28.5.13

telhados de vidro


Acho que todas as pessoas têm telhados de vidro. Existem aquelas que não têm qualquer problema em assumir que os têm. Algo normal no percurso da vida de qualquer um. Existem também aquelas que tentam esconder as suas frágeis protecções dando como exemplo outras coberturas que julgam fracas. Há também aquelas pessoas que mesmo sabendo que têm telhados de vidro, garantem que não têm.

Não sou nem nunca fui pessoa de julgar quem quer que seja. Cada qual sabe da sua vida. Cada um tem as suas preocupações, os seus problemas e os seus telhados de vidro. Isto é completamente normal em todas as pessoas. Aquilo que me custa perceber são aquelas pessoas que têm os telhados mais frágeis que podem existir mas que mesmo assim adoram brincar com pedras.

Pessoas que saem à rua munidas com diversos calhaus que arremessam em diversas direcções. Atiram a pedra para o telhado de fulano que faz isto e aquilo. Depois atiram outra pedra para o telhado de sicrano que é alguém que todos devemos desprezar por isto e por aquilo. E isto é algo que fazem sempre sorridentes. Como se vivessem na casa mais sólida alguma vez construída. Até ao dia em que as pedras fazem ricochete. E voltam na direcção de quem as arremessou. E em poucos segundos destroem o telhado que aparentava ser do material mais resistente do mundo.

Não sei se é dos tempos em que vivemos mas todos julgam todos. As pessoas passam tanto tempo preocupadas com a casa do vizinho e com a vida dos outros que acabam por não perceber aquilo que fazem mal. É muito fácil dizer que alguém tem um telhado de vidro. Isso é do mais fácil que existe. O complicado é perceber os estilhaços dos nossos telhados de vidro e os motivos pelos quais estamos em determinada situação. Mas perceber isto é que nos faz evoluir e não descortinar os problemas dos outros.

28 comentários:

  1. E eu não sei se é dos tempos em que vivemos, mas de há uns tempos para cá eu julgo as pessoas... mas julgo que elas são só parvas. Haja o que fazer!

    ResponderEliminar
  2. Um bom post que representa muito da actualidade inerente a uma sociedade despida de valores morais. Muitos são os que julgam sem nada saber e, com isto, acabam por viver vidas alheias sem viver as suas histórias.
    Mas, o que ainda me faz acreditar numa sociedade melhor são, sem dúvida, as excepções que revelam uma pensamento bastante mais acelerado que o ritmo desta nossa cultura que ainda vive muito na base de representações falhadas.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Se me permites vou partilhar aqui uma história que a minha avó me contava quando era pequena a propósito de telhados de vidro... Espero que não me torne aborrecida, mas é pequena, prometo :)

    Havia uma senhora que tinha vista para o estendal da vizinha, e todos os dias dizia para o marido "aquela vizinha não sabe lavar roupa, olha que vergonha, os lençóis estão sujos, e coloca a roupa a secar toda suja, parece impossível"
    Um dia o marido farto da lengalenga diz-lhe "Mas será possível que tu ainda não tenhas reparado que o que está sujo são os vidros das nossas janelas".

    É uma história com o seu quê de machismo, mas a minha avó viveu em tempos em que as mulheres é que tratavam dessas coisas e pronto, as coisas eram como eram, não vale a pena estar a fazer análises sobre isso. Mas é uma história que revela muito sobre os telhados de vidro e neste caso sobre os vidros das janelas sujas. Tenho impressão que cada vez mais que tanta condenação da vida alheia por parte de algumas pessoas está associada com uma tentativa infrutífera de esconder as próprias janelas sujas.

    Abraços HSB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela história :)
      É que é mesmo por aí, toda a gente sabe falar, não repara é que os seus "vidros estão bem sujos".

      Eliminar
    2. Essa história é linda e representa na perfeição aquilo que pretendi escrever.

      Beijos

      Eliminar
    3. A sabedoria popular tem muito que se lhe diga e esta história é prova disso. Gostei. :)

      Eliminar
    4. Nao tenho mais a acrescentar :)

      Eliminar
  4. Já algum tempo que penso para os meus botões... que estamos numa época em que, para a maioria, é mais importante o ter do que o ser...
    E o ter é mais importante para dizer que tem mais do que o vizinho, tem melhor do que o vizinho... Quando na realidade estamos a falar apenas de aparências...
    Isto leva a uma crise de valores... Que leva a telhados de vidro... e a calhaus para arremessar...

    O que me faz recordar os textos do HSB, ainda que ficcionais, do bem sucedido que voltava para a casa vazia... e da pobre que tinha tudo...

    (isto está um bocadinho incoerente... sorry... apenas um conjunto de pensamentos...)
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante é criticar o que o outro tem, é ou faz. Isso é que é triste.

      beijos

      Eliminar
  5. Nunca julguei e não pretendo julgar as pessoas, somos todos humanos, uns mais fortes outros mais fracos, acho que a sociedade é como um barco, se remar-mos todos para um lado ainda chegamos ao destino se cada um remar por si o barco navega pouco mas não me adianto muito mais.

    Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Um tema bem latente dos nossos dias .Concordo inteiramente com o que dizes ninguém é perfeito e ainda bem e quem julga a si se julga. Enfim para dizer a verdade acho que, se a maior parte de nós se focar naquilo que interessa para o bem comum e não desperdiçar energias com coisas mesquinhas podemos fazer deste Mundo algo melhor . Tenho esperança que a pouco e pouco sejam muitos que pensem assim.

    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que cada vez mais as pessoas comecem a julgar-se e esqueçam os outros.

      Boa semana :)

      Eliminar
  7. Também muitos desses de que falas...acham que a melhor defesa é o ataque e toca de atirar as tais pedras pensando aliás que enquanto se repara nos telhados dos outros a estilhaçar, não reparam nos deles...mas estilhaços são estilhaços e eles próprios e os seus telhados de vidro acabam por ser atingidos...E sim é moda julgar os outros...quem o faz usa-o como mais uma manobra para afastar as atenções de si próprio e nem repara que as energias que gasta podiam ser usadas em valorização e crescimento pessoal..enfim...mas olha que conheço muitos...porém pouco felizes!
    Abraço!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem piada no meio disto tudo é que aqueles que criticam são os que têm os telhados mais fracos.

      Beijos

      Eliminar
  8. Acho que anda meio mundo a "invejar" meio mundo...a felicidade de uns causa muito transtorno e as pesoas acham-se no direito de se meterem na vida das pessoas a torto e direito...e isso é muito triste...sobretudo quando este tipo de comportamentos v~em de pessoas que julgávamos serem nossas amigas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrados num círculo vicioso onde se vive aquilo que referes :)

      Eliminar
  9. Todos têm. Ninguém é perfeito.
    Este post poderia ser posto no meu blogue porque adoram querer-me por em baixo por dizer o que sinto e como estou.

    Costumo dizer: pessoas sem vida!!

    ResponderEliminar
  10. Sempre ouvi dizer "não cuspas para o ar, pode cair-te em cima". Esta analogia não mete telhados de vidro e pedras, mas o fundamento é o mesmo ;)

    ResponderEliminar