar que estas histórias são aproveitadas de forma inocente. Mas, para ser sincero, nem me importo com isso porque aquelas pessoas têm uma oportunidade que possivelmente nunca teriam noutro concurso onde o que importa é a imagem e só depois o talento. E assim (pelo menos lá fora pois cá não acredito que aconteça) têm a oportunidade de mudar de vida e viver de algo que nasceram para fazer.

À parte desta guerra está a RTP que não entra neste duelo. E ainda bem. Em vez disso, decidiu apostar num programa de humor chamado Breviário Biltre. Tive a oportunidade de estar presente na apresentação deste formato e gostei do que vi. É certo que muitas pessoas defendem que o Eduardo Madeira e o Manuel Marques já cansam. Mas, neste caso, a dupla de humoristas (que não vai imitar figuras conhecidas) rodeou-se de alguns jovens (destaco a Gabriela Barros) cheios de vontade de fazer algo diferente. Este programa é aquilo que considero um balão de oxigénio para quem procura algo diferente num Domingo à noite.

Como se costuma dizer, acho que a procissão ainda vai no adro. Acredito que a TVI não vai entregar a audiência de mão beijada à SIC e que irá recorrer a todos os truques que tenha ao seu alcance para fazer subir o termómetro (do amor e do ódio) da Venda do Pinheiro. Só o tempo dirá se é um claro sinal de mudança mas agrada-me saber que o programa da SIC tem vencido as audiências.


19 comentários:

  1. confesso que vi a casa dos segredos 1 e 2...seguia-as religiosamente todos os dias! Mas depois destas acho que a produção só escolhia certos grupos de pessoas!!
    Se a TVI escolhe-se pessoas normais, de grupos distintos ganhava muito mais com isso, se diversifica-se mais as pessoas talvez tivesse maior número de audiências.
    Este SS4 ainda não tive interesse em ver, considero melhor o programa da SIC! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas "normais" tornam o programa interessante do ponto de vista intelectual mas nada interessante do ponto de vista das audiências.

      Eliminar
  2. Chamam reality show a um programa que de "real" pouco tem...
    Eu não me posso pronunciar quanto ao Factor X pois confesso que não tenho visto.
    De qualquer das formas eu também espero que o circo pegue fogo!! :P

    ResponderEliminar
  3. ..será mesmo uma mudança de gostos?...particularmente, independentemente de alguma curiosidade..estou completamente farta da casa dos segredos...uma completa "mistela" de histórias que sinceramente espero que não sejam exemplificativas do nosso país...o factor x para mim funciona até como estímulo...é muito bom vermos outras pessoas lutarem pelos seu sonhos, terem verdaeiras paixões (neste caso a música) e irem atrás...dá esperança :) ... pelo menos é assim que vejo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As próximas semanas vão dizer que é uma mudança ou não. Vamos ver... :)

      Eliminar
  4. Estas a comparar um programa de 1h30 com um de 3h30 é normal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. César, competem entre si. Ao longo dos anos a TVI ganhava sempre nas audiências. Agora, está a perder para a SIC.

      Eliminar
  5. "[...] estamos perante a “pior” Casa dos Segredos de sempre. Quando escrevo pior, quero dizer que tem em dose excessiva os ingredientes necessários para muitas confusões e noites de sexo, dois dos trunfos maiores do programa."

    É precisamente o contrário! Para além das pessoas já estarem cansadas do formato, esta Casa em particular não tem nada do que as anteriores tiveram e que lhes garantiu o sucesso de audiências. O casting desta vez saiu-lhes ao lado: os parolos desta vez não têm piada, os garanhões não 'comem' ninguém, os que iam prontos para a porrada afinal são todos amigos, etc.

    Ainda bem que estão a perder para um programa com um bocadinho mais de conteúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho exactamente esta opinião.

      Eliminar
    2. Talvez estejas certa. Eu acredito que aquilo ainda vai explodir e pegar muito fogo.

      Eliminar
  6. Apesar de, regra geral, ser "fã" de programas de descoberta de talentos, não tenho seguido o X Factor. Primeiro, porque ficamos sempre muito aquém do que se faz lá fora (e caem todos no esquecimento quando o programa acaba). Segundo, porque não suporto MESMO a Bárbara Guimarães e desde que soube que ela ia co-apresentar com o Manzarra, decidi que não ia ver.

    Por outro lado, cá em casa com os colegas ao domingo vê-se a Casa dos Segredos. Aliás, para ser sincero, eu não vejo muito, porque se o interesse já não é grande, com estes concorrentes passa a inexistente. Vou espreitando, mas sobretudo vou jogando no FM no PC :P

    Este grupo de concorrentes da Casa dos Segredos é do mais fraco que já existiu em reality-shows. Não têm nada para dar. Para além de que, tal como já aconteceu noutras edições, conhecem-se quase todos, ou são amigos de ex-concorrentes e por aí fora. A TVI passa a vida a gabar-se que concorrem X mil pessoas. Mas é incrível como em todas as edições há sempre quem se conheça ou que conheça ex-concorrentes, devem achar que o público é burro xD Mas desta vez o casting foi um autêntico tiro no pé. Para além de que, agora sim, é o verdadeiro putedo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São todos amigos uns dos outros. É incrível.

      Concordo contigo na análise dos talentos. Infelizmente, por cá, as pessoas poucas oportunidades têm depois do programa.

      Eliminar
  7. Eu sigo atentamente o secret story e confesso isto sem nenhum problema e digo-vos com a maior honestidade que gosto do que vejo, ou melhor, gosto de analisar cada personalidade e a forma como reagem em diversas situações.
    Acho que é um bom método de estudo no ambito da psicologia, tal como diz o dr.Quintino Aires.
    O factorX é um formato diferente de igual forma interessante,mas o secret story (que por x vai longe demais para ganhar audiências, também tenho de admitir) dá exactamente aquilo que sabem que o povo gosto num serão de domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. Por isso é que tem sido líder de audiências. É porque as pessoas alimentam-se daquilo. Agora, vamos ver o que acontece. Qual será a cartada da TVI.

      Eliminar
  8. confesso que não vejo nem um , nem o outro pois prefiro ver o meu maridão que nesse dia não trabalha e é uma visão muito melhor.:-)(não esquecendo dos filhos que também são uma belíssima companhia e entretenimento). Se visse algum certamente o meu olhar iria para o X factor mas fico feliz por ter alternativas a ver televisão e que me proporcionam um serão muito agradável.
    Um abração

    ResponderEliminar