13.5.13

festa da lua cheia


Há quem defenda que a praia do Xiringuito é um dos tesouros que o Algarve esconde. Concordo. Esta praia, sem quaisquer placas que ajudem a que seja encontrada esconde-se numa das falésias da Galé, mais precisamente nas traseiras do Hotel Vila Joya, em Albufeira. Chegar ao areal é uma missão ao estilo de um repórter do National Geographic. Mas com a devida precaução é uma tarefa acessível a qualquer pessoa. Mesmo a famílias com filhos pequenos.

De dia, é uma praia linda. Um pequeno paraíso tão perto e ao mesmo tempo tão longe de tudo. Apesar de estar em Albufeira, a praia nunca está com excesso de ocupação porque é uma opção desconhecida para muitas pessoas. E um local que outros não ousam conhecer. Talvez com receio do caminho. Mas, volto a dizer, com cuidado o acesso é fácil. E depois de conhecer, é impossível não desejar regressar.

A praia é servida pelo bar Xiringuito. Que está ao nível dos elogios da praia. Mais do que um bar que pretende facturar milhares e milhares de euros, é um negócio que nasceu de um sonho e que é gerido apenas e só por paixão. Tanto que, apesar de estar aberto no Verão, não tem horário de funcionamento a cumprir. É daqueles locais (raros) onde as bebidas podiam vir acompanhadas de um cartão onde se poderia ler: “feito com paixão.” E quem conhece o local, saberá o que pretendo dizer. Por sua vez, quem conhece a dona, de seu nome Joy e filha dos proprietários do Vila Joya, saberá que a magia do local é da sua inteira responsabilidade. Ainda de dia, e para quem não vive sem boas iguarias, ali, a metros do mar é possível experimentar algumas das iguarias confeccionadas pelo prestigiado chef do hotel, agraciado com duas estrelas Michelin.

Isto é durante o dia. Durante a noite, o encanto aumenta. Porém, o caminho exige uma precaução redobrada para chegar ao bar. A iluminação é pouca ou nenhuma. Como tal, aconselho que ninguém faça o percurso sozinho. Mas, se a praia merece ser visitada durante o dia, o bar (e também a praia) merecem uma visita nocturna. É o local ideal para relaxar. Para namorar ou para brindar com os amigos. O Xiringuito é um local único no Algarve. E é aqui que acontecem as míticas festas da lua cheia.

Se não me engano, realizam-se apenas três festas durante o verão. Quando? Nas noites de lua cheia. Mas, enganem-se aqueles que esperam encontrar publicidade à festa num cartaz ou mesmo num flyer distribuído algures num bar. A festa não tem publicidade. Só aquela que anda de boca em boca. E mesmo nestas noites, descobrir a praia continua a ser uma missão complicada. Não se facilita em nada. Durante a festa, a praia é iluminada com velas, o que lhe confere uma beleza ainda maior. A música fica a cargo de um dj. Quando é que acaba? Quando o Sol nasce. Até lá, a festa dura. O pequeno bar mata a sede a todas as pessoas. E não há porteiro. Nem roupas específicas. É só aparecer. E viver aquele espírito.

Tal como as Maldivas, o Xiringuito também corre o risco de desaparecer. O mar tem provocado a erosão das arribas, o que por sua vez pode levar ao desaparecimento do bar. Por isso, as festas da lua cheia são algo que todos devem viver antes que deixem de existir.

A praia e o bar (ao fundo)

20 comentários:

  1. Que imagem linda! Uau!

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Pela descrição é um pequeno paraíso no meio das falésias =)

    ResponderEliminar
  3. Passo férias nessa zona há muitos anos e nunca tinha ouvido falar dessa praia...por isso, este ano tenho que pesquisar. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Magnifico! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Que lindo... adorava ir a uma festa assim :)
    Mas com 2 pikenos atrelados, é impossível :(

    ResponderEliminar
  6. E partilhares as coordenadas gps e a data? LOL Para me por a caminho com a minha menina ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A data é quando houver lua cheia no Verão. Essa é a data da festa. Segue como se fosses para o Vila Joya. Depois é fácil.

      Eliminar
  7. Olá. Descobri o blog há pouco tempo e é a primeira vez que comento. Não conheço a praia durante o dia, mas passei belas noites no bar e é realmente magnifico. Desde a música, decoração e o ambiente em si. Mas no ano passado disseram-me que estava fechado e não voltava a abrir... Continua aberto? É que ainda me fica um pouco longe ir até lá e bater com o nariz na porta :p

    Ah e quanto ao caminho para chegar ao bar eu dizia que parecia que estava na ilha de 'Lost' :D

    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, tudo bem?

      Obrigado pelas simpáticas palavras. Eu ouço isso há muito tempo mas sempre que lá vou está aberto. Em pouco tempo vou novamente para o Algarve e tentarei confirmar isso, ok?

      Tal e qual o Lost. A andar no meio dos arbustos. Lindo :)

      Eliminar
  8. Vai já ficar no roteiro para uma visita, fiquei cativado pela descrição!

    ResponderEliminar
  9. Olá homem sem blogue! estou a viver em albufeira e segundo o calendário, no próximo sábado é noite de lua cheia! Será que já haverá festa estando nós em Junho? Fiquei com muita vontade de experimentar :) Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá homem sem blogue. Vou estar em Setembro no Algarve precisamente numa semana de lua cheia. Pelo que vi no calendário a Lua cheia mesmo começa no dia 9, terça feira, mas li que o da da semana mais forte no Xiringuito é a Segunda. Como posso saber o dia exacto da festa? por favor se me puder responder por email: silva.catiaantunes@gmail.com. Obrigada!

    ResponderEliminar