17.5.13

ter (ou não) olhos na cara


Aprecio pessoas com força de vontade. Pessoas que têm a capacidade de assumir que estão mal fisicamente. Que têm o discernimento necessário para perceber que é necessário mudar algo na sua imagem e sobretudo no seu estilo de vida. E que essa mudança não se reflecte apenas em descer alguns números naquelas calças da moda nem no top da montra da loja X. É, acima de tudo, uma mudança que irá beneficiar a própria pessoa no que à saúde diz respeito.

Por outro lado, não compreendo aquelas pessoas que criticam apenas pelo prazer de criticar. Por exemplo, não percebo o que leva duas pessoas, que estão longe, para ser simpático, de ser um exemplo no que à boa forma diz respeito a criticarem alguém que lutou para emagrecer e que realmente perdeu uns bons quilos.

“Mais magra? Só se for nas orelhas”, dizem enquanto se riem. Não sei se estarei errado mas, para mim, isto é um sentimento de inveja e um reflexo do fracasso pessoal. Pessoas que não aceitam que alguém seja bem sucedido numa missão em que não se empenham a fundo. Dito de outra forma, não aceitam que alguém perca aquilo que elas acumulam por desleixo.

Criticar é fácil. Falar mal idem. Gozar ou dizer trinta por uma linha também são tarefas ao alcance de qualquer um. O complicado é dar o exemplo daquilo que realmente deve ser feito. Talvez seja por isso que é tão difícil ter a capacidade de assumir um bom exemplo sobretudo quando se trata de algo onde não somos bem sucedidos.

27 comentários:

  1. Ou então quando a pessoa perde algum peso, dizem logo: "Ah deve andar a tomar medicação para emagrecer", e não pensam que a pessoa pode estar a esforçar-se para perder peso, tendo uma boa alimentação e praticar exercicio fisico.

    ResponderEliminar
  2. Sei tão bem o que é isso, eu que já tive excesso de peso,mudei radicalmente o meu estilo de vida e aos poucos lá vou ganhando as minhas formas, agora que perdi 10kg já me dizem que estou bem melhor, mas ainda há aquelas pessoas estúpidas que dizem "não sei para que fazes tanto desporto, estás na mesma", só pode ser inveja.. há pessoas muito más!

    ResponderEliminar
  3. Cada palavra descreve na perfeição em tudo o q se passa no mundo dos mais gordinhos...
    Falo por experiência própria. Sempre fui cheinha, e ouvia isso constantemente. Passava-me. "Estás mais gorda... Estás mais magra..." Mas, infelizmente foi diagnosticado problemas de tiróide que causaram outros problemas, e tive q mudar a minha vida por saúde.
    Criticar e gozar é mesmo fácil, até mesmo se a pessoa está bem e adoram dizer que está mais gorda porque sabe que afecta. Depois há os invejosos... Há certas pessoas que olham agora para mim com uma inveja no olhar q mete impressão.
    Não suporto que chamem "gorda/o" a uma pessoa. ninguém sabe o que está por detrás. Muitas vezes nem é a comida (que era o meu caso), mas muita doença...

    Posso dizer uma palavra? Há pessoas que são idiotas e não "enchergam" o que dizem... Cada maluco, com a sua mania. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas criticam pelo gosto e simplicidade de criticar. É uma arte dizer mal deste e daquele sobretudo quando fazem coisas que essas pessoas não conseguem fazer.

      Eliminar
  4. eu acho isso particularmente feio quando é notório que a crítica é infundada... nota-se mesmo que é para deitar uma pessoa abaixo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é o reflexo de impotência porque alguém conseguiu o que não conseguem.

      Eliminar
  5. Existe gente que adora ser maldosa.

    ResponderEliminar
  6. Há muita gente mal resolvida e depois só estão bem a deitar abaixo os outros!

    ResponderEliminar
  7. E ao contrário? Enquanto estudei em Évora morei com duas outras raparigas. Passei por uma fase em que mal me reconheci, comia o dobro, e devorava chocolate (que nem aprecio muito). Claro que ganhei peso, estranhei, porque sempre fui magra. Quando comecei a voltar ao lugar, uma delas elogiou-me, a outra disse que gostava de me ver mais gordinha (assemelhava-me mais a ela). A mulher é um bicho estranho às vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste capítulo as mulheres são muito mais complicadas do que os homens.

      Eliminar
  8. A eterna arte de maldizer...

    Infelizmente, cada vez mais as pessoas têm tendência para gritar a alto e bom som (ou ainda pior, pelas costas) os defeitos (que muitas vezes até são conquistas) dos outros para desviarem a atenção dos seus próprios defeitos e fracassos.

    ResponderEliminar
  9. No caso concreto de perder ou ganhar peso diga-se que entre as mulheres é algo que se ouve muito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de ser sincero. Neste domínio elas são muito piores do que eles.

      Eliminar
  10. É a primeira vez que aqui venho e estou a gostar imenso do que leio. Neste post, em particular, não poderia concordar mais! Excelente linha de pensamento. É mesmo isto!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste. Se te sentires à vontade, continua por cá :)

      Eliminar
  11. É o mal dizer simplesmente pelo mal dizer...há pessoas assim infelizmente!

    ResponderEliminar
  12. Para este texto só há uma palavra INVEJA! Não é preciso acrescentar muito mais. Criticar só porque sim (porque isto até é um insulto ao termo "criticar"), é a maneira de expiar a frustração porque não conseguem fazer o mesmo...

    O ser humano tem maneiras mesmo estranhas de contornar as suas limitações não tem?

    ResponderEliminar
  13. Cada vez é mais difícil encontrar alguém que elogie os outros. Resumiste tudo aqui: "é um sentimento de inveja e um reflexo do fracasso pessoal".

    ResponderEliminar