1.4.13

elas e o dinheiro


Gosto de regatear preços. Acho que todos os valores são negociáveis e aprecio muito mais comprar coisas num mercado onde as quantias são discutidas do que numa grande superfície comercial. Encanta-me o processo que leva ao preço final. Os argumentos de quem vende. Os de quem compra. E tudo o que envolve esses animados diálogos.

Já vivi momentos destes em diversos países. Recordo-me logo da República Dominicana, Tunísia, Ucrânia e Portugal, mais especificamente na Feira de Artesanato que decorre na FIL. E apesar dos diferentes ambientes e culturas, há algo que é comum em todos os locais. As mulheres. Pois são elas que conseguem sempre o melhor preço.

Numa discussão para comprar algo, os homens devem recuar. Devem esquecer o orgulho de macho dominante (algo que não existe). Não devem revelar ao vendedor que são (algo que muitos homens gostam de fazer) eles que mandam nas contas da família. Mais. Devem dizer que a mulher é que manda. Que é a mulher que toma conta do dinheiro. E afastam-se da negociação. Apesar de estarem perto da mulher, não dizem quase nada. Apontam para ela e dizem apenas que ela é que manda. E assim conseguem um preço muito melhor.

E passa-me algo semelhante nas dívidas. Há pessoas – sobretudo homens – que não se importam de dever dinheiro a outros. Indivíduos que mentem quando contactados para pagarem aquilo que devem. Nunca sentem vergonha por deverem algo a alguém. Até ao dia em que é uma mulher a cobrar a dívida. Nessa altura, boa parte deles paga logo aquilo que deve. Não compreendo este sentimento de vergonha “feminino”. Dever algo a alguém não é motivo suficiente para que a pessoa se sinta mal? É preciso que uma mulher cobre a dívida para isso acontecer?

Existe uma ideia generalizada de que as mulheres gastam muito mais dinheiro do que os homens. Eu discordo por completo. É certo que cada caso é um caso mas acho que, de forma geral, elas têm uma relação muito mais séria com o dinheiro e conseguem ser mais disciplinadas financeiramente.

26 comentários:

  1. concordo contigo...as melhores compras que fiz no Egipto(onde tudo é regateado) foi eu a fazê-las o rapaz não teve tanto sucesso :)*

    ResponderEliminar
  2. Adoro regatear preços! Apanhei este grande vício também no Egipto. Trouxe quadros pintados à mão, em papiro original por preços baixissímos! As minhas colegas andam sempre a puxar-me para ir com elas porque fazia sempre bons negócios. :D

    Agora que as mulheres gastam mais com os homens é realmente uma ideia generalizada. Conheço homens bem piores que mulheres. Compram o que devem e o que não devem. É tudo muito relativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a ideia de que a maior parte das mulheres é muito organizada com as contas.

      Eliminar
  3. Pois eu orgulho-me de dizer que sou regateira, por culpa do meu avô... Ele sim um ás para os negócios, não fosse essa a arte dele, a de comprar.
    E acho engraçado, apanhar as colegas desprevenidas e tentar fazer negócio até com a senhora da caixa, na altura de pagar, é um riso a cara de choque delas ;))))

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem gosto de regatear mas tem acontecido que em países arabes, os vendedores simplesmente se recusam a falar comigo, nem me dirigem a palavra e só falam com o meu marido!!! Fico PIURSAAAA!!!
    O que eles não sabem é que nisto do regatear se eu digo "mata" ele diz "esfola" e é ainda mais forreta que eu na hora de negociar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas questões culturais são complicadas. Conheço pessoas (homens) que só após três reuniões é que foram olhados na cara pelos árabes. Na primeira, ele nem falava. Era a tradutora que dizia tudo em inglês. A partir do contacto visual, passou ele a falar em inglês.

      Eliminar
  5. Eu até posso gastar dinheiro, mas é muito bem organizado e gerido, com as margens certas e o equilibrio muito certo!
    Regatear, não é comigo, que não tenho jeito nenhum!

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de regatear apenas quando estou para isso ( quando estou concentrada em outras coisas mais importantes nem me dou ao trabalho...) :)

    Cada caso é um caso. Quanto a mim, acho que alguns homens e mulheres não têm noção daquilo que gastam. Talvez porque nunca tiveram tanto dinheiro nas mãos como têm agora. Ou então porque sempre o tiveram e não lhes faz falta... isso é muito relativo.

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quem nunca teve e passa a ter bastante perde-se se não for bem orientado.

      Eliminar
  7. Odeio regatear preços. O meu Maresposo adora!

    ResponderEliminar
  8. Estou com a Mariposa...sou demasiado preguiçosa para isso, não tenho pachorra para regatear e quero mesmo é despachar o assunto! Cá me casa, há quem o faça por mim ;)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não tenho talento nenhum para regatear. Já tentei e acabo sempre por "pôr os pés pelas mãos". Mas a minha mãe temesse talento, nas feiras é vê-la a regatear com os marroquinos e sul africanos só por divertimento. É que regra geral consegue um preço baixíssimo, mas depois não compra (gosta é do desafio).

    T.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto do desafio mas só me meto em coisas que quero comprar :)

      Eliminar
  10. eu cá levo imenso jeito para regatear preços. em todo o lado em que há abertura para isso, trago as coisas muuuuuito mais baratas do que me pedem á partida. mas sou incapaz de ir para uma loja em que é óbvio que não há margem de manobra pedir um desconto, como muito boa gente faz.

    no que diz respeito á questão de as mulheres gastarem mais dinheiro do que os homens, penso que essa ideia vem do facto de nós comprarmos coisas mais regularmente do que os homens. só que, na grande maioria das vezes, um homem quando faz uma compra gasta mais do que nós gastamos em duas ou três!

    ResponderEliminar
  11. Acho que há casos e casos e depende também da área que tratamos. Mas sim, é um mito generalizado que a "mulher" gasta mais dinheiro que o homem. Lá em casa é ela por ela mas para regatear preços não contem comigo, detesto. Ele é excelente nisso. Quantas vezes não levo coisas a um preço mais caro porque simplesmente não me estou para chatear nem perder tempo. Aliás, ir aos saldos é quase uma miragem na minha vida :P

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de começar a regatear. Vais ver que não queres outra coisa.

      Eliminar
  12. Muito sinceramente nunca fui de regatear...e eu e o dinheiro temos uma ligação esquisita:) tento realmente ser organizada e sobretudo quando temos a noção do custo de vida e dos encargos a suportar não podemos andar a fazer disparates...mas também sei que sou de paixões...e quando uma paixão me ataca é complicado...vou ter que me esforçar e ter essa paixão :) (claro que estou a falar de coisas plausíveis e simples ...nada de muito excêntrico)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui assim mas agora controlo as paixões e sou capaz de não lhes ceder :)

      Eliminar
  13. Eu não gosto de regatear...

    Mas "ganhava" muito mais se o fizesse...

    ResponderEliminar