24.9.13

as grávidas esquecem tudo

“Ela ainda não fez a transferência. Vou dar desconto porque é fim-de-semana e o dinheiro pode entrar apenas na segunda-feira. Mas ela está grávida e as grávidas esquecem-se de tudo”, disse um rapaz que estava ao meu lado num café. “Não sejas assim que ela já não está grávida”, referiu a rapariga que o acompanhava. “É a mesma coisa! Ficam assim e esquecem-se de tudo”, concluiu.

Ao longo dos tempos sempre ouvi dizer que as mulheres quando engravidam, pelo menos algumas delas, e sobretudo quando são mães, ficam com a memória, mais ou menos, afectada. Ou seja, tendem a esquecer mais facilmente alguns detalhes. É mesmo assim? Aplica-se a tudo? Ou este rapaz estava chateado com a falta do dinheiro e centrou a sua fúria na pessoa e no lado maternal dessa mesma pessoa?

48 comentários:

  1. Pode haver algum cansaço "mental" sim, mas sem exageros, nem mitos. Ainda por cima hoje em dia as grávidas tomam suplementos vitaminicos para tudo e mais alguma coisa. A gravidez é "usada" como desculpa para muita coisa qe não faz sentido nenhum.

    jinhossssss

    ResponderEliminar
  2. Tenho um filho... e tinha uma memória brutal... e é verdade... tinha... hoje sinto-me a Dori... Com a gravidez, parece que tinha um vendaval entre a orelha esquerda e a orelha direita... Com a amamentação, esquece... era tornados da pior especie... e não é fazer-mo-nos valer de uma condição, para nos podermos desculpar de esquecimentos, e coisas que tais, é mesmo verdade... parece que os neurónios agarram nas malas, e mudam de casa... Sentia-me burra. Não percebia piadas, não me lembrava de coisas, era horrível. E hoje quase dois anos e meio depois, ainda não estou a 100%....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que o teu filho não trocava a Dori por nenhuma outra mãe. Esse sentido de humor é fantástico.

      Eliminar
  3. Sim, eu notei muito.
    Há estudos que indicam que o tamanho do cérebro da grávida se altera na gravidez, diminui, mas que depois volta ao tamanho que tinha.

    ResponderEliminar
  4. Eu já estive grávida, logo sou mãe, e a minha memória está bem de saúde, não me parece que seja generalizado :)

    ResponderEliminar
  5. Os homens nunca vão saber o que é isso de se estar grávida, mas segundo alguns estudos cientifcamente provados indicam, durante esse estado de graça, as mulheres tendem a esquecer-se mais das coisas porque as suas atenções estão agora direcionadas para o bebé que aí vem. Além da preocupação normal que existe durante os nove meses de gestação, as prioridades da mulher são agora outras. Portanto, é normal que haja tendência para que outras coisas fiquem para segundo plano, já que a mulher tem mais em que pensar. O mesmo acontece depois de um bebé nascer porque há toda uma logística inerente à educação de uma criança. E é isto!

    ResponderEliminar
  6. Nos meus tempos de faculdade, no meu curso, as professoras tinham a mania de ir engravidando de vez em quando. Dei por mim a assistir a duas aulas idênticas, dadas pela mesma professora, antes e após gravidez - a diferença foi brutal. A segunda aula quase me fez desaprender.
    De outra professora, ouvi coisas como "Eu não sei se foi por baixo ou se é pelo leite mas com a criança perdi metade dos neurónios!"

    ResponderEliminar
  7. Eu grávida me confesso, sinto-me completamente perdida às vezes porque me esqueço das coisas e não costumava ser assim, mas isso pode ser por dormir menos horas do que o estou habituada e porque temos um ser constantemente a mexer dentro de nós! Mas não sei, eu esqueço-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que existam diversos factores que mexam com cada mulher.

      Eliminar
  8. Admito que ficamos "distraídas", as hormonas baralham a química cerebral, mas nada que não volte ao normal, quando tudo volta "ao sitio".
    Mas eu tive há perto de um ano una anemia bastante grave (ainda que eu achava que estava óptima!) reparei que "falhei" uns prazos (o qual é grave na minha profissão. Não como Wedding Planner que somos uma equipa e não uma cabeça só, mas sim a profissão que exerço com a minha identidade secreta: sou advogada o.O) e tive que levar com as consequências disso, fui ao médico e viram que estava com a hemoglobina em 4, assim que depois de umas transfusões de sangue, ferro e uns dias de férias no hospital, reparei que depois de 1 ou 2 meses após, o que eu chamo "a minha época medieval" voltou a luz, renasci das cinzas e voltou a minha memória a como era...
    Assim eu digo que se uma grávida ou pós-grávida tem problemas de memória pode ser uma mistura de hormonas com falta de vitaminas!! atenção a isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu testemunho. E ainda bem que já está tudo ok contigo. Espero que sejas uma Fénix imparável.

      Eliminar
  9. Acho que depende muito do número de horas dormidas...
    Neste momento estou grávida, e tenho uma filha pequena... e nas noites mais mal dormidas, fico muito esquecida... já cheguei ao cumulo de chegar ao trabalho e não me lembrar se tinha ou não tomado o pequeno almoço...
    E não foi por estar grávida... foi por ter dormido pouco e mal...

    ResponderEliminar
  10. eu já não era grande coisa de memória. qd engravidei, foi a pique.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sério, sério! Possíveis efeitos da alzhaimer? Afinal é hereditário, e estudos provam que apartir dos 23-24 começam a notar-se os 1ºs sintomas da doença... estou mesmo a rondar os 30, sou mãe há 2, e nota que a memória ainda "afundou" mais dps disso.

      Eliminar
  11. Sim
    O que li é que está relacionado com a continuação da especie.
    Se não houvesse lapsos de memoria nessa altura, as mulheres com bom senso nunca mais engravidavam na vida.
    Ha relatos pós parto de mulheres (sem drogas envolvidas) que não têm grandes memorias sobre o momento do parto.

    É suposto na gravidez o lado animal (instintivo) da mulher vir ao de cima para que proteja a cria, depois acaba por abafar um pouco a razão.

    Mas como ja alguem disse atrás, é temporario.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Durante o parto são libertados imensos químicos que alteram a memória. Por isso é que as dores de parto, na realidade, são muito mais intensas do que conforme são sentidas. Também está envolvido com o facto de as crias serem dependentes da mãe; quem é que ia querer aturar um puto depois de ele ter provocado tanta dor?

      Eliminar
    2. Muito obrigado a ambos pelos comentários.

      Eliminar
  12. Ok... espero que não seja um mal geral (o que a julgar pelos comentários anteriores me deixou descansada), porque a minha memoria é fantastica, e não quero que isso mude com o puto cá dentro :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho memória pelos dois :$
      (Não resisti a deixar este comentário xD)

      Eliminar
    2. Ah?! "Com o puto cá dentro"?! ou quando o puto estiver aí dentro?!

      Liazinha e Roger...o que é que vocês ainda não me contaram?!

      Eliminar
    3. Calma... sosseguem! Não somos 3 :$
      O português é uma língua traiçoeira. Peço desculpa o equivoco :p

      Eliminar
  13. É de facto verdade. Parece que a minha cabeça ficou queimada e o cérebro pouca ou nada funciona. Com o tempo vai melhorando, mas a minha memória não voltou a ser a mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso ver estas diferenças de testemunho para testemunho.

      Eliminar
  14. Na gravidez não notei essa falta de memória....com o passar dos anos e com o aglomerar de noites em branco e de todos os outros problemas associados me confesso que já nem de MEMOFANTE lá vou!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. ...temos apenas que nos concentrar em 580000 coisas e por isso umas quantas ficam para trás!!!Só isso!

    ResponderEliminar
  16. É verdade sim senhor, porque na gravidez o cérebro menos oxigenado...depois da gravidez esqueces te porque há muito cansaço devido às noites mal dormidas.

    ResponderEliminar
  17. Nunca estive grávida, por isso não sei, mas acredito que o stress da nova condição, a preocupação com a gravidez e o bebé possa fazer esquecer algumas coisas.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a mulher tenha a cabeça a mil e que isso influencie muitas coisas.

      beijos

      Eliminar
  18. De facto o nosso cérebro tenta apagar as dores do parto, para que a mulher esqueça as memórias menos boas de dar à luz e queira voltar a passar pelo mesmo... eu acho que a nossa memória com o tempo apenas fica mais seletiva.

    ResponderEliminar
  19. Estudos médicos indicam que, em média, 15% das mulheres grávidas apresentam problemas de memória; um estudo desenvolvido pela Royal Postgraduate Medical School, (Inglaterra) utilizando mulheres grávidas voluntárias concluiu que existe uma redução no tamanho do cérebro durante a gravidez, sendo que este regressa ao normal até seis meses após o parto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela explicação :) Mas é curioso ouvir testemunhos de várias mulheres que dizem que não voltaram a ser as mesmas.

      Eliminar
    2. bom, há partes que eu também prefiro não me lembrar :D há quem lhe chame "memória selectiva"

      Eliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. verdade, muito mebora tb acho que muita gente usa como desculpa, mas a memoria já nao é a mesma, pura e simplesmente pk as coisas em que pensar são agora demasiadas. :) Muita tarefa, para uma cabeça só!!! LOL

    ResponderEliminar