9.5.13

podia ser praia mas não é. e uma dica


Para a maior parte das pessoas que conheço, Algarve é sinónimo de calor. Praia. Descanso. Altas temperaturas. Petiscos. Jantaradas até altas horas da noite. Copos e saídas com os amigos. Assim que se fala de Algarve, surgem logo memórias associadas a férias.

Para mim, é diferente. Algarve é sinónimo de família. De nostalgia. Do regresso às origens do meu apelido. Aliás, exceptuando os telefonemas familiares, só no Algarve é que percebem o meu apelido ao telefone. É a única região onde digo o meu apelido sem que me perguntem cinquenta vezes como é que se escreve, acabando por perceber o mesmo apenas quando soletro. Depois destas memórias, Algarve é sinónimo de trabalho. De muito trabalho. De uma vida agitada. Completamente diferente do habitual. Com horários diferentes. Com confusão positiva. Com uma pressão um pouco mais acentuada do que nas rotinas diárias. E com um cansaço tremendo.

Só no final de tudo o que referi é que surgem as memórias da vida descansada e relaxada. Do gin tónico na mão. Dos calções. Chinelos e t-shirt. Das gargalhadas. Das longas horas de conversa com amigos. Da praia a dois em Lagos. Dos jantares românticos. E muitas outras memórias que são especiais e que nunca esquecerei. Para mim, o Algarve é isto. Um misto de emoções que me marcam e um local de onde fujo no mês de Agosto.

Aproveito para deixar uma dica para quem está farto do Algarve comercial e procura uma emoção que tão cedo não esquecerá. Falo das festas da lua cheia. A não perder. Para quem não sabe do que falo, é uma festa nocturna onde a praia está iluminada somente pela lua e por centenas de pequenos candeeiros de papel colocados no areal e nas rochas que estão na água.

30 comentários:

  1. Algarve para mim é férias, é praia é lindos dias de sol! Algarve para mim é o melhor do meu ano =)

    ResponderEliminar
  2. Em que mês são feitas essas festas de lua cheia? Sempre que há lua cheia?? Faço férias no Algarve há imensos anos e nunca ouvi falar.

    ResponderEliminar
  3. Só fui conhecer o Algarve no Verão em 2010, aos 19 anos. Antes disso, nunca lá tinha ido. E depois disso só lá fui uma vez, no verão a seguir em 2011, porque tenho um colega da faculdade que tem casa em Faro e sempre nos convida para lá ficar. O que gosto no Algarve é que estamos em Albufeira, Vilamoura ou Espanha num "instantinho", mesmo estando hospedada em Faro onde nunca há muita confusão. Gosto do Algarve, mas não ostento aquele brilho nos olhos comum a várias pessoas quando falam no mesmo. Sou mais de Tróia e da Comporta e, principalmente, sou mais de casa, entre Cascais e Ericeira. Adoro morar aqui e poder desfrutar disto durante o ano inteirinho!

    ResponderEliminar
  4. Ainda não conheço o Algarve, mas este ano devo resolver isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de resolver isso mas evita os períodos de confusão ou vais detestar.

      Eliminar
  5. Olá, estou a pensar ir até ao Algarve 15 dias em Julho, gosto de locais calmos e sossegados sem muita gente. Como sei que isso é difícil no Algarve e já que és da zona recomendas-me algum sítio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta que não escolhas as zonas mais turísticas como Albufeira, Portimão e Vilamoura. Aconselho-te as praias de Vale do Lobo. E também a zona de Porches. Linda e calma.

      Eliminar
  6. Não fui muitas vezes ao Algarve, mas quando fui, foram umas belas férias. Ainda assim, dispenso a confusão de Agosto também :P

    ResponderEliminar
  7. Já fui muito feliz no Algarve... Agora nem posso ouvir por razões pessoais. Troco pela Costa Alentejana onde tem a paz que tanto gosto.

    Mas essa festa da Lua Cheia deve ser muito gira e gostava de ver/participar. Qual é mesmo a praia? Ou são várias?
    A minha preferida é a Praia da Marinha se não me engano. tem que se descer e depois subir imensos degraus. Adoro!! Saudades desse tempo...

    ResponderEliminar
  8. Tb me acontece essa coisa da família....Fuzeta mais precisamente!!!

    ResponderEliminar
  9. Alvor, é o meu destino de férias, excelente para quem tem pikenos...
    Este ano acho que vamos experimentar Armação, que dizes??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa escolha! Tens uma praia escondida linda para esses lados.

      Eliminar
  10. Essas festas da lua devem ser muito giras :)

    ResponderEliminar
  11. Que romântico! As festas da Lua Cheia! Acontecem em todas as praias ou só em algumas? Conta mais...

    ResponderEliminar
  12. Possas Homem sem blogue, eu estou pelo Algarve há quase três anos e ando mortinha por descobrir festas assim, sem ser o lugar comum da Praia da Rocha/Albufeira.
    Não me queres dizer?!

    ResponderEliminar
  13. Para mim há algarve e há O ALGARVE...sou muito fã da zona de Tavira e Vila Real Sto António....menos comercal que outras partes...essas festas são bem interessantes, até porque adoro a Lua e noites de Lua Cheia!

    ResponderEliminar
  14. Eu infelizmente como apenas tenho ferias em Agosto, fui 1x para o Algarve e jurei para nunca mais lol

    Prefiro Peniche, Sesimbra ou um sitio maravilhoso que a minha gaija "descobriu" e que fomos o ano passado...Sanxenxo, ali na costa espanhola perto de santiago compostela. Um algarve em ponto pequeno apenas com as coisas boas e bastante em conta. Aguas quentes, mt marisco e vinho verde ;)

    PS: Tambem eu tenho nome de uma cidade/localidade portuguesa toma toma xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Espanha aconselho uma bela urbanização logo depois da fronteira com Portugal.

      Eliminar