25.7.13

inveja

A inveja é provavelmente o sentimento que mais dificulta o desenvolvimento e evolução de alguém. Inveja-se aquilo que o vizinho do lado tem. Inveja-se a progressão profissional das pessoas da empresa. Inveja-se o sucesso de pessoas que não se conhecem de lado nenhum. Resumindo invejam-se todas as pessoas que conseguiram fazer aquilo que alguém não tem capacidade para alcançar.

Cegas por esta inveja, muitas pessoas caem no ridículo. Dizem coisas sem pés nem cabeça. Fazem figuras patéticas. Acabando por serem vítimas do próprio veneno que carregam consigo. Sem que consigam perceber que a verdadeira anedota são elas.

Infelizmente, esta forma de viver parece não ter fim à vista. Isto porque este tipo de pessoas tendem a rodear-se de outras iguais fazendo com que esta inveja seja transmitida para outras pessoas que possam vir a resultar dessas relações. Sem culpa, muitas crianças vão crescer a acreditar que são as melhores. E que nunca falham pois o sucesso dos outros - seja ele qual for - será sempre justificado com uma teoria qualquer inventada por alguém. Sem que percebam que o verdadeiro motivo do insucesso.

Infelizmente, não há Passos Coelho que resolva isto. Ou Paulo Portas ou mesmo José Seguro. Nem tão pouco a Troika tem poder suficiente para injectar valores na nossa sociedade. Este é um mal que está para durar. E que está tão enraizado na nossa sociedade que começa a ser visto como um normal comportamento padrão.

Enviado do meu iPhone

27 comentários:

  1. A inveja é um sentimento que nunca me assistiu , nem em termos profissionais nem pessoais. Gosto do que sou e do que tenho e da forma como consegui e vou conseguindo o pouco que tenho. Nunca fiquei a remoer no que alguém têm e não posso obter, o que faço sim ,é gastar as energias para conseguir os objectivos que me proponho alcançar( nunca espezinhando ninguém é outra regrar) e isso não passa pelos outros, por tentar imitá-los , mas por nós mesmo.
    Mas reconheço que existe muita gente assim, que vivem com a inveja estampada no rosto, viverão felizes? não creio.. Afasto-me simplesmente.
    Bom dia HSB ! :)

    ResponderEliminar
  2. É um sentimento que me mete muito medo snceramente...porque a inveja é corrupta e destrói tudo o que existe de bom por onde passa...gosto mito da minha vida simples e coerente...em que mais do que olhar para os outros olho para mim e tento ir mais além...não por inveja mas porque todos nós merecemos sempre algo de melhor :) Bom dia HSB :)

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo dizer que a Inveja é o maior defeito dos portugueses,invejam tudo e todos. Costuma-me dizer isto mas é o que penso, quem tem sucesso dizem logo que é cunha e bla bla, quem tem dinheiro é traficante....
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vezes invejam ninharias a pensar que invejam fortunas...

      beijos

      Eliminar
  4. A inveja está associada a individuos que têm falta de amor próprio. Invejar alguém é negar-se a si mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Há pessoas que não conseguem ficar felizes com a felicidade dos outros. É triste.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria mais fácil lutar pela felicidade própria do que pela infelicidade dos outros?

      beijos

      Eliminar
  6. A unica inveja que costumo ter e é apenas durante uns 5segundos é quando ouço na TVI falarem que o euromilhoes saiu novamente a um portugues...e nao sou eu xD

    ResponderEliminar
  7. Não gosto desse tipo de pessoas. Procuro afastar-me o mais possível delas.
    Falta-lhes vontade de mudar o que quer que seja das suas vidas e acabam por ter vidas vazias, daí invejarem os outros.

    Escrevi um post sobre isso, por me ter deparado com pessoas invejosas e de baixo nível.

    http://carpediemtome.blogspot.pt/2013/07/desabafo.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, a inveja e a vaidade são duas características negativas do povo português.

    Infelizmente já fui vítima de 'invejite' por parte de alguém que eu considerava amiga, mas que era uma pessoa ardilosa, porque era alguém que vivia em constante competição. Claro que quando as peças encaixaram todas, eu afastei-me dela. Gente assim faz-nos mal.

    ResponderEliminar
  9. melhor impossivel. até vontade de partilhar no facebook. deixas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa só responder agora Tânia. Podes partilhar o que quiseres, desde que seja feita uma referência ao local de onde tiraste.

      beijos

      Eliminar
    2. Não faz mal, tiveste uma boa 'desculpa' para tardares na resposta ;)
      Um texto destes, nunca é tarde em partilhar, e irei fazer todas as referências e mais algumas :D

      Beijo, beijo

      Eliminar
  10. Já senti inveja varias vezes, inveja de quem tem trabalho quando não tenho, de quem está com dinheiro estando eu sem ele, de quem é belo quando não me sinto assim, de quem consegue algo para ao qual eu lutei muito e eu não consigo.
    É um sentimento que anda de mãos dadas com a frustração.

    Quando ela surge tendo identifica-la o mais rapidamente possivel para que não me consuma. Sei que nunca prejudiquei ninguem á conta disso porque não chega a esse nivel, o meu feitio tambem não vai para esses lados. A prejudicada fui sempre eu, porque atrasa-me, diminui-me e emburrece-me.
    A inveja e frustração são sentimentos muito vergonhosos, feios e dificeis de gerir, sem duvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Aquilo que tens a fazer é mesmo afastar-te de tudo isso para que não sejas vítimas de veneno alheio.

      Eliminar