7.8.13

isla cristina e essa tal casa pepín

Cerca de trinta quilómetros depois de se entrar em Espanha pela Via do Infante chega-se a Isla Cristina. Um pitoresco município espanhol capaz de encantar qualquer um. Neste existe a Playa Central, um pouco diferente das praias algarvias. Apesar de estar quase sempre turva, a temperatura da água é deveras apetecível. No areal, destacam-se as famílias espanholas. Que gostam de ficar bem perto de quem já está na praia. Que falam alto. E ainda mais alto. E que vão para a praia munidas de cadeiras e de pequenas arcas frigoríficas repletas de latas de cerveja. Além dos portugueses, que vendem bolas de berlim, é possível comprar camarão e pipas aos vendedores locais.

A poucos centímetros do areal encontra-se a Casa Pepín, por quem me apaixonei há muito, tal como me perdi de amores por esta zona e praia. Esta casa é o tipo de local ideal para petiscar depois de um dia de praia ou para intervalar os mergulhos com cervejas bem frescas. Aberta desde os anos cinquenta, destaca-se pela comida típica, caseira e tradicional isleña. Não há toalhas na mesa. Nem silêncio na esplanada. Onde cada grupo fala mais alto do que o do lado. Mas, nada disso importa porque os petiscos são de comer e chorar por mais.

As conquilhas, diferentes das que se comem em Portugal, são viciantes, sendo impossível comer apenas uma dose. As batatas aliñadas (nada mais do que batata cozida temperada com azeite, vinagre e salsa) são o petisco ideal para dias de calor. E o que dizer das saladas de melva? E das pequenas lulas? E das gambas? E do restante marisco que servem? É tudo divinal.

Desde que descobri esta casa que tento ir lá sempre que estou no Algarve. E escrevo sobre ela porque é daqueles locais que todas as pessoas devem visitar, se tiverem essa oportunidade. Parece longe mas, para quem está no Algarve, é uma viagem rápida. E um dia bem passado. Praia, petiscos e para quem tiver tempo e espaço no porta bagagens aconselho ainda uma visita à Mercadona, uma cadeia de supermercados com preços bastante convidativos e produtos de marca própria muito bons.

Ao contrário do que muitas pessoas julgam, nesta zona é possível gozar férias gastando muito menos dinheiro do que em algumas zonas do Algarve. Quem gostar da Isla Cristina, consegue boas casas a preços que valem a pena. Fica a dica.

Playa Central

Camarão vendido na praia

Esplanada Casa Pepín colada à praia

Conquilhas

Cerveja fresquinha

Batatas aliñadas

Salada de tomate e melva

18 comentários:

  1. com as fotos destes petiscos todos já fiquei com água na boca :) parece delicious!

    ResponderEliminar
  2. Vou processar-te por danos morais!

    Estou cansada e não fui de férias...ainda.

    ResponderEliminar
  3. Depois de ter comido apenas uma sopa fico a babar-me por estes petiscos, comida e pela praia!
    Contento-me com o pêssego que estou a comer e que o tempo passe rapidamente! :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi camarões assim... nas praias do norte não se vendem petiscos.

    ResponderEliminar
  5. Adoro conquilhas!!! Não sei há quanto tempo não como :(

    ResponderEliminar