29.5.13

a culpa é sempre do zé carlos

José Carlos é um nome tipicamente português. Quase que está para os homens como Maria está para as mulheres. Aliás, deve ser rara a pessoa que não conhece um José Carlos que certamente será tratado por Zé Carlos. É daqueles nomes que acaba por nunca passar de moda pois quando era puto já existiam bastantes e agora, que tenho 32 anos, continuam a existir.

Apesar de ser um nome tipicamente português, Zé Carlos passava despercebido no meio da multidão. Pois não é um nome fora do comum que causa estranheza nas pessoas que o ouvem. Até que os Gato Fedorento se lembraram de fazer estaparódia em torno de um caçador e do seu primo Zé Carlos. A partir desse momento, este nome passou a ser visto com outros olhos. Passou a ser o mote para diversas brincadeiras. Aliás, os quatro humoristas conseguiram fazer isso com diferentes nomes e apelidos.

Desde aquela época que os Zé Carlos são associados ao primo do caçador. Algo que não se trata de gozo. Nem de chacota que tem por objectivo denegrir alguém. É uma simples brincadeira pelo imaginário que o seu nome transporta. No ginásio que frequento existe um homem, de nome Zé Carlos, que é o espelho daquilo que tento explicar.

Na sala de musculação, o Zé Carlos é aquele que está sempre a fazer mal os exercícios. Mesmo que os esteja a fazer bem. Na aula de cycle, o Zé Carlos é sempre o culpado de tudo o que corre mal e que nos obriga a repetir músicas. Mesmo que não tenha culpa nenhuma. E na aula de Power, o Zé Carlos está sempre a fazer tudo mal. Mesmo que faça tudo bem.


Fiel à sua maneira de ser, o Zé Carlos sorri e brinca com as diferentes situações. Algo que acaba por ser contagiante, provocando sorrisos a todas as pessoas. É certo que o Zé Carlos não é culpado de tudo. É certo que ninguém odeia o Zé Carlos, que é uma pessoa bastante querida no ginásio. É certo que tudo isto poderia acontecer com outra pessoa. Ou que ele poderia ter outro nome. Mas chamar-se Zé Carlos dá outra piada à situação, fazendo com que me sinta parte integrante de um sketch dos Gato Fedorento.

30 comentários:

  1. Epá que saudades que eu tenho dos Gatos Fedorentos da época do Zé Carlos! Melhor série de sempre. Aliás, essa temporada da série ficou mesmo com esse nome, Zé Carlos!

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me sempre deles no ginásio. Basta que esteja lá o Zé Carlos :)

      Eliminar
  2. Por um momento senti aquela nostalgia típica de quem via os Gato Fedorento. :)
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti isso no primeiro momento em que o Zé Carlos foi protagonista de um momento como refiro :)

      Eliminar
  3. Saudades desses tempos dos Gatos! Zé Carlos era sempre o desgraçado :D

    ResponderEliminar
  4. :) O zé carlos no ginásio é o "preto"...
    cá em casa também há um [o mano]

    ResponderEliminar
  5. Pois eu devo fazer parte da minoria que não fazia ideia que o Zé Carlos tem culpa de tudo, porque nunca vi os Gato Fedorento. [oh pessoas irritantes :$]
    E agora que penso nisso, também não conheço nenhum Zé Carlos! Oh bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca viste o gato fedorento? ?? Em que planeta vives? Lol nem sabes o que perdeste mas podes ir ao YouTube, vais adorar.

      Eliminar
    2. Já somos dois... ainda há pessoas com bom gosto ;)

      Eliminar
    3. Nunca viram os Gato Fedorento. O link está no texto e há momentos muito bons feitos por eles.

      Eliminar
    4. hsb, eu nunca vi Gato Fedorento por opção. Ainda hoje, não ouço o RAP, porque não gosto do tipo de humor!

      Morango Azul, eu sei o que andei a perder, e nem por isso tenho a minima curiosidade em ir ver agora ao youtube.

      Eliminar
    5. Eu gosto imenso deles. E acho que fazem muito bem em fazer certas pausas para descansar a imagem e o tipo de humor.

      Eliminar
  6. Ai eu fui ao link
    ..O que já me ri, até fiquei com contracções... Saudades de os ver.

    ResponderEliminar
  7. Ahah eu por acaso conheço um Ze Carlos e volta e meia as pessoas para ele é do genero:Ze Carlos,Ze,Ze Carlos xD

    ResponderEliminar
  8. Que saudades dos Gato Fedorento. Uma das rúbricas que mais gostava era o "tesourinhos deprimentes" do Diz que é uma espécie de magazine. Delirava com aquilo. :D

    ResponderEliminar
  9. ão me lembro desse sketch...tenho de investigar...

    ResponderEliminar
  10. O meu Big Brother chama-se Jose Carlos. Alguns tratam-no por Ze carlos, Ze, mas a famelga e os amigos tratam-no por Zi xD

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Adorava aquele programa do dos Gatos, às vezes ainda me ponho a cantar o genérico...
    Agora puseste-me foi a pensar se o meu avô se chama só Carlos ou Zé Carlos. LOL

    ResponderEliminar
  12. Olha, conheço mais "Zé Manel" do que "Zé Carlos" :P

    ResponderEliminar