10.4.13

já fui enganado duas vezes


Primeiro, foi a Cocó na Fralda a dizer que era o Dia dos Irmãos, data que desconhecia até hoje. Depois, foi uma amiga, que não sendo minha irmã de sangue, trata-me como irmão, que me identificou numa publicação na sua página de facebook a desejar-me um feliz Dia dos Irmãos. E eu acreditei. Tanto na Sónia como na minha amiga. Afinal, parece que a data não se comemora hoje mas isso não importa para nada.

Ler que supostamente se celebrava um dia dedicado aos irmãos fez-me pensar na única irmã que tenho. Agora é aquela altura em que diria que amo muito a minha irmã. Que não sei viver sem ela. Que a nossa relação é, foi e sempre será perfeita. Ou seja, descarregava todos os elogios de que me lembrasse. Depois disso, lia um dicionário e despejava mais uns quantos. Mas isso faria de mim um grande mentiroso.

A minha relação com a minha irmã, que é seis anos mais velha do que eu, não é perfeita. Nunca foi. Até porque não existe perfeição. Amo a minha irmã de coração. Dou a minha vida por ela se for necessário. Mas a verdade é que recordo-me de puxões de cabelos. De estaladas. Agressões verbais, entre outras coisas. Aquilo que gosto de considerar relativamente normal numa relação entre irmãos de sexos diferentes que se amam. É óbvio que também me lembro de muitos momentos bons. Até me lembro de procurar o seu diário e deliciar-me a ler o que constava nele.

Os anos foram passando. As brigas diminuindo. Até que a minha irmã começou a namorar. Conheci boa parte dos seus namorados (acho eu). Posteriormente, a minha irmã iniciou uma relação longa e houve momentos em que me senti posto de parte. Sentia que nunca era convidado para nada com eles. Talvez fossem ciúmes da minha parte. É o mais provável. Essa relação não teve um final feliz mas felizmente aproximou-me ainda mais da minha irmã.

A partir daí senti-me o seu grande apoio. Saímos muitas vezes juntos. As miúdas não se metiam comigo nem os rapazes com ela porque pensavam que éramos namorados. Isto devia-se ao facto de irmos, por exemplo, sozinhos a uma discoteca. A minha irmã desabafou muito comigo. E isso fez-me sentir muito importante. Desde então que nada disso se alterou.

Seguiu-se uma nova relação. Com o homem certo e dessa relação resultou a única sobrinha que tenho e que amo como se fosse minha filha. O nascimento dela aproximou-me ainda mais da minha irmã. Não minto se disser que tenho saudades das nossas picardias mas a verdade é que aprecio com muito encanto cada um dos momentos que agora vivemos.

Sei que a minha irmã não anda por aqui. Mas não faz mal. Mas se vieres a ler isto, fica a saber que hoje fizeram-me pensar que era o teu dia. Como nunca soube que este dia existia, dei por mim a pensar em coisas que sinto mas que nunca te disse pessoalmente. Já te disse por diversas vezes que gosto mesmo muito de ti mas nunca fui tão alongado e específico. Sabes como são os rapazes. Mais reservados. Mas a verdade é que te amo e que és muito importante na minha vida. Ontem. Hoje. Sempre.

49 comentários:

  1. Respostas
    1. Ontem não lhe liguei. Mas vivemos perto e ela sabe que a amo.

      Eliminar
  2. Lindo, lindo, lindo, oxalá ela possa ler.

    ResponderEliminar
  3. Ai, vem ai lagrima...eu também amo o meu irmão assim! Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me logo das nossas lutas marciais: eu karateca, ele judoca...acabava sempre a chorar e ele a ser castigado...coitado, irmão mais velho sofre! Vingava-se quando ninguem estava a prestar atenção, com uns "calduços" e comia-me os "epás"...tenho sempre muitas saudades dele...foi o unico irmão que me restou, os outros 3 morreram muito jovens.

      Eliminar
    2. Que testemunho forte. Deu aperto no coração.

      Eliminar
  4. Eu também cheguei a andar à estalada, trincas e pontapés, com a minha irmã, 6 anos mais nova. Agora crescemos, estamos mais próximas e cúmplices do que nunca e apesar de às vezes ainda a querer esganar, amo-a com toda a minha força, faço tudo por ela e sou uma irmã-mais-que-galinha!

    ResponderEliminar
  5. tão querido :) acho que não é preciso um Dia dos Irmão,quando os temos e os amamos. Eu tenho dois, rapazes, e estou encaixada no meio. Brigas e discussões, conversas às escondidas, desabafos foi coisa quase diária na infância e adolescência. Hoje, somos todos adultos, partilhamos 7 crianças (a oitava vem a caminho), estou com o meu irmão mais velho todos os fins-de-semana para o café e a conversa semanal, e falo diariamente com o mais novo ao telefone agora que estamos separados por 350 quilómetros. Sabes, nunca quis ter um só flho porque adoro os meus irmãos e sem eles não seria metade do que sou. Mas é bom ouvir da boca dos manos "gosto muito de ti, maninha".

    ResponderEliminar
  6. Também tenho um irmão mais velho que eu seis anos...e a nossa relação nunca foi perfeita...também o amo mais que tudo na vida (quase), também teve dois filhos e isso nos aproximou, amo-os muito, mas eles cresceram têm 21 e 22 anos e não ligam nenhuma à tia, os pais educaram-nos longe dos tios e dos avós...falamos duas vezes por ano.Mas continuo a amá-los...Tenho pena...Talvez por isso só quis ter um filho, que aos 19 anos convive muito com todos os avós e com os tios e primos do lado do pai...Tenho pena...mas que fazer, já tentei tudo...mas eles gostam de viver longe...mas perto.Passámos o Natal juntos, mas eles não levaram as prendas deles para depois trocarem em casa...Tenho pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste quando alguns laços familiares são "quebrados" e sei bem do que falo...

      Eliminar
  7. relações entre irmão nunca são perfeitas. relação alguma consegue ser perfeita. eu, por exemplo, já cheguei ao extremo de atirar uma faca na minha irmã. daí, você vai achar que a odeio mais que tudo. não, eu a amo. sempre fomos como cão e gato, e mesmo, às vezes, chegando aos extremos da raiva, conseguíamos ir também aos extremos do amor, e é isso que importa no final das contas.

    ResponderEliminar
  8. Os irmãos são mesmo especiais, um pilar na nossa vida.

    ResponderEliminar
  9. Sou a irmã mais velha. De uma relação fraterna conturbada. Amo o meu irmão, mas lembro-me que em casa dos nossos pais até voavam cadeiras!

    ResponderEliminar
  10. Também fui enganada, e ainda por cima já suspeitava que o estava a ser... Dahhh...

    ResponderEliminar
  11. eu não tenho irmãos.....mas quando soube que hoje era o dia dos irmãos (supostamente) lembrei-me logo de duas amigas - são o mais próximo que tenho de uma irmã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem. Há a família de sangue e a de coração, aquela que escolhemos.

      Eliminar
  12. Fiquei emocionada com as tuas palavras. Simplesmente lindo ;)

    ResponderEliminar
  13. Tenho mais 2 irmãos (somos todos homens), eu sou o do meio. E sim, mesmo com todas as picardias normais de irmãos, todos os insultos e toda a porrada enquanto éramos miúdos, somos irmãos unidos :)

    ResponderEliminar
  14. Já tinha saudades de me emocionar com a tua escrita.
    Obrigada Bruno. Mesmo que não tenha lido, ou não venha a ler, tenho a certeza qu ela sabe!

    Jinhooossss e Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que ela sabe. Talvez ganhe coragem para lhe dizer para ler :)

      beijos

      Eliminar
  15. Que declaração fantástica!! A Sónia também me enganou, mas não faz mal, depois de enviar umas mensagens cusrtas aos meus irmãos (são 3), deliciei-me com as respostas :) Não importa se foi dia ou não dos Irmãos, ontem também amei muito os meus irmãos, até o cassulazinho! É que andamos um cadito amuados um com um outro...
    Amo-os ontem, hoje e sempre!

    ResponderEliminar
  16. Não era dia dos irmãos? Oh pá, mas então eu liguei ontem à noite à minha irmã a dizer "Feliz dia dos irmãos" ahaha. Já meti água, nada de novo portanto...
    Eu adoro a minha irmã (mais velha do que eu 7 anos), apesar de não sermos muito próximas. Mas sinto exactamente o que tu descreveste. Por ela faço tudo! :) Ah e ela também me "deu" o meu único sobrinho, que amo de morrer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belas coincidências. Foi uma forma simpática de meter água :)

      Eliminar
  17. HSB, acho que não pode saber assim com tanta certeza que a sua irmã não ande por aqui, a não ser que ela não tenha acesso à internet!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruxa Mimi, trata-me por tu, ok?

      Não tenho a certeza absoluta mas quase pois a minha irmã não liga muito a blogues.

      Eliminar
  18. Nao te preocupes HsB que o dia dos irmoes ( lol ) é como o natal xD

    ResponderEliminar
  19. Que belo testemunho. E ainda bem que és assim.

    ResponderEliminar
  20. A Radio Comercial também me andou a enganar...porque disse que era o dia dos manos...entendo tão bem ssa tua relação com a tua mana. Eu eo meu irmão temos 11 anos de diferença e sempre fomos muito diferentes. Ora ele mais velho e super sossegadinho e caseiro e eu a novata e super "pulguinha"...aquilo e casa só à chapada...Com os anos e a maturidade a nossa relação também mudou. Curiosamente virei eu mais a mana protectora e entre aspas responsável pelas coisas de família:) Não estamos junto quanto gostaria e confesso que isso é umapedra para mim...mas adoro-o e desejo-lhe toda a felicidade do mundo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto o mesmo que tu com a diferença de morar muito perto da minha irmã :)

      Eliminar
  21. Adorei o post, tb tenho uma irmã e nem sempre lhe sei como dizer a adoro, mas acho que há coisas que não precisam ser ditas!

    http://oneplustwoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. adorei o texto, vejome perfeitamente no lugar de irma q sou, e o meu irmao tambem mais novo e tmb meu confidente (embora seja bem mais novinho) temos aqela relaçao dita "amor/odio" mas amor q odio... sao coisas q ficam

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que não tenho irmãos :S

    ResponderEliminar
  24. Ahhhh que bem :) Há dias estava com o meu irmão e com a namorada dele e consegui ficar corada de vergonha quando se voltou a tocar no assunto de ter arrombado os meus diários (que na altura tinham cadeado) e os ter lido, ao fim de tanto tempo já não era suposto ficar embaraçada :)

    A nossa diferença de idades é menor mas eu também sou mais velha e depois temos a pequena que fez 9 anos na semana passada. Temos uma boa relação todos, mas chocamos muito porque temos opiniões muito vincadas, até já a formiga tem catarro quando estamos todos lá em casa. Sim, já nos magoámos verbalmente, já demos muitos calduços, mas acho isso mesmo normal!

    ResponderEliminar
  25. sigo o blogue há relativamente pouco tempo e este texto disse tudo o que o meu irmão podia dizer, por isso partilhei um excerto num post ;) Obrigada!

    ResponderEliminar