24.9.13

passa a voar e mete-me medo

26 de Outubro de 2007. Por volta das dez da manhã andava de um lado para o outro nos corredores do hospital Garcia de Orta, em Almada. Os nervos tomavam conta de mim enquanto a minha irmã era submetida a uma cesariana que trazia ao mundo a minha primeira, e até agora única, sobrinha. Só descansei quando a médica surgiu perto de mim, dos meus pais e do meu cunhado com a pequena Beatriz nos braços.

Consigo descrever tudo o que aconteceu naquele dia como se tivesse sido há poucas horas. Mas a verdade é que não foi. Entretanto já passaram quase seis anos e a minha sobrinha já anda na escola. Já fala de namorados e do amor eterno que julga sentir por um antigo colega que refere sempre quando a temática é o amor. Já tem conversas de gente grande. Já lhe estão a cair os primeiros dentes, para sua alegria pois há muito que desejava ficar desdentada. Como seria de esperar, até já pede irmãos e sobrinhos.

É nestes momentos que me cai a ficha e percebo que o tempo passa a voar. Penso em algo que para mim aconteceu há relativamente pouco tempo. Até que faço as contas e percebo que não passaram minutos nem horas. Mas anos. Em muitos casos quase dez ou mesmo mais. Noto isso na minha sobrinha. Na minha vida pessoal. Na minha vida profissional onde consigo ser um dos jornalistas com mais tempo de casa. Ainda no outro dia vi uma foto do Pedro Teixeira numa revista. Na imagem, está o actor com a camisola do Amora. Perto dele, estou eu. Quando olhei para a data da fotografia, notei que já tinham passado catorze(!!!) anos.

Nunca tive nem tenho problemas com o passar dos anos. Mas assusta-me, e muito, esta velocidade alucinante do tempo. Sinto que o dia não tem 24 horas mas cerca de uma dezena. Acredito que isto signifique que a viagem está a ser boa. Mas, não nego que sinto medo. Em grande parte o receio prende-se com o deixar coisas por fazer. E que gostava de poder reduzir um pouco a velocidade, tal como faço quando retiro o pé do acelerador para admirar a paisagem que vejo da estrada.

24 comentários:

  1. Tenho esse sentimento em relação ao meu primo... Vi-o nascer (e lembro-me perfeitamente do dia em que a minha tia disse que estava grávida), ensinei-o a andar e já vivemos tanta coisa juntos, que parece que tudo aconteceu ontem... E hoje ele tem quase 15 anos, e acabou de entrar para o secundário! E é a olhar para ele que eu vejo e tenho noção de como o tempo voa!

    ResponderEliminar
  2. Nem é bom lembrar como o tempo passa a correr... Ainda no outro dia me "apercebi" que a minha sobrinha, a minha bebé pequenina, já faz 7 anos este ano! Ui, que doeu!hehe Agora que estou prestes a entrar nos 30 penso cada vez mais nisto! Como é possível já ter 30 anos? Ainda no outro dia tinha 20! Como é possível nem me ter apercebido do tempo passar? E todas as coisas que queria já ter feito antes de chegar aos 30 e que ficaram por realizar até ao momento? Não dá para abrandar um pouquinho?
    Sem dúvida: "Acredito que isto signifique que a viagem está a ser boa. Mas, não nego que sinto medo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta abstrair-te do que está por fazer e tenta pensar no que queres fazer. É o que tento fazer.

      Eliminar
  3. aiiiiiiiiii HOMEM....eu que já ando mega melancólica e que nesse mesmo dia, um pouco mais cedo vá.....passava eu pela bela da experiência da cesariana...e do nascimento do meu MINI!!!
    Fogo.... onde foram estes 6 anos????
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O tempo voa mesmo. Mas mais importante que viver a vida a pensar que somos novos e ainda temos muito tempo para realizar os nossos sonhos, é realizá-los quanto antes. Estes dias todos recebemos uma triste notícia, um abanão, que infelizmente nos fez ver que a vida é de duração incerta, e que nem sempre o tempo joga a nosso favor.

    ResponderEliminar
  5. Agora imagina eu olhar para o meu filho mais velho com 15 , 15 anos...calça o 43...está muito ais alto do que eu...e a mais pequenina ( de 4 filhos) o meu passarinho...já vai fazer 3 anos!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda no outro dia ouvi uma mãe dizer: ainda ontem o meu filho brincava com gormitis, hoje brinca com raparigas :)

      Eliminar
  6. O tempo voa mesmo, mesmo...há 2 anos e um mês atrás estava eu a fazer uma cesariana para trazer a Leonor ao mundo e, hoje, ela já está na escolinha e já se explica como gente grande :) eu também sofro do mesmo medo que tu...que tudo passe demasiado rápido e não dê tempo para saborear a minha doce Leonor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo nome. Leonor é muito bonito :) Aposto que aproveitas tudo ao máximo.

      Eliminar
    2. Obrigada :) é a minha princesa...é um amor que não se consegue explicar, é tão grande que parece que vai sair do coração e é a minha maior força na vida.

      Eliminar
  7. sim, há dias que penso que perdi muito tempo a deixar a vida simplesmente andar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensa para a frente e não para trás. Não penses no que ficou por fazer mas no que vais fazer.

      Eliminar
  8. É verdade, o tempo passa a voar e nós nem damos por isso. Só quando vemos essas fotografias ou nos lembramos de uma data específica é que nos apercebemos. Às vezes esse medo também bate à minha porta.

    ResponderEliminar
  9. O tempo voa mesmo. A minha sobrinha tem 5 aninhos e eu sinto a mesmo: que o tempo passa demasiado depressa.

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que é sinal que tens aproveitado bem todos os momentos que te são proporcionados, vives à velocidade das emoções e desfrutas bem do momento :D agora tens de pensar no pedido da tua sobrinha, se calhar um primo (a) [estou a brincar ;) ]

    que o teu tempo passe sempre assim, voando mas numa viagem feliz... beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero acreditar que sim. A sobrinha faz bem em pedir :)

      Desejo o dobro para ti :)

      beijos

      Eliminar
  11. Agora imagina isso em versão feminina. Em que o tempo passa, passa e tu vês que o prazo de validade, por exemplo para ter um filho, começa a ficar cada vez mais curto e curto e curto. :) Sim... este texto é duro por ser tão real... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Penso muitas vezes nisso e nessa pressão ;)

      Eliminar