16.7.13

a minha relação com a fia

A Feira Internacional do Artesanato, que decorre anualmente na FIL, em Lisboa, é provavelmente a única feira a que faço questão de ir sempre. Adoro as horas passadas naqueles pavilhões naquilo que considero ser uma viagem à volta do mundo, bastando para isso uns pequenos passos.

Gosto do aspecto de feira e mercado que me faz recordar o labirinto de lojas que é a medina de Tunes, na Tunísia. Aprecio o regatear de preços. A simpatia dos vendedores, desejosos de mais um bom negócio. E não escondo que também me delicio com as sandes de leitão e as gigantescas sandes de presunto e queijo que só costumo comer ali.

E esta feira tem dado vida a boa parte da minha casa. Foi lá que comprei o John Doe. A sua mulher, Jane Doe. Duas lanternas e muitos outros artefactos que adornam o meu cantinho. Este ano não foi excepção e nem a mobilidade reduzida me tirou a vontade de ir em busca de algo mais.


As escolhas deste ano passaram por uma Chicha, uma pulseira e ainda mais um amuleto. Como tenho feito, vou quase sempre no final do evento, o que permite comprar os artigos a melhores preços pois o objectivo de quem vende passa por escoar material. E este é o principal conselho que dou a quem compra artigos em eventos deste género. E não tenham receio de regatear preços. 



22 comentários:

  1. Pelo segundo ano consecutivo nao consegui ir a' FIA :( Fizeste óptimas compras, se precisares de conselhos para usar a chicha, aqui a expert esta disponível :) (sou viciada)

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, a FIA (tal como a BTL) tem vindo a perder qualidade, na minha opinião.

    No pavilhão nacional vê-se muitos stands a vender o mesmo, salvo raras e honrosas excepções. No pavilhão internacional, idem... Além de que, por vezes praticam preços elevados para a qualidade das peças.

    Eu vou porque tenho convites, mas cada vez compro menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a ser fã, sobretudo da zona internacional mas compreendo o que dizes. É preciso paciência para procurar aquilo que se quer e discutir preços. Mas há stands que não estão dispostos a isso.

      Sendo jornalista, tenho a sorte de não pagar entrada.

      Eliminar
  3. Não fui. Mas adoro feiras de artesanato. Adorava que o meu tempo me tivesse proporcionado a possibilidade de ir!

    ResponderEliminar
  4. Eu também vou todos os anos. Mas eu é mais para ver as tendências e tirar ideias do que propriamente comprar. No entanto, é tradição comprar lá todos os anos uma pulseira de cabedal para o mano.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também vou à FIA todos os anos. Adoro. Já fui com ideias concretas sobre o que queria e comprei, como também já fui sem ideia nenhuma. O que é certo é que trago sempre qualquer coisa. E por bons preços. Lá está, a estratégia é ir nos últimos dois dias, mesmo sabendo que a enchente de pessoas é maior. Mas é o preço a pagar para conseguir comprar artigos mais baratos.

    ResponderEliminar
  6. É bom ouvir uma opinião assim da "nossa" casa.
    Sinto a FIA uma bocadinho minha :)

    Bons passeios, muitas compras e volta sempre!

    Beijo *Estrela*do*

    ResponderEliminar
  7. Mais um ano sem ir...
    Quando vejo uma Chicha lembro-me quando fui ao Egipto há anos e via nas ruas homens sentados nas ruas a fumar e desfrutar o prazer da Chicha.
    Não fumo, mas saboreei chicha.
    Gosto imenso da altura árabe, dentro de certos limites. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, chicha é Tunísia. É estar descalço no bar a fumar até mais não e a beber chá de menta :)

      Eliminar
  8. Este ano não consegui ir:(
    Adoro Chichas. Tenho uma com 13 anos que trouxe do pavilhão dos Emirados na Expo 2000 em Hannover:)))

    Gosto da pulseira:))
    Bjo

    ResponderEliminar
  9. Adoro fumar chicha!!! Gostava de ter uma daquelas maiores a decorar a minha casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também e não fumo cigarros normais. Aquele sabor na boca. O relaxar. É perfeito :)

      Eliminar
  10. Ir ao Tuareg fumar chicha conta? LOL

    Confesso que nao sou grande fa da FIL ou BTL ou afins.

    Gostava muito de uma dque se realizava que era sobre medicinas alternativas, penso que se chamava Saude e Bem Estar, mas deixou de acontecer ou mudou de local :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que conta :)

      Se estiveres pelo Algarve vai à casa do cerro e fumas a melhor chicha (Albufeira).

      Abraço

      Eliminar