27.8.13

o truque do casaco

Há mil e uma maneiras, ou truques se preferirem, de se passar despercebido num local de trabalho. Ou seja, andar na balda mas aparentar que se está muito ocupado, com mil e uma missões de complicada resolução. Ao longo dos anos que levo enquanto trabalhador, há um que destaco dos demais. Aquele que considero ser o truque dos truques e que provavelmente engana pessoas desde que foi criado o primeiro posto de trabalho a nível mundial. Falo do truque do casaco.

Este simples truque consiste em ter sempre um casaco colocado na cadeira. Depois, basta que a pessoa abandone o posto de trabalho. Pode ser para falar com um amigo de outro departamento. Para dar conversa aquela rapariga bem gira ou ao rapaz charmoso igualmente de outro departamento. Para discutir os resultados dos jogos de futebol com os apaixonados pelo desporto rei. Para falar dos mexericos deste e daquele. Ou ainda para outras mil coisas diferentes como sair mais cedo sem que ninguém dê conta. Para que isto funcione basta deixar um casaco na cadeira.

“Alguém viu o x? Precisava de lhe pedir uma coisa”, pode ser um dos sinais de alerta. Quando se ouvem estas palavras, os colegas tendem a olhar para o posto de trabalho do “x”. “Não o vi mas ainda deve estar cá pois deixou o casaco na cadeira”, respondem. “Deve estar numa reunião ou a resolver um problema”, acrescentam outros. Sendo que poucos colocam a hipótese do “x” estar na balda ou simplesmente já ter saído. Quando se volta a aparecer junto dos colegas, usa-se o casaco para resolver tudo. “Acham mesmo que me tinha ido embora? Ainda tenho aí o casaco”, diz-se. “Ah e tal mas o casaco está aí desde ontem”, pode ser dito por alguém mais ousado. “Estive a resolver um assunto complicado até tarde e acabei por me esquecer dele aí na cadeira”, pode sempre dizer-se.


Já trabalhei em vários locais completamente diferentes. Já lidei com pessoas que são capazes de inventar as mentiras mais descabidas para não trabalhar, para sair mais cedo ou para passar para outro colega tarefas indesejáveis. Pessoas que dizem tudo e mais alguma coisa mas que acabam quase sempre apanhados numa noite de copos por alguém da empresa que calhou ir para a noite naquele dia. Mas, uma coisa é certa. Nada bate o truque do casaco.

19 comentários:

  1. Truque velho que eu só conheci quando alguém me disse "o x vai-se embora e deixa o casaco para pensarem que ainda cá está, mas se fores ver o carro não está no parque". Isto não funciona muito bem com aquelas pessoas que têm "lugar marcado" no parque de estacionamento, mas alguns não percebem isso.

    ResponderEliminar
  2. Essa do casaco não me lembro no meu tempo de trabalho por conta de outrem, mas inventavam doenças e matarem os avós, tios , primos para terem direito a falta.. Truques que depois qualificam quem os utiliza e pensam que não se dá por isso.;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço pessoas em que os familiares fazem anos três vezes por ano e que morrem o mesmo número de vezes ;)

      Eliminar
  3. “XPTO, não passei bem a noite, estou com imensas tonturas e mal consigo abrir os olhos, pois a luz provoca-me vómitos. Devo ir amanhã.”
    (sms enviado à 2ª feira)
    Entretanto a pessoa doente passa o dia a postar músicas no FB.

    “XPTO2 a minha filha não dormiu e tem o corpo cheio de borbulhas, tem olheiras e está muito rabugenta, vou com ela para o hospital.”
    (sms enviado na 3ª feira)
    A mesma pessoa. Passa o dia a postar coisas bonitas e frases memoráveis no FB.

    4ª feira por volta das 10.30 XPTO pergunta pela pessoa dos sms. As idiotas que trabalham com a pessoa que envia sms pungentes, nada sabem. XPTO pede-lhes que avancem com o trabalho da pessoa dos sms. Que está entretida a postar músicas e fotos antigas no FB.

    5ª feira. Pessoa dos sms aparece por volta das 10.10 (horário de entrada 08.45) e de cara bem fechada. XPTO dirige-se à pessoa que envie sms e pede-lhe delicadamente que veja um processo cujo prazo está quase a terminar. Começa a gritaria. XPTO mete o rabo entre as pernas e chamas as outras 2 idiotas para ajudarem a pessoa dos sms.

    6ª feira. Pessoa dos sms está ao telefone, feliz e contente, relatando o que fez nos 3 dias em que faltou…..

    Decorrem as avaliações. XPTO promove a pessoa dos sms, para a incentivar a vir trabalhar. Tendo em conta que a pessoa faz isto há mais de 20 anos, estou em crer que ainda acaba como presidente desta chafarica.

    MS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tell me abaut it!
      lá onde trabalho também se promove para incentivar a trabalhar. Não era mais fácil despedir, pergunto. Resposta: tem Cunha.

      Eliminar
  4. Não conhecia! Gostei :P Se souberes de mais truques partilha com a malta.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha pensado nisso desta maneira...
    Vou passar a olhar os casacos nas cadeiras com outros olhos...

    ResponderEliminar
  6. Olha dessa não sabia eu. Mas realmente também não sou considerada chica esperta onde o trabalho fica para os outros. Enfim... são ideias.

    ResponderEliminar
  7. Umm! Comigo não funciona, tenho a chata mania de deixar a secretária arrumada quando vou embora.... Boa! Vou passar a deixar os papeis espalhados, vão pensar que ainda estou lá! :D

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia a técnica do casaco. Conheço e já vi foi com as chaves do automóvel, bem como cartão de acesso à empresa. Se estão em cima da mesa, estão presentes. Não se sabe é onde. :)

    ResponderEliminar
  9. Ahahaha...nunca tinha pensado nisso, mas de facto parece-me interessante. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar