3.7.13

a bola é minha. se não jogo, ninguém joga

Sou a favor da ambição profissional. Defendo que todas as pessoas devem lutar por um cargo melhor do que aquele que desempenham actualmente. Não faz mal a ninguém sonhar com o topo da hierarquia profissional nem trabalhar para alcançar esse posto. Mesmo que tal missão se afigure impossível. Até porque, acredito eu, há sempre alguém que repara nos bons trabalhadores. Seja na empresa onde estão ou numa concorrente. Ou noutra qualquer.

Sou a favor de tudo o que referi. Mas sou contra aquelas pessoas que não olham a meios para alcançar o topo. Que estão dispostas a pisar todas as pessoas e a vender a mãe em troca de uma promoção profissional. E também sou contra as pessoas que são agarradas ao poder. Quando se atinge o topo, é fundamental ter o discernimento necessário para perceber que chegou a altura de abandonar o cargo. Conseguir fazer isto não é sinal de fraqueza. Pelo contrário. É sinal de grandeza. Intelectual e mesmo humana.

E isto é algo que Pedro Passos Coelho não consegue fazer. Neste momento, olho para o nosso primeiro-ministro e vejo aqueles meninos que vão jogar à bola com os amigos da rua. Aqueles meninos que não têm talento para o futebol e que levam a bola pois sabem que isso garante um lugar numa das equipas. Se alguém diz que não tem talento para jogar e que terá de ficar sentado no banco, não há jogo. “A bola é minha. Se não jogo, ninguém joga pois não empresto a bola”, diz.


Pedro Passos Coelho já conseguiu ficar marcado como um dos piores primeiros-ministros portugueses de todos os tempos. Mesmo assim, qual menino birrento, bate o pé e diz que não se demite. “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, grita de braços cruzados. Nesta altura, Pedro Passos Coelho é um homem só. Que vive numa casa sem traves mestras. Abandonado, mostra ter uma sede de poder completamente ridícula. O primeiro-ministro pode continuar com as mãos no ar a tentar segurar o tecto. Mas, é certo que mais cedo ou mais tarde irá ruir. É uma questão de dias ou mesmo horas. E quem vai sofrer as consequências são os mesmos de sempre. Nós. O povo.

23 comentários:

  1. Discordo de ti Bruno,

    Com a situaçao economica portuguesa, ainda para mais dependente da troika, duvido que alguem tivesse feito melhor. Errou? Sim, errou em algumas projecçoes e em certas ideias que tentou implementar, mas isso desde o 25 de abril que todos erram e enchem os bolsos á nossa custa.

    O que me custou foi ver o Paulo Portas e outros 2 ministros do CDS abandonarem o navio quando PORTUGAL mais precisa...pq nao tenhamos duvidas que na Europa ja somos vistos como a nova Grecia e ao cair o governo e irmos a eleiçoes antecipadas, nao só se vai gastar um dinheirao, como vamos ouvir mais do mesmo dos mesmos e o pouco e lento progresso que fizemos nestes 2 anos vai para o lixo...

    PS: Eu nao sou pro-Passos Coelho nem votei nele, apenas acho que a opiniao publica ta a fazer dele o novo Socrates.

    PS1: A constituiçao portuguesa preve que tenhamos um presidente da republica certo? O que lhe aconteceu? Nao elegemos um pq?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considero que Pedro Passos Coelho seja o culpado de tudo. Tal como Socrates não é. O problema é anterior a tudo isso. Só que, neste momento, Pedro Passos Coelho não tem condições para manter o lugar. O Governo é uma manta de retalhos presa por arames. E arrastar isto só vai ser mau para todos nós.

      O pior no meio de tudo isto é que não temos alternativas. Seguro não é o homem de que Portugal precisa mas é aquele que vai estar no leme da embarcação assim que Passos Coelho sair.

      Eliminar
  2. Sim, é mesmo isso, sem qualquer dúvida, foi ele que se demitiu por não lhe lavarem o ego oportunista, foi ele que lançou o país nesta crise e se portou como um fedelho mimado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele lançou esta crise? Não. Se isso faz dele um excelente político? Não. Se é uma pessoa bastante limitada? Para mim, é. É a minha opinião e vale o que vale. Neste momento, acho que Passos Coelho não tem condições para governar o país. Até porque as pessoas mais importantes já o abandonaram. Ele é um homem só.

      E como disse no comentário anterior, o pior é que os portugueses não têm alternativa de liderança. É uma dança ps/psd e será sempre assim. Por piores que sejam os políticos.

      Eliminar
    2. É triste que os Portugueses não se apercebam que uma crise política será o nosso fim.
      E nem vou falar do Seguro, que não merece qualquer tipo de respeito. Uma nulidade, muito pior que qualquer Pedro.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Será mesmo o nosso fim? Ou será que querem que o povo acredite nisso para ter medo?

      O Seguro é uma nulidade, isso é garantido.

      Eliminar
  3. O Seguro? Quando penso nesse senhor a PM, a minha insegurança cresce!

    Esse senhor tem o carisma e o dom da palavra de um calhau...e tou a ser simpatico!!

    ResponderEliminar
  4. Tendo em conta as alternativas, espero que ele mantenha a birrinha e que isto se aguente de alguma forma. Também não votei nele, mas estamos num típico caso de mal menor e mal maior. Ver tantos a aplaudir o mal maior é assustador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recuso-me a ver a questão desse ponto de vista do medo.

      Eliminar
    2. Compreendo o que dizes, o medo tantas vezes é o responsável. Mas sinceramente, acho que é meter tudo no mesmo saco pois parece-me bem mais pragmático. A alternativa é o Seguro, todos sabemos disso, portanto é mesmo uma questão de escolha. Eu escolheria não fazermos essa transição que do meu ponto de vista é absurda. Falo em assustador por considerar que muitos dos que festejam a queda do governo nem se apercebem disso e tratam este tema como uma vitória ou derrota de um clube de futebol.
      Escolha, sem medos. Mas é só a minha opinião.

      Eliminar
    3. Eu sei que a queda do governo não é positiva. Quase nunca é. Mas acredito que em certos casos, o melhor é destruir uma casa e reconstruir tudo de novo. Mesmo que isso possa ser assustador de início.

      Eliminar
  5. Sem querer entrar em discussões politicas.. mas esta é a birra típica de pessoas mimadas... que nunca na vida tiveram de trabalhar para alcançar algum objectivo. No entanto são sempre melhores que os outros e têm sempre muito trabalho pela frente, ou fingem que têm (porque trabalhar é uma coisa, e fingir que se está muito ocupado é outra).
    No fundo no fundo só espero que o país e o nível de vida das pessoas melhore, o resto é conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os bolsos deles estão sempre cheios com direito a reformas brutais.

      Eliminar
    2. Bem dito...e para mim há algo que quando é corrompido dificilmente as coisas voltam a funcionar...a honestidade é tudo e quando esta falha perde-se a confiança..em tudo!

      Eliminar
  6. A alternativa não é viável. Além de que uma queda do governo agora íria "obrigar-nos" a um segundo resgate, e deitaría por terra todo o memorando.

    Em relação ao título tenho um amigo que a alcunha dele é Birras, e foi a mãe que lha pôs.
    Precisamente por isso, qd íamos tds jogar à bola par ao ringue lá da rua, era msm isso q ele fazía qd ía para o banco.
    A bola é minha e se eu não jogo, mais ng joga. Tem 37 anos e é o Birras até hj:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recuso-me a aceitar viver na "merda" com medo de um resgate. Porque, do meu ponto de vista, Passos Coelho não é a solução. E os abandonos dos seus amigos são exemplo disso mesmo.

      Eliminar
  7. Um dos piores não...o pior PM de sempre. Ao lado dele Santana Lopes foi um grande PM...não entendeu o significado de coligação nem o que ela pressuponha: um acordo, consenso entre ambos...quem vai sair limpo de tudo isto e ainda fazer-se de vítima vai ser o PP. Esta demissão trouxe água no bico...não é dele pôr a sua liderança partidária em xeque.
    E como já está aqui dito, qual é a alternativa? Tó Zé Seguro, outro líder de uma juventude partidária? Os dois maiores partidos estão muito, mas muito mal liderados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, o mal é não existirem alternativas. Eu gostava de ver alguns políticos no poder mas não sei se não seria mais do mesmo...

      Eliminar
  8. É engraçado ler este texto depois do comentário que fizemos em casa quando ouvimos o discurso... que foi, "parece a filhota quando a chorar de birra diz EU nÃO ESTOU A FAZER BIRRA"...

    Mas hoje, além das birras descobrimos que irrevogável afinal é diferente do que vem no dicionário...

    Acho que fazia bem começar de novo...

    Vamos lá ver no que vai dar...

    ResponderEliminar