22.8.13

precisamos de sisu e de hygge

Diz-se que saudade é uma das “poucas” palavras do mundo para as quais não existe tradução. É um termo muito nosso que os estrangeiros têm alguma “dificuldade” em compreender mas por que se apaixonam assim que descobrem o seu verdadeiro significado e conceito. Julgo, por tudo o que envolve esta palavra, que deveria fazer parte do vocabulário de todas as pessoas. Considero até que triste quem nunca sentiu saudades. E tudo o que isso provoca em nós.

E se acho que os estrangeiros deveriam ficar a par do verdadeiro significado de saudade, entendo igualmente que nós também poderíamos adoptar alguns termos estrangeiros sem tradução. Por exemplo, à Finlândia podemos ir buscar o sisu. Palavra que significa força de vontade, determinação, perseverança e corresponde ao agir de forma racional perante as adversidades que surgem nas nossas vidas.

Da Dinamarca podemos importar o hygge, que representa um estilo de vida. Significa alegria de viver e ainda o calor da companhia dos amigos com quem se partilham as coisas boas da vida. Hygge simboliza também a ausência de preocupações e aborrecimentos e a abundância das coisas boas, agradáveis e simples que a vida tem para proporcionar.

Nos dias que correm é fácil olhar para o fundo do poço. Quem nunca teve um dia em que duvida de tudo e deixa de acreditar por completo no futuro? É bastante fácil acreditar que dali não se passa. E, sem que se perceba, damos por nós num estando constante de tristeza. Do qual é bastante complicado fugir. É por isso que é preciso que as pessoas não se esqueçam do sisu e do hygge. Porque eles existem. E dar-lhes vida depende apenas de cada um de nós.  

10 comentários:

  1. Saudade, esse sentimento ou estado de espírito que adormeço e acordo com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom sentir saudades. Daquelas que não duram para sempre.

      Eliminar
  2. Não conhecia os termos " sisu " e "hygge" mas a vida vai-nos ensinando a prática desses conceitos, a sua importância. Afinal só temos de não os esquecer e saber dar-lhes uso em cada dia. Nem sempre é fácil ,mas se os que nos rodeiam também os conhecerem e derem uma ajuda para lembrá-los , a vida passa a depender mais de nós e da forma como encaramos o que nos acontece. O sorriso passa a brotar como consequência do sisu e do hygge.. o segredo é esse!:)
    Mas não se descura de vez em quando a saudade que dá tempero à vida e nos encoraja a ser mais fortes do que pensamos.
    Um texto tão oportuno . Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Então e os percebes??? Sabem lá eles, nesses países longínquos, que os "understandings" são a melhor coisinha, além da saudade, claro, que nós temos por aqui??
    Com uns poucos de "understandings" sentir-se-iam de imediato "hygge" e ficariam logo "sisu" para enfrentar as horas seguintes... :D:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom. E há estabelecimentos que traduzem mesmo assim :)

      Eliminar
  4. Estive um mês na Dinamarca e percebo bem esse hygge, sente-se mesmo, a qualidade de vida é fantástica. Se pudesse, vivia o Verão na Dinamarca e o Inverno em Portugal. Hygge e saudades em equilíbrio, para não cansar.

    ResponderEliminar
  5. Ai ca susto, assim de repente lembrei-me logo do shushi, comida tão apreciada e muito na moda atualmente, que por sinal eu não gosto nada. Mas, pronto se o homem sem blogue diz que precisamos, eu faria um esforço, assim de olhos fechados não deve custar muito a engolir pois não?
    Estou a brincar, como vês já adotei o hygge, esse espírito travesso que nos acorda, abana e nos faz apreciar a vida de forma positiva. Agora vou ali beber um cafezinho, porque já estou a sentir o cheirinho maravilhoso, e porque já estou com saudade daquele cheirinho sabor viciante. És servido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gostava de sushi mas com a ajuda de alguns amigos fui aprendendo a gostar :)

      Fazes bem em viver com o hygge :) Obrigado pelo café.

      Eliminar