20.8.13

a obrigatoriedade da depilação íntima feminina

Não sei precisar a data exacta em que a depilação passou a ser moda para elas. Tal como não sei dizer a altura em que a depilação íntima feminina passou igualmente a ser quase obrigatória para as mulheres. Porque, a verdade é que uma moda global acaba por ser confundida com uma regra geral obrigatória para todos. Sendo que, aqueles que não a cumprem, neste caso aquelas, passam a ser vistos como marginais e desenquadrados dos parâmetros defendidos por uma multidão.

Actualmente, é assim que vejo a depilação íntima feminina. Uma obrigação para todas as mulheres. E, nos últimos dias, este tema tem dado que falar no Brasil. Isto, porque Nanda Costa, a actriz que faz capa da edição de Agosto da Playboy brasileira decidiu posar nua sem recorrer à depilação íntima (as fotos são facilmente encontradas com uma pesquisa no google). Esta medida, gerou automaticamente uma enorme polémica.

De um lado, aqueles que adoram a naturalidade de Nanda Costa e que aplaudem a decisão de posar sem ter feito a depilação. Agradecem ainda a sua ousadia e o facto de ser protagonista de uma produção fotográfica completamente diferente daquilo que se costuma ver na referida e prestigiada publicação. Porém, o maior número de vozes ataca a actriz, que foi bombardeada com comentários negativos, chegando a ver a sua zona genital comparada com uma qualquer mata. Nanda Costa já disse que foi uma decisão ponderada e que aprovou todas as fotos – feitas em Cuba – que foram publicadas.

Pessoalmente, sou adepto da depilação. Mas nada tenho contra quem não a faz. É uma escolha pessoal que não define uma pessoa. A única coisa que “critico” é, para dar apenas um exemplo, quem não a faz e opta por usar biquínis bastante reduzidos na praia que acabam por mostrar muito mais do que deviam. E critico isto pelo facto de entender que uma coisa não bate certo com a outra. De resto, este é apenas mais um exemplo de que uma moda global é quase sempre vista como uma regra que todas as pessoas têm escrupulosamente de seguir. Para não correrem o risco de serem olhadas de lado e marginalizadas/gozadas por fazerem parte de uma minoria.

À parte disto, abro um parêntesis, para realçar o encanto que tenho por pessoas bem humoradas e com sentido de humor. Bombardeada por comentários negativos, Nanda Costa optou por lidar com a polémica de forma divertida. A actriz colocou esta foto no instagram, onde se podem ver os seus pés, uma máquina de cortar cabelo e ainda vários tufos, com a seguinte legenda: “Ok. Assunto encerrado.”


31 comentários:

  1. Mais um tema de "escolhas pessoais" e neste caso feminista, tal como o aborto. Há-de haver sempre quem concorde e quem nem por isso mas, há que acima de tudo, aceitar as escolhas de cada um.
    Vi as fotos da Nanda e ela, para além de linda, está (para mim) aceitável em termos de penugem... eu pessoalmente também sou muito a favor da depilação e quase toda total... mas isso sou eu que venho a conhecer-me mais e mais com o tempo. Para mim é tudo uma questão não apenas pessoal, como íntima e de aprendizagem do como lidar com o nosso próprio corpo.

    Excelente post!

    Um beijo doce xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou a favor mas adorei as fotos. Fogem dos padrões normais da revista.

      Obrigado

      Eliminar
  2. Quê ????? Mas já não existe a Mata Atlântica ???? ooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...... Pena! Eu vi as fotos, e não achei que tivesse assim tanto pêlo... e é como ela disse.... "Não iria usar um Hitler, em terras de Fidel", e é sem dúvidas, uma excelente frase.... As fotos estão brutais !!! Quem quiser ver... fica aqui um link...
    http://osprofanos.com/fotos-da-playboy-nanda-costa-agosto/
    Apreciem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa frase está brilhante e o facto de ter feito fotos numa barbearia.

      Eliminar
  3. Acho que cada mulher deveria fazer de acordo como gosta e como se sente mais confortável e ninguém deveria criticar isso.

    ResponderEliminar
  4. Devemos fazer aquilo com que nos sentimos bem, sem obrigações.

    ResponderEliminar
  5. Vi as fotos e não achei que fosse assim uma mata tão grande quanto imaginei ao ler as críticas. Acho que cada uma deve fazer aquilo que a faz sentir-se melhor consigo própria e mais confortável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. A moda é não ter pelos. Aquilo é um choque para muitas pessoas.

      Eliminar
  6. Para quem lê as criticas sem ver as fotos, a ideia que fica é que aquilo está horroroso, que tem mais pêlo ali que o Tony Ramos no corpo todo... E depois vemos as fotos e nota-se que, apesar de não ser uma depilação total, está cuidada.
    Como já li nos outros comentários e concordo: é uma questão bastante pessoal, e cada um há-de andar como se sentir mais confortável e melhor consigo mesmo.
    (acho - e já não é de agora - que este mundo anda com as preocupações completamente trocadas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos estão muito boas. E acho que não mereciam as críticas.

      Eliminar
  7. Do meu ponto de vista a depilação feminina devia ser obrigatória;) mas cada um é como cada qual.
    Comecei a fazer a minha aos 17 contrariada, porque a minha mãe não deixou mais cedo, sim eu ainda sou desse tempo;P Guardo uma imagem "linda" da minha pessoa com 13/14 anos: Gordinha, saia de pregas ao xadrez (socorro as figuras que as nossas mães nos obrigam a fazer) perna peludinha de pelo preto espetado e o belo do soquete rendado branco (misericórdia Senhor, eu não mereço tamanho castigo!)!!! Um dia saturada de figuras tristes fechei-me na casa de banho e fiz a barba às pernas com a lâmina de meu pai...fiz tantos lanhos que saí toda ensanguentada...a minha mãe ao ver aquele espectáculo (Deus Existe! Obrigada Senhor!) anuiu finalmente a deixar-me tratar daquele mato amazónico...não sem antes ter passado pelo purgatório...em que ainda antes da depilação a minha mãe me obrigou a descolorir os pelos com água oxigenada...quando chegou à conclusão que a despesa em frascos ia ser grande...abandonei a amazónia e cheguei ao paraíso:))))...até hojen (tomara a Eva!)!

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu testemunho Suri. Obrigado, mesmo.

      Beijos

      Eliminar
  8. realmente só no Brasiú para achar que isso é muito pelo...

    prefiro o pouco ou nenhum mas não me chocou.

    ResponderEliminar
  9. Onde é que essa malta andava quando em 2003 a Claudia Ohana repetiu as fotos para a Playboy, com pouca ou nenhuma diferença da edição de 85? http://agoraemerda.wordpress.com/2013/01/26/no-girls-claudia-ohana1985-e-2008/

    ResponderEliminar
  10. Defendo realmente que cada uma faz como bem entender. No entanto defendo também que quem não faz a total depilação pelo menos deve ser cuidada até para não acontecer figuras tristes como às vezes se vê na praia.
    Fora isso. É a escolha de cada um. Infelizmente ou felizmente senti que fui obrigada a entrar neste novo mundo, na medida em que nunca fui de depilações totais se é que me faço entender. Mas infelizmente ou felizmente a sociedade molda-nos e acabamos por fazer aquilo que achamos ser o correcto. Chama-se a isso aprendizagem? Adaptação? Maybe...

    ResponderEliminar
  11. Achei um exagero esta polémica. Vi as fotos e não é mato nenhum.
    Quanto a obrigatoriedade ou não, não acho nada obrigatório, cada um faz o que quer e conforme se sentir melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que existem muitas pessoas que tendem a confundir modas com obrigações.

      Eliminar
  12. Sinceramente não vejo ali mato nenhum.
    Mas esta produção está fantástica, "caliente", mas sem cair no exagero, no vulgar.

    ResponderEliminar
  13. A polémica é exagerada, não vejo ali desleixo porque é uma depilação cuidada.
    Seja como for, esta questão é uma questão pessoal e depende sobretudo de como a mulher (e também se aplica aos homens, no que toca à depilação masculina) se sentir melhor

    ResponderEliminar
  14. As fotos estão fantásticas!
    E para que fique a informação - a depilação TOTAL da zona genital feminina é desaconselhada para a saúde já que a "mata" tem um propósito de defesa da área ginecológica interna.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabia disso. Há quem diga que os pelos estão lá por alguma razão.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Toda a gente sabe isso julgo eu, no entanto até hoje (mas elas existem!) ainda não vi ninguém como o homem das cavernas :)

      Eliminar
  15. Pois é sp melhor sem a "mata" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é mais bonito. Mas isso depende sempre de cada pessoa.

      Eliminar