3.7.13

nada mais do que medo

Por mais que queira fugir do tema crise, sinto-me atraído para ele. Neste caso, para o medo que ele provoca nas pessoas. Tenho lido muitas notícias. Tenho ouvido muitos debates. Tenho conversado com diversas pessoas. E tenho lido diferentes opiniões em blogues com temáticas distintas. O ponto em comum que encontro é o medo. O receio que as pessoas têm de uma crise política. E perante este medo, só consigo dizer que os políticos venceram. “Domaram” o povo recorrendo ao medo.

Hoje debate-se o medo que a crise política causou. Como será o amanhã? Será melhor com Pedro Passos Coelho? Com Seguro? Com outro político qualquer? Estas questões passam pela cabeça de todos nós. Pessoalmente, não sei como será o dia de amanhã. Mas sei que hoje está a ser mau. Tal como foi ontem. E no dia anterior a esse. Isso é uma certeza. Sendo que o futuro será sempre uma incógnita.

Recuso-me a viver com medo e preso às ideias que certos políticos querem que compre. Recuso-me a viver preso na ideia de que o melhor é deixar as coisas como estão porque muitos defendem que qualquer mudança será nefasta para os portugueses. De uma coisa estou certo. Aconteça o que acontecer no futuro, Portugal irá sobreviver. Porque o nosso país sobrevive há centenas de anos. E sempre há-de sobreviver. Portugal não morre com a ausência de Pedro Passos Coelho. Nem será um paraíso com a sua continuidade ou chegada de outro político qualquer que ocupe o seu lugar.


Portugal está e sempre estará acima de qualquer nome. Se o futuro será péssimo? Talvez. Mas assumir isso não passa de uma previsão feita por algum entendido na matéria. Quanto ao presente e passado... esses estão aos olhos de todos nós. E não preciso que me metam medo com o futuro pois o presente que me obrigam a viver já me assusta o suficiente.   

20 comentários:

  1. Gosto de política e vi vários comentários nos canais televisivos. O facebook ontem estava super mexido com comentários, artigos de pessoas que lemos e ouvimos diariamente. Uma coisa em comum: muitos querem o governo fora, por outro lado há o medo no ar. Eu tb sintp medo, mas quero o governo fora! Pior do que estamos é dificil. Como disse Manuel Forjaz há cerca de 15 dias, "podem colocar a Barbie, o Ken ou os Morangos Açucar a governar Portugal" pois não iriam fazer pior. Pior do que está, não vai ficar.
    O meu medo e de muitos tem a ver com mercados, a divida,(...).De resto o Passos e o Cavaco andam a brincar com o país! Como diz Freitas do Amaral “entregue a um grupo de irresponsáveis”.
    Para mim iam todos! Do PR ao governo. Portugal precisa de renascer e voltar a ter confiança.

    ResponderEliminar
  2. Adorei :)

    "Porque o nosso país sobrevive há centenas de anos"... é mesmo verdade! E sobrevive à custa da nossa força e coragem ;)

    ResponderEliminar
  3. Ora, nem mais! Partilho inteiramente esta perspectiva, aliás, como já tive oportunidade de relembrar aqui -http://raquelmarkblog.blogspot.pt/
    cumprimentos,

    ResponderEliminar
  4. ...mas sem dúvida que é assustador...não tenho dúvidas que iremos ultrapassar porque outra solução não existe...mas este clima de instabilidade em que não se vê quaisquer resultados com tantos sacrificios já impostos...é assustador!..por isso evito pensar no assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já reparaste que vivemos assim há muito tempo com o governo a querer sempre meter medo com o futuro.

      Eliminar
  5. Já pensei mt sobre isto... e chego smp à mesma pergunta "Ok! Se o PSD cai vai pa lá quem? O PS?!" É que uns foram po poder e acusaram os Outros de deixar o país em tanga, os Outros deram uma grd tanga pisgaram-se e qd os primeiros voltaram ao poder já estávamos em fio dental. Se calhar o problema é mm esse! Este ciclo viciado de sair PS entrar PSD sair PSD entrar PS. Para mim nem uns nem outros nos souberam governar. Falam do Salazar e quantas e quantas vezes se ouviu falar em tentativas de calar as tvs e o povo? Para mim é tudo igual na falta de liberdade de expressão! Tenho medo! Muito medo! E acho mesmo q se for pa sair este governo é pa entrar outro partido que agarre neste país e o mude! De raíz!
    Ontem a Wikileaks falava da hist de o governo português ñ ter deixado o avião q ia levar o outro da Rússia entrar em espaço aéreo português! Que temos nós de nos meter nas "guerras"'dos outros?! Ganhamos alguma coisa com isso? Nada! Com tantos problemas q já temos! Pq nos intrometemos nos dos outros?

    ResponderEliminar
  6. "Se o futuro será péssimo? Talvez. Mas assumir isso não passa de uma previsão feita por algum entendido na matéria."

    Nessa questao nao te preocupes porque todos os "nossos" pseudo entendidos na materia erram sempre as previsoes por larga vantagem!

    De resto concordo!!

    ResponderEliminar
  7. Tudo dito neste texto, somos duros e vamos conseguir vencer...

    ResponderEliminar
  8. Não tenho nada a acrescentar, só que tenho medo, mto medo.
    E eu nunca tenho medo de nada.
    Btw, adoro a casa nova:))
    bj

    ResponderEliminar
  9. Sim, acho que esse é o sentimento mais generalizado nos últimos tempos. De facto não sei o que pensar.
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que seja lá o que acontecer [ainda este mês] não nos vai trazer nada de bom, nem vai melhorar em nada... Se não pode piorar? Nisso discordo contigo: Pode! E acredito séria e infelizmente que vai acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não digo que não pode piorar. O que digo é que isso não passa de uma hipótese sendo certo que a actualidade é muito má.

      Eliminar