4.6.13

profissão que esvazia o mini bar

Um dos filmes mais marcantes que vi nos últimos tempos foi Diamante de Sangue. Uma história pesada e intensa, em torno de um negócio sem escrúpulos nem regras, que movimenta milhões em todo o mundo. Num destes dias estava a rever o filme, que conta com Leonardo DiCaprio e Jennifer Connelly nos principais papeis e onde a actriz dá vida a uma jornalista.

Ao rever o filme prestei maior atenção a um diálogo que me passou despercebido na primeira vez que vi o mesmo. Os protagonistas da conversa são os mesmos do filme, que estão a dançar enquanto trocam estas palavras.

Ele: Porque não vamos para o teu quarto, para ver o que há no mini bar?
Ela: Sou jornalista. Bebi tudo.

Sendo jornalista, não posso deixar de achar piada a esta troca de palavras. Ao mesmo tempo que me questiono: será esta a imagem que algumas pessoas têm do jornalismo e dos jornalistas? Que somos uma espécie que funciona movida a álcool? Mentia se dissesse que nunca bebi nada de um mini bar nas viagens profissionais. Quem nunca o fez que atire a segunda pedra porque a primeira já atirámos todos.


Pessoalmente, o meu cérebro ou as minhas mãos não são movidas a álcool. Não escrevo textos profissionais desse modo. Porém, não critico quem defende que um copo ou dois de uma qualquer bebida são ideias para descontrair e dar largas à imaginação. Há quem o faça para criar algo, tal como há quem o faça para ser fotografado. E são apenas dois exemplos. Mas será essa a imagem que existe dos jornalistas?

22 comentários:

  1. eu cá quanto menos álcool melhor...consigo desinibir-me para fotografias sem pitada de álcool! Basta um solinho maravilhoso e boa companhia que as fotografias saem logo naturais e alegres :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há quem prefira um bom copo de vinho. Por exemplo nas produções sem roupa :)

      Eliminar
  2. Por acaso não é essa a imagem que tenho dos jornalistas. Nem sequer nunca tinha pensado nisso.
    Já vi esse filme, gostei imenso. :)

    ResponderEliminar
  3. Não me parece, pelo menos eu não tenho essa ideia.
    Cá para mim são é todos umas "gandas melgas" :P

    ResponderEliminar
  4. Não tenho muito essa ideia, confesso. Ainda assim quando penso em jornalista a primeira ideia que, automaticamente, me vem à cabeça é que são chatos. Não por serem pessoas chatas, obviamente, mas porque faz parte da profissão pressionarem as pessoas até conseguirem saber alguma coisa. :)
    Quanto ao filme ainda não o vi, apesar de estar na lista "para ver" há um bom tempo. Espero que seja este fim de semana. :)
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de acreditar que não faço parte desse grupo que referes :)

      Eliminar
  5. tambem não tenho essa ideia.

    grande filme, para complementar lê o menino soldado

    ResponderEliminar
  6. Grande filme!
    Qualquer pessoa bebe qualquer coisa de vez em quando, não são os jornalistas particularmente!

    ResponderEliminar
  7. não tinha nada essa ideia por acaso! mas agora vais deixar toda a gente a pensar que sim :P

    ResponderEliminar
  8. Não fazia sequer ideia que os próprios jornalistas tinham essa ideia de si. Eu nunca em tal tinha pensado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras da Lia :P

      Eliminar
    2. E eu idem.
      Mas falando por mim, enquanto mente relativamente criativa nos tempos livres (ao nível da escrita), as coisas saem um bocadinho melhor, ou pelo menos com outra fluidez, depois de umas gotinhas de álcool :P

      Eliminar
    3. Os jornalistas são uns santos... cof cof cof :)

      Eliminar
  9. Não me parece que seja uma ideia generalizada..mas se bem me lembro do flme (que também gostei muito) estavamos a falar de jornalistas colocados em cenários de guerra, no fim do mundo em circunstãncias completamente diferentes de uma Europa civilizada...e aí confesso-te...os jornalistas para lidarem com tanta loucura deem ter de acha algum escape...uns é a imagem de fumarem desalmadamente...outros é chegar aos hoteis e atacarem o mini-bar...eu fazia o mesmo :)

    ResponderEliminar
  10. Nao tenho essa ideia dos jornalistas...Que tenha ideia que tu HsB sejas um bebado...pois, aí a conversa ja é outra xD

    Tou na brinca.

    Abraço

    ResponderEliminar