15.4.13

csi: hsb


Tenho a sorte de ser pago para fazer aquilo de que gosto. Estudei para ser jornalista. Arranjei estágio antes de concluir a licenciatura e a meio do estágio fui contratado. Na altura senti-me um sortudo por tudo correr bem. Passados alguns anos, sinto-me ainda mais privilegiado por aquilo que referi pois integro um mercado bastante complicado, pequeno e saturado.

Aquilo de que mais gosto na minha profissão é que me permite conhecer pessoas. Ao longo da minha ainda “curta” carreira tive a oportunidade de visitar vários países e de privar com rostos conhecidos de diversas áreas. Por cá, também tive a oportunidade de estar com pessoas que me habituei a ver desde pequeno. Umas foram uma agradável surpresa. Outras uma desilusão completa. É como tudo na vida.

Profissionalmente, tenho como regra não deixar transparecer para a pessoa que entrevisto, por exemplo, se gosto ou não de si. Tal como não faço distinções entre uma pessoa com vinte anos de carreira ou outra que vive os primeiros vinte segundos de fama. Trato todas as pessoas da mesma forma. E isto não aprendi na universidade mas em casa.

Contudo, mentia se dissesse que enquanto profissional é igual para mim estar perante uma pessoa que não me diz nada e outra que me diz muito. O modo como preparo as conversas é igual. Faço uma pesquisa sobre a pessoa. Tento saber tudo aquilo que existe para saber. A gestão da entrevista também é igual. Mas, enquanto pessoa (apesar disso nunca transparecer) tenho as minhas preferências. O segredo é que ninguém saiba quais são.

Por exemplo, hoje vou estar à conversa com Gary Dourdan, mundialmente conhecido pelo papel de Warrick Brown, em CSI: Crime Scene Investigation. A expectativa é elevada porque se trata de um actor (e músico) reconhecido internacionalmente e que aprecio. Nesta altura, surgem sempre algumas dúvidas na minha mente. Será estrela? Ou simples? Terá tiques de vedeta? Irá responder a tudo aquilo de que pretendo falar? Vai ser antipático? Estes são apenas alguns exemplos daquilo em que penso.

No meu caso, a dimensão destas dúvidas é proporcional ao cv da pessoa com quem vou falar. Porém, a experiência diz-me que o vedetismo costuma aparecer onde menos se espera. Naquelas pessoas que são muito pequenas mas que se julgam enormes e donas do mundo. E é com essa sensação que vou para este entrevista. E uma coisa é certa, nenhuma entrevista irá mudar a forma como encaro aquilo que faço. Pois conversar com pessoas diferentes de nós é do melhor que pode existir. Mesmo que a conversa seja uma total desilusão consegue aprender-se algo. Aquilo que vai mudando é a forma como vejo as pessoas. Mas isso já é outro assunto.

51 comentários:

  1. és um privilegiado por conseguires emprego na tua área, por teres contacto directo com pessoas conhecidas :)

    Eu cá também consegui emprego efectivo após um estágio profissional na área da licenciatura! Também trabalho no que gosto!! e com apenas 22 anos sinto-me realizada profissionalmente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O contacto com pessoas de diferentes áreas é um bónus. Bom é mesmo estar na minha área.

      É bom saber que te sentes realizada :)

      Eliminar
  2. Eu conheço uma pessoa que há uns tempos teve a sorte e o privilégio de "informalmente" privar com esse senhor, e as opiniões foram óptimas. Não sei se varia conforme o momento, mas acho que vais ter sorte com o entrevistado :) vens cá contar-nos depois como foi?

    ResponderEliminar
  3. Olha:(...vai fazer inveja para o caracinhas...sim...snif, snif!!!!
    Eu também gosto muito de ti!!!!

    Entrega-lhe um beijinho meu, diz-lhe que já me fez chorar muita lágrima quando o mataram no CSI...que já fez parte de uma rubrica muito conceituada num blog de uma amiga tua no "A manter debaixo de olho", que estimo que esteja melhor de umas "coisas" em que andou metido...que aproveite as oportunidades que a vida lhe tem dado e que desejo que seja FELIZ.

    Se um dia me disseres que vais entrevistar o Bruce Willis(minha paixão de adolescente)...é bom que sejas rápido a discar o 911...eu vou precisar...vê se me dás a notícia com muito jeitinho...


    jinhosssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comcordo com a Suri, mas só até à parte do Bruce ;)

      Eliminar
    2. Para muitas pessoas é um actor que desperdiçou a oportunidade de estar no csi com drogas e álcool. Mas, quando se descobre a história de vida dele percebe-se o porquê de certas coisas e muda-se a perspectiva sobre ele.

      É uma das pessoas que mais gostei de conhecer nos últimos tempos.

      Um colega meu já esteve com o Bruce.

      beijos

      Eliminar
    3. Acredito, acredito.
      Deste-lhe os meus recadinhos? Obrigada;)
      OMG...cheguei agora à última frase...aiiii, já estou a respirar mais depressa só de imaginar;)mas pronto deixa lá o 912...que os meus 15 aninhos já lá vão...

      jinhosss

      Eliminar
  4. U bitch!
    Estou roxa de inveja.
    Deus queira que o menino seja simpático, humilde, afável e acima de tudo com muita inteligência emocional. Se tiver tiques de vedeta, o silêncio é de ouro (e fixar o olhar também).
    U bitch
    (espero que não se zangue, sou eu a MS)
    Se ele precisar de ficar em ambiente familiar, digo que sou mulata e gira. Muito. Gira. E somos da mesma idade.
    MS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cinco estrelas. Trata-me por tu MS, pode ser?

      Ele está cá durante vários dias. É aproveitar :)

      Eliminar
  5. Sortudo :) de certeza que a entrevista vai correr de vento em popa e o menino vai se portar bem.
    bom trabalho depois conta como correu...e cont de boa semana. bijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A entrevista correu muito melhor do que esperava :)

      boa semana para ti

      beijos

      Eliminar
  6. Que sorte. Posso fazer de assistente? Hehehehe

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Leva me contigoooooooooooooooooooooooooooooooo.
    Pode ser que um dia tenha a sorte de o maquilhar!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não terás esse sorte. Não é dado a maquilhagens. Diz que é giro assim (é uma piada que faz) :)

      Eliminar
  8. A realização profissional é uma coisa muito importante. Espero um dia poder dizer isso...
    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. É um grande balão de oxigénio. Espero e sei que dirás e em breve.

      beijos

      Eliminar
  9. Adoro a série policial. gosto da interpretação do Warrick Castanho :)

    ResponderEliminar
  10. Conta, conta! Tive tanta pena que o Warrick morresse!

    ResponderEliminar
  11. E não se arranja uma foto do boy?? É que ele é qualquer coisa de bommmmmmmmmmmmmmm

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho várias e uma dos dois mas é melhor não colocar aqui :)

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Pois sou. Mas apenas porque trabalho na minha área. Isso é que é importante.

      Eliminar
  13. Também posso ir "à conversa"? hihi

    ResponderEliminar
  14. És sortudo por gostares do que fazes e vejo que com essa forma de estar és um excelente profissional, bem preparado emocionalmente para essas entrevistas.
    Concordo contigo" o vedetismo costuma aparecer naquelas pessoas que são muito pequenas mas que se julgam enormes "..a experiência profissional também me diz isso e nem sou da área, mas acho que essa característica acaba por ser transversal a muitas dessas pessoas . Felizmente que há muitas excepções. E tens razão, conversar com pessoas diferentes é das coisas melhores e há sempre muito a aprender.
    Desejo que seja mais uma entrevista de sucesso, só pode! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há entrevistas muito complicadas. Algumas são verdadeiros socos no estômago e não podemos deixar transparecer aquilo que sentimos. Já fiz algumas pessoas chorarem à minha frente com temas complicados e é uma experiência complicada. E, ao contrário de muitas pessoas que conheço, nunca fui bruto com perguntas nem acho que as pessoas são obrigadas a falar de tudo. As pessoas contam-me aquilo que querem contar. Depois, cabe a mim chegar onde quero mas fazendo com que a pessoa se sinta sempre confortável na conversa.

      E posso garantir-te que o vedetismo só aparece naqueles que não são vedetas.

      Eliminar
    2. Compreendi o que disseste e realmente chegar a certos pontos como o que descreves não deve ser fácil, ver "vergar" um ser humano à nossa frente é preciso preparação . Sim tens razão já tenho observado entrevistas que levam o ser humano a tal ponto que ultrapassa a "brutidão", porque entra na dignidade e transforma-se em exploração de sentimentos até. Confesso que para mim esse tipo de entrevista não favorece ninguém e agora percebo que os limites até podem ser ténues.
      A conclusão sobre o vedetismo a que chegas é realmente a que tinha para mim. Obrigada gostei muito desta troca de impressões com alguém que tem uma visão de dentro para fora e a expôs com sinceridade.

      Eliminar
    3. Adoro conversar e posso dizer-te muitas outras coisas :)

      Eliminar
  15. Não se ainda vou a tempo, mas manda-lhe um beijinho meu!!!!

    ResponderEliminar
  16. É deliciosa a forma entusiasmada como falas do que fazes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o que faço apesar de não concordar com tudo e de não ser fã da maneira de estar de algumas pessoas :)

      Eliminar
  17. Bem, que sorte :) gosto imenso da série CSI (em todas as suas vertentes: Las Vegas, Miami e NY), pelo que agora estou curioso. Depois conta à malta como foi :)

    Quanto à profissão... Confesso que o jornalismo era o meu sonho, mas a vida é tramada e nem sempre podemos seguir os nossos sonhos...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca devemos desistir dos nossos sonhos :)

      Hoje conto tudo.

      Abraço

      Eliminar
  18. Como correu? essas oportunidades são valiosas :)

    ResponderEliminar